Qual o país que embora seja o maior emissor de gases de efeito estufa se recusou a ratificar o Protocolo de Kyoto alegando que o acordo poderia prejudicar sua economia?

Avalie os seus conhecimentos sobre o Acordo de Paris – tratado cujo principal objetivo é conter o aumento do aquecimento global – respondendo aos exercícios que elaboramos para você. Publicado por: Rafaela Sousa

(FMJ) A China e a União Europeia preparam um comunicado conjunto reforçando o compromisso com o Acordo de Paris, numa resposta à saída dos EUA do pacto. No documento, Pequim e Bruxelas — com apoio de todos os 28 países-membros do bloco — comprometem-se com a implementação total do acordo. (Fonte: O Globo. Adaptado.)

O Acordo de Paris, desestabilizado pela saída norte-americana, tem como um de seus compromissos:

(A) a suspensão de metas de despoluição para os países emergentes.

(B) a realização de investimentos na prospecção de novos campos de petróleo.

(C) a transição para a utilização em grande escala de energias limpas.

(D) a redução de empecilhos à circulação de pessoas em regiões de fronteira.

(E) o estímulo à livre concorrência no mercado global de produtos e serviços.

(Mackenzie) - Leia o trecho de reportagem e analise as proposições a seguir. 

TRUMP ANUNCIA SAÍDA DOS EUA DO ACORDO DE PARIS EM PROL DA ECONOMIA

O presidente Donald Trump anunciou, nesta quinta (1º), a saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris, compromisso firmado por 195 países em 2015. Com a saída, os norte-americanos aprofundam o atrito com seus aliados do Ocidente e juntam-se à Síria e Nicarágua como os únicos países fora do Acordo. (UOL Notícias)

I. O Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática.

II. Um dos argumentos utilizados por Trump, ao fazer o anúncio mencionado na reportagem, é que o Acordo de Paris oferece a outros países uma vantagem injusta sobre a indústria americana, destruindo empregos nos EUA.

III. O Brasil, por meio de documento oficial, comprometeu-se a reduzir em 10% suas emissões de gases-estufa até 2030 (em relação ao montante registrado em 2017) e em 15% até 2050.

IV. Considerado o país que mais emite poluentes na atualidade, os Estados Unidos adotam postura inversa à de 1997, quando ratificaram o Protocolo de Kyoto.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) II, III e IV, apenas.

O Brasil, que participa do Acordo de Paris, estabeleceu algumas metas a fim de reduzir as emissões de gases poluentes à atmosfera. Assinale a alternativa a seguir que não corresponde a uma das medidas propostas pelo governo brasileiro:

a) Buscar melhorias na infraestrutura dos transportes, inclusive os públicos.

b) Intensificar o uso de combustíveis fósseis na matriz energética brasileira, visto que o uso de energias limpas demanda avanços tecnológicos para viabilizá-lo.

c) Restaurar e reflorestar diversas áreas que perderam sua cobertura vegetal.

d) Reduzir o desmatamento, evitando o aumento das temperaturas com a retirada da cobertura vegetal.

Em relação ao Acordo de Paris, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

I. ( ) Apesar da situação de conflito em que se encontra a Síria, o país aderiu ao Acordo de Paris com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera.

I. ( ) Os Estados Unidos assinaram o Acordo de Paris na gestão do ex-presidente Barack Obama, mas na gestão do seu sucessor, Donald Trump, o país foi retirado do acordo.

( ) A Nicarágua foi um dos primeiros países a assinarem o Acordo de Paris por ser um dos mais atingidos por catástrofes naturais.

( ) O principal objetivo do Acordo de Paris é conter o aquecimento global, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Assinale a alternativa correta:

a) VFVF

b) FVVF

c) VVFV

d) FVFV

respostas

LETRA C

O Acordo de Paris é um tratado mundial a respeito das alterações climáticas. O objetivo principal é reduzir as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera. Para que isso seja possível, uma das alternativas é substituir o modelo energético atual, baseado no uso de combustíveis fósseis (que emitem gases poluentes a partir da queima), por energias limpas, que provocam menos danos ao meio ambiente.

Voltar a questão

LETRA B

I – Verdadeira.

II – Verdadeira.

III – Falsa. O Brasil comprometeu-se a reduzir até 2025 suas emissões de gases de efeito estufa em até 37%, comparados aos níveis emitidos em 2005.

IV – Falsa. Os Estados Unidos não ratificaram o Protocolo de Kyoto (acordo internacional criado em 1997).

Voltar a questão

LETRA B

Uma das metas do Brasil em relação ao Acordo de Paris é elevar o uso de fontes alternativas de energia para ampliar a matriz energética e diminuir a dependência em relação aos combustíveis fósseis, que emitem muitos gases do efeito estufa à atmosfera.

Voltar a questão

LETRA D

I. Falsa. A Síria é um país que vive uma longa guerra civil e, por isso, não assinou o Acordo de Paris.

II. Verdadeira.

III. Falsa. Inicialmente a Nicarágua não assinou o Acordo de Paris, alegando que as metas eram muito ambiciosas. Porém, em 2017, após ser assolada por furacões, o presidente decidiu assinar o acordo.

IV. Verdadeira.

Voltar a questão

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual o país que não assinou o Protocolo de Kyoto?

O Cazaquistão assinou, porém não ratificou. Há também países — como Afeganistão, Chade, Iraque, São Tomé e Príncipe, Sérvia, Vaticano e Taiwan — que não assinaram e não ratificaram o protocolo.

Qual país é o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo?

China, Estados Unidos e Índia: esses são os 3 países que mais emitiram dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em 2020 –e, por isso, são os que mais contribuem com as mudanças climáticas no mundo–, segundo levantamento do Global Carbon Project.

O que foi o Protocolo de Kyoto e quais os seus acordos?

O Protocolo de Kyoto foi um acordo de cooperação internacional assinado na cidade japonesa de Kyoto, em 1997. Seu principal objetivo era a redução da emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico, para a contenção das mudanças climáticas em curso.

Quais os países que fazem parte do Protocolo de Kyoto?

Países signatários que ratificaram o protocolo: Paraguai, Argentina, Noruega, Japão, Brasil, China, Suíça, Iêmen, Coreia do Norte, todos os países-membros da União Europeia, entre outros. → País signatário com intenção de ratificar o protocolo: Cazaquistão.

Toplist

Última postagem

Tag