Qual a importância dos pronunciamentos contábeis para a contabilidade brasileira?

Março 2021

Já se passaram mais de 10 anos desde a promulgação da Lei 11.638, que trouxe mudanças significativas para a contabilidade brasileira. Foi ela que determinou a convergência com as IFRS (International Financial Reporting Standards), as normas contábeis internacionais.

O IFRS é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). As normas foram criadas com o objetivo de padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação.

No Brasil, as IFRS foram traduzidas pela Comissão de Pronunciamentos Contábeis (CPC), a qual foi criada com esta finalidade. Esta comissão, visando simplificar a aplicação das normas no Brasil, emitiu o Pronunciamento Contábil para PMEs – Pequenas e Médias Empresas.

Adotado no Brasil e em mais de 120 países (em constante ampliação). Este padrão de escrituração contábil é fundamental para empresas que desejam crescer e manter uma boa imagem perante acionistas e investidores, por exemplo.

As Startups e o IFRS

Com o “boom” das Startups no Brasil, um crescente movimento de investidores estrangeiros estão virando as atenções para estas empresas. As Startups têm, por via de regra, necessidades de captação de investimentos

Para crescerem, tanto na fase de captação, quanto na fase de aceleração ou tração (quando conseguem investimentos), precisam de transparência contábil.

Investidores internacionais necessitam que os demonstrativos sigam as normas internacionais das IFRS. A mesma regra serve para qualquer empresa que busca internacionalização de marca, independentemente de seu porte.

Vantagens em adotar as IFRS

A primeira e provavelmente principal vantagem é a possibilidade de comparar as demonstrações contábeis brasileiras com as de empresas de praticamente qualquer país. Isso traz transparência e facilita a integração do Brasil ao mercado internacional de capitais.

Destacamos também a simplicidade na hora de integração das áreas contábeis em empresas multinacionais. Até mesmo a transferência de profissionais entre filiais ficou facilitada, já que os métodos de trabalho não mudam muito de acordo com o país.

Veja abaixo as normas utilizadas pelas PMEs – Pequenas e Médias Empresas – divididas por Seção. São aplicáveis de acordo com as operações ocorridas na empresa:

O modelo tem impactos até mesmo na eficiência das corporações. As IFRS’s permitem uma otimização e padronização das atividades contábeis. O planejamento também ganha com a geração de informações contábeis voltadas ao cunho gerencial. Com isso os gestores ganham mais dados para a construção do planejamento estratégico e para a tomada de decisões.

Magali Iorio Abdo Braga Sócia Universidade ABordin

CPC - Sua Importância

Importância do Comitê de Pronunciamentos Contábeis

A instalação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis é fruto de análises cuidadosas e profundas, desenvolvidas por algumas das melhores inteligências das áreas acadêmica, governamental e da iniciativa privada, o CPC representa a perspectiva de importantes avanços no caminho da atualização e da modernização de normas e preceitos contábeis.

Na perspectiva da história, ele é o resultado da abertura da economia brasileira para o exterior, que colocou nossas empresas em contato direto com economias mais avançadas, inclusive com títulos negociados nas bolsas de maior movimento do mundo, e ao alcance dos investidores sediados em outros países.

Como conseqüência, ficou muito claro que a diversidade de práticas contábeis entre as diversas economias representava um significativo custo extra e uma dificuldade a mais para a indispensável troca de informações e para a acomodação de posições.

A necessidade, de harmonização das normas contábeis passou a fazer parte das preocupações dos principais organismos envolvidos com tais assuntos - como o Conselho Federal de Contabilidade, o IBRACON e a Comissão de Valores Mobiliários - dos quais resultou uma série de medidas já em andamento.

Destinado a buscar soluções para as questões que se apresentarem, com ampla e
indiscriminada consulta a quem possa ser afetado, o Comitê inova no trato de questões regulamentares à medida que reúne representantes de entidades da área privada, do mundo acadêmico e do setor governamental, sentados à mesma mesa e imbuídos de um único critério, que é a busca da modernidade.

Há uma dupla convergência: de um lado a necessidade universal de integrar regras contábeis aos padrões internacionais; de outro, a participação, no debate interno, de representantes de todos os atores do mercado brasileiro - governo, iniciativa privada e órgãos acadêmicos - dialogando livre e democraticamente no CPC.

O mundo da contabilidade é complexo e sutil; as soluções buscadas devem responder às questões levantadas e aos ambientes nos quais proliferam, mas nem sempre isso é muito fácil de identificar.

Para citar um exemplo já muito discutido, será necessário muito cuidado para verificar se alguma norma ou procedimento adotado produzirá elevação dos custos tributários, de modo a minimizar as possíveis resistências à adoção de procedimentos modernizantes.

O CPC nasce hoje sob a égide de seis destacadas entidades, que reuniram seus esforços, com dedicação e despreendimento. Essas entidades são - CFC, IBRACON, Fipecafi, Bovespa, Apimec e Abrasca.

Qual a importância dos pronunciamentos contábeis?

Todas as entidades se reuniram para que os pronunciamentos tivessem como função principal a preparação do profissional contábil para a convergência internacional das normas contábeis, a centralização de emissão das normas por uma única organização e a representação dos processos democráticos na produção dessas ...

O que é CPC e qual sua importância?

Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza.

Qual o papel do CPC na internacionalização das normas contábeis brasileiras?

Sua atribuição principal é identificar e monitorar as ações a serem implantadas para viabilizar a convergência das normas contábeis e de auditoria, a partir das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) editadas pelo CFC e dos Pronunciamentos de Contabilidade e Auditoria editados pelo CPC.

Qual o objetivo das normas internacionais de Contabilidade?

O IFRS é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). As normas foram criadas com o objetivo de padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação.

Toplist

Última postagem

Tag