Qual a importância da saúde psicológica?

A conscientização sobre a saúde é um assunto importante que sempre esteve em pauta. Cuidar da alimentação, zelar pelo corpo e prezar pela saúde física são temas que estão em pauta rotineiramente.

Mas e sobre nossa saúde mental?

Nunca tivemos o hábito de falar e debater sobre a saúde de nossa mente como falamos da saúde física, mesmo sabendo que ambas estão intimamente ligadas. Existe um certo tabu cultural ligado a problemas mentais, onde muitos ainda pensam que para procurar ajuda de um psicólogo é somente para quem já não consegue lidar com uma situação, chegou num ponto extremo ou depois de ter feito todos exames clínicos e não ter apresentado nenhuma alteração. Na maioria dos casos somente assim a pessoa procura a psicologia.

Precisamos entender que nossas emoções, comportamentos e linhas de raciocínio estão totalmente ligados a nossa saúde mental, essa relação está presente em diferentes situações do nosso cotidiano. E nossa mente, assim como outras formas de saúde, é muito importante em todas as fases da nossa vida, desde a infância até a fase adulta.

Manter nossa mente saudável é necessário para que tenhamos boa saúde física, por isso, em todos os aspectos sociais devemos buscar um equilíbrio do humor e autoestima.

A sensação de estar com uma boa saúde mental é de confiança, autoestima e bem-estar, o que nos permite desfrutar de momentos, curtir com outras pessoas, apreciar nosso dia-a-dia e o meio ambiente.

A mente saudável propicia:

  • Formar relações positivas
  • Lidar com desafios da vida
  • Usar habilidades para alcançar o que desejamos
  • Criar ambientes favoráveis

Mas como podemos melhorar nossa saúde mental?
Podemos citar algumas dicas para termos uma mente positiva e saudável,  são elas:

  • Expressar seus sentimentos
  • Exercitar-se fisicamente sempre
  • Alimentar-se de forma saudável
  • Dormir bem
  • Conviver com amigos
  • Curtir seus hobbies favoritos
  • Relaxar
  • Definir objetivos e metas reais

A psicologia trabalha com a saúde da mente, algo que todos nós possuímos, por isso é necessário nos conscientizarmos da importância no cuidado e prevenção de nossa saúde psicológica. Fale com um profissional da área, saiba mais sobre o assunto e cuide de sua saúde mental.

Nos últimos tempos, a cada dia que passa, a Psicologia vem ganhando mais força e mais espaço na sociedade. Sua importância vem sendo reconhecida, principalmente como papel fundamental na saúde das pessoas, o que reflete em qualidade de vida para toda a sociedade.

Mas, você conhece as áreas da Psicologia? Quais os objetivos dela e seus benefícios? E qual o papel do psicólogo?

Acompanhe este artigo e saiba mais sobre essa área tão sedutora e indispensável para a humanidade.

O que é a Psicologia

A Psicologia é responsável pelo estudo do comportamento das pessoas, individual e coletivo, juntamente com sua aplicação no dia a dia. Trata-se de uma ciência que teve grandes avanços para compreensão das inter-relações humanas, em diversos campos como clínico, social, educacional e trabalhista.

O termo Psicologia deriva do grego:

  • Psiquê – alma
  • Logia – estudo de

As principais questões estudadas e aplicadas pela Psicologia estão relacionadas a personalidade, motivação, memória, inteligência, desenvolvimento, comportamento, entre outras. Ela é considerada como área social e humana.

Áreas de atuação

Uma das áreas mais conhecidas da Psicologia é a clínica, que visa buscar soluções para questões emocionais e comportamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Porém, existem outras áreas onde o psicólogo costuma atuar.

  • Psicologia Clínica: voltada para o processo de questões emocionais e comportamentais para melhorar a vida do indivíduo.
  • Psicologia Organizacional ou Empresarial: atua no auxílio psicológico aos colaboradores de uma empresa e aos gestores, com foco no desenvolvimento e no bem-estar de todos.
  • Psicologia Esportiva: tem foco no preparo de atletas de alta performance, para melhor desempenhos em competições.
  • Psicologia Hospitalar: voltada para a atuação psicológica no ambiente hospitalar, ou em unidades de saúde, clínicas particulares, entre outros. Pode oferecer suporte tanto a pacientes quanto a profissionais como médicos e enfermeiros.
  • Psicopedagogia: voltada para a aprendizagem de crianças e adolescentes, onde o psicopedagogo busca a compreensão de inúmeros fatores que impedem o desempenho dos alunos.
  • Psicologia Social: busca o atendimento a indivíduos considerados em situação de vulnerabilidade social, como idosos, mulheres vítimas de agressão, usuários de drogas, crianças em situação de risco.
  • Psicologia Jurídica: atua na esfera jurídica, estudando os fenômenos relacionados a saúde mental e distúrbios que podem influenciar na infração de leis.
  • Psicomotricidade: voltada para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de distúrbios psicomotores em todas as fases da vida das pessoas.

Ainda, existem outras áreas em que a Psicologia vem atuando como Ambiental, Relações do Consumidor, Neuropsicologia, por exemplo.

Papel do psicólogo

Como se percebe, a Psicologia está em diversas áreas com as quais temos contato diariamente, não é mesmo? Por isso, o papel do psicólogo é extremamente importante para todos nós.

É esse profissional que utiliza o conhecimento, a ciência e as técnicas para conduzir a melhor aplicação da Psicologia. Por exemplo, ele pode ajudar na autodescoberta, na compreensão, no desenvolvimento profissional e pessoal, no modo de compreender as situações. Enfim, em diversos aspectos.

Quando procurar um psicólogo?

Embora a Psicologia esteja envolvida em diversas áreas do nosso dia a dia, existem momentos específicos que são indicados para que as pessoas busquem atendimento psicológico. Obviamente, o ideal é que todos tivessem esse tipo de acompanhamento permanente, mas se isso não for possível, a busca por um psicólogo deve acontecer quando, por exemplo:

  • não estiver se sentindo bem emocionalmente
  • estiver sofrendo com problemas de ansiedade, depressão ou pânico
  • estiver passando por problemas em relações interpessoais
  • não estiver tendo bom desempenho profissional
  • tiver problemas com tomadas de decisão ou a carreira
  • quiser desenvolver-se para ter melhor qualidade de vida
  • precisar de orientações e ajuda com a vida pessoal ou profissional
  • desejar autoconhecimento e autocompreensão

Enfim, há muitos motivos para você buscar o acompanhamento de um profissional de Psicologia. É por isso que se trata de uma das áreas mais importantes para a sociedade e tão influente na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Qual importância da psicologia na saúde?

A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.

O que é saúde psicológica?

A Saúde Psicológica também diz respeito à forma como pensamos, sentimos, avaliamos as situações, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Quando temos Saúde Psicológica sentimo-nos confiantes e capazes de lidar com a nossa vida e com as outras pessoas.

Qual a importância da psicologia na vida do ser humano?

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Qual é a importância de cuidar da saúde mental?

Por que é importante cuidar da saúde mental? A saúde mental tem influência nas condições físicas, no bem-estar e nas atividades relacionadas ao cérebro, como a cognição. Somado a isso, uma mente tranquila tem melhores condições de administrar situações estressantes, ser mais produtiva e atenta.

Toplist

Última postagem

Tag