Qual a principal obra de Rousseau e que ideia defendia?

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • Breve biografia e principais obras de jean jacques rousseau

    546 palavras | 3 páginas

    Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra em 28 de junho de 1712, em uma família de origem francesa. Entretanto foi no ano de 1742, na cidade luz, que despontou na vida academia, primeiramente escrevendo sobre musica na Enciclopédia de Denis Diderot, até deparar-se com a política econômica. Em 1755 Rousseau publicou a obra O Discurso sobre a origem da desigualdade, que exerceu grande influencia sobre o pensamento político da época, sobretudo ao desenvolver a tese, segundo o qual o homem é um ser naturalmente bom, cuja bondade foi corrompida pela sociedade; portanto é preciso, sempre que possível, voltar à virtude primitiva. Além disso foi autor do romance A nova Heloísa, Emilio e sua obra mais conhecida e polemica O contrato social. Ao final da vida após diversas perseguições falecera em Ermenonville, na França. A obra de Rousseau deu margem a uma multiplicidade de interpretações das mais contraditórias; a começar sobre a natureza humana, o referido filósofo reforça a tese da desigualdade entre os homens decorrente da moral ou política, contribuindo para um afastamento entre o estado da natureza e a civilização. O filósofo das Luzes defendia que sociedade tal qual conhecemos adveio de uma serie de acidentes: “O primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer “isto é meu” e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo, foi o primeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias…

  • Contrato Social

    1287 palavras | 6 páginas

    entendimento destacamos o livro “O Contrato Social” de Jean-Jacques Rousseau, Do contrato social ou O contrato socialpode ser considerada a obra prima do suíço Jean-Jacques Rousseau: parte de uma obra mais extensa, as Instituições Políticas, que, por não ter sido completada, teve suas partes menos importantesdestruídas pelo autor. Trecho "mais considerável" e "menos indigno de ser oferecido ao público" (segundo Rousseau, na "Advertência" de "Do contrato social"). Nesta obra, Rousseau…

  • Jean Jacques Rousseau

    1349 palavras | 6 páginas

    1. Bom selvagem Até aqui o pensamento de Rousseau pode ser tomado como uma doutrina individualista ou uma denúncia da falência da civilização, mas não é bem isso. O mito criado pelo filósofo em torno da figura do bom selvagem - o ser humano em seu estado natural, não contaminado por constrangimentos sociais - deve ser entendido como uma idealização teórica. Além disso, a obra de Rousseau não pretende negar os ganhos da civilização, mas sugerir caminhos para reconduzir a espécie humana à…

  • Trabalho Rousseau

    936 palavras | 4 páginas

    Jean-Jacques Rousseau CURITIBA 2015 Jean-Jacques Rousseau Trabalho apresentada ao curso de Pedagogia na instituição de ensino Centro Universitário Uninter, como requisito parcial para obtenção de nota, na disciplina de Ciência tecnologia educação (fase 2). CURITIBA 2015 Introdução O trabalho refere-se a Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), um dos principais filósofos do século XVIII, suas idéias são ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a…

  • Jean rousseau

    1994 palavras | 8 páginas

    1. INTRODUÇÃO O presente trabalho apontará as principais características de Jean-Jacques Rousseau que defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos, para ele o indivíduo cria o estado, o direito e a lei, permanecendo soberano e súbdito, ou seja, o poder do “Rei” só existe para representar o Estado e sua função é regular a relação com os outros Estados, fazendo com que a democracia exista na sociedade e as decisões sejam reconhecidas e aceitas pelos votos…

  • Jean Jacques Rousseau

    2043 palavras | 9 páginas

    Introdução O presente trabalho refere-se a Jean Jacques Rousseau (1712-1778), um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo. Suas ideias são ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a estrutura política e cultural da época. Rousseau fazia parte daqueles que preconizavam a difusão do saber como meio eficiente para…

  • Montesquiel e rousseau

    3853 palavras | 16 páginas

    Índices • Rousseau Introdução............................................................................. 01 Biografia e ideais....................................................................01 Obras principais......................................................................02 Frases......................................................................................02 O que defendia? .....................................................................02 Principal…

  • Biografia

    1857 palavras | 8 páginas

    Jean Jacques Rousseau Biografia, obras principais, frases, idéias defendidas, pensamentos E os filósofos iluminista. Rousseau: Um dos grandes filósofos do Iluminismo. Um pensador angustiado. Teórico suíço. Introdução: Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Foi um importante filósofo E teórico político suíço. Foi um dos precursores do movimento iluminista na França. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) E morreu em 2 de julho de 1778 (66 anos) em…

  • Pesquisa sobre o Teórico Jean Jacques Rosseau

    3509 palavras | 15 páginas

    Jean-Jacques Rosseau. Biografia Jean-Jacques Rousseau (também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de Junho de 1712— Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova…

  • Trabalho filosofia DISCURSO SOBRE AS CI NCIAS E AS ARTES

    1053 palavras | 5 páginas

    1)Qual é a temática central da obra? A temática central da obra é a análise sobre o restabelecimento das ciências e das artes, se ele vai contribuir para aprimorar ou tornar podre os costumes da sociedade. Ou seja, ele vai analisar as consequências do desenvolvimento das ciências e das ates no comportamento das pessoas. 2)Cite algumas das principais ideias e obras de Jean-Jacques Rousseau. Obras principais: Discurso Sobre as Ciências e as Artes; Discurso sobre a origem da desigualdade…

Qual foi a principal ideia de Rousseau?

Principais Ideias Rousseau era a favor do “contrato social”, forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.

Quais foram as principais ideias e obras de Rousseau?

Obras e Ideias de Rousseau.
Discurso Sobre a Desigualdade (1755).
Julie ou a Nova Heloísa (1761).
Contrato Social (1762).
Émile ou da Educação (1762).

Quais são as principais ideias de Rousseau?

Rousseau é filósofo iluminista precursor do romantismo no Séc. XIX, e apesar de ser iluminista, era um crítico ao movimento. Sendo característico do iluminismo, pensava que a sociedade havia pervertido o homem natural que vivia harmoniosamente com a natureza, livre de egoísmo, cobiça, possessividade e ciúme.

Qual a principal obra do iluminista Rousseau?

O mais radical e popular dos filósofos que participaram do movimento intelectual do século XVIII – o Iluminismo. Sua obra principal, "O Contrato Social", serviu de verdadeiro catecismo para a Revolução Francesa e exerceu grande influência no chamado liberalismo político.

Toplist

Última postagem

Tag