Qual a importância do meio ambiente para os esportes de aventura na natureza?

Conferência VII: Esporte de Aventura estimula a preservação ambiental e o desenvolvimento

Detalhes Publicado em Sexta, 18 Junho 2004 19:52

Esporte de Aventura estimula a preservação ambiental e o desenvolvimento Um calmo ambiente natural ao invés da vida agitada e urbana; trilhas de terra no lugar do asfalto; montanhas a serem escaladas e não os imensos prédios. É o esporte de aventura ganhando cada vez mais adeptos entre os amantes da natureza. O Brasil possui localização geográfica privilegiada e apresenta grandes áreas naturais, o que favorece práticas esportivas como a escalada, rapel, rafting, trekking, vôo livre e cicloturismo, só para citar alguns exemplos. Os chamados Esportes de Aventuras estão cada vez mais presentes nas escolhas dos brasileiros, o que gera impactos ambientais, econômicos e sociais nas regiões onde é possível praticá-los. Por estes motivos o tema não poderia ficar de fora das discussões da 1ª Conferência Nacional do Esporte, que vai destacar o assunto dentro do Eixo temático "Esporte e Alto Rendimento". No que se refere aos impactos ambientais, a maior parte dos atletas pode ser considerada defensora das áreas naturais, pois a preocupação não é apenas a competição e a diversão. Estudos comprovam que esse tipo de esporte provoca, em maior ou menor grau, interferências no meio ambiente, porém o praticante pode tomar cuidados para minimizar esses impactos e procurar entender quais são os efeitos negativos resultantes da ação humana durante a prática esportiva. Essa conscientização é realizada a partir de várias ações de Organizações Não-Governamentais, entidades privadas, clubes, associações, governos, que publicam cartilhas, manuais com orientações de Educação Ambiental. Dentre os aspectos positivos, o esporte de aventura gera desenvolvimento, pois divulga a cultura e as atrações naturais de diversas regiões, provocando interesse de esportistas e turistas nacionais e internacionais, gerando trabalho e renda. Muitas vezes os guias de ecoturismo, que levam os esportistas até os pontos de aventura são pessoas da própria comunidade. Além disso, aumenta a demanda de alimentação, hospedagem e venda de artesanatos típicos. Nos debates realizados em todo país, delegados estaduais propuseram algumas linhas de ação. O Ceará, por exemplo, citou como dificuldade a não existência de um órgão normatizador para essas atividades, e o Amapá criticou a falta de um mapeamento das áreas propícias para desenvolver o esporte de aventura. Percebe-se também a preocupação com a formação profissional dos atletas que querem se qualificar e a falta de regulamentação desta modalidade. Temas debatidos em Santa Catarina. Entre as potencialidades os estados apontaram o incentivo às competições e a criação de uma calendário anual, envolvendo clubes, federações, ONGs e entidades privadas. A preocupação com a preservação ambiental e as expectativas de desenvolvimento foram pauta em todas as discussões.
{audio}{/audio}

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As Práticas Corporais de Aventura têm como característica superar os obstáculos de um meio ambiente desafiador com o controle dos riscos. E elas podem ocorrer em um meio ambiente urbano ou na natureza, sendo que essas práticas de aventura, além da vertigem provocada pelo risco controlado, abrem espaço para discussões e sensações que envolvem a preservação, conservação e à integração ao meio ambiente urbano e natural.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: pixabay.com

Questão 1

Os termos: PRESERVAÇÃO e CONSERVAÇÃO do meio ambiente significam:

(a) Os termos destacados têm o mesmo significado

(b) Preservação diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais e Conservação significa manter o meio ambiente intocado pelo ser humano

(c) Preservação significa manter o meio ambiente natural intocado pelo ser humano; e Conservação significa usar os recursos naturais de forma sustentável e responsável

(d) Preservação significa manter a vida dos animais na natureza e conservação significa manter as plantas na natureza

Questão 2

Em Goiânia é comum a prática de trilhas nas estradas de terra que contornam nossa capital e formam a zona rural da região metropolitana. Nessas trilhas podemos observar como a agricultura e a pecuária dominaram a paisagem natural, sobrando pouquíssimas reservas isoladas de mata nativa. O que você acha disso? Como buscar um equilíbrio entre o agronegócio e a preservação do meio ambiente?

Questão 3

Também podemos praticar aventura no meio ambiente urbano, como por exemplo, com o skate. Para isso é importante que a cidade faça adequações nas praças e vias públicas para garantir, além das manobras radicais, a segurança de todos. Então, aproveite os locais da cidade para a prática de aventura nos seus momentos de lazer e também, é claro, pratique aventura nas suas aulas de Educação Física, mas sempre atento à segurança e integridade física de todos.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: //sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-8o-serie-eja/

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre as práticas corporais de aventura e o meio ambiente urbano

Skate e o meio ambiente urbano

Canal Educação Física com professor Luciano – Skate e meio ambiente. Disponível em: //youtu.be/dM7XMAi_5l0

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre classificação das as práticas corporais de aventura

Classificação das PCA

Canal Educação Física com professor Luciano – Classificação das Práticas Corporais de Aventura. Disponível em: //youtu.be/2kZQBJm9h7U
Componente curricular Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento EAJAEF0838) Praticar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física.
(EAJAEF0839) Valorizar a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.
Referências BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <www.cee.go.gov.br> acessado em 24/01/2022.

Qual é a importância do meio ambiente para os esportes de aventura?

Estimulante e cheios de adrenalina, os esportes ecológicos não poluem, não agridem o meio ambiente e permitem um contato íntimo com a natureza. Na verdade, quanto mais preservado o local da prática, mais desafiador será o exercício e ainda mais interessante será a interação entre o homem e o meio ambiente.

Qual a relação dos esportes de aventura na natureza com a preservação ao meio ambiente?

Esporte de Aventura estimula a preservação ambiental e o desenvolvimento Um calmo ambiente natural ao invés da vida agitada e urbana; trilhas de terra no lugar do asfalto; montanhas a serem escaladas e não os imensos prédios. É o esporte de aventura ganhando cada vez mais adeptos entre os amantes da natureza.

Qual a importância do esporte na natureza?

O contato com a natureza, associado aos benefícios da prática regular de exercícios,libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina, contribuindo, dessa forma, para o alívio do estresse, diminuindo a ansiedade, e até auxiliando a ter uma visão mais positiva dentro da rotina.

Toplist

Última postagem

Tag