Qual a contribuição do médico neurologista Sir Guttmann para o esporte paralímpico?

Sir Ludwig Guttmann (3 de julho de 1899 - 18 de março de 1980) foi um neurologista alemão-britânico que estabeleceu os Jogos Stoke Mandeville, o evento esportivo para pessoas com deficiência (PWD) que evoluiu na Inglaterra para os Jogos Paraolímpicos.

Médico judeu que fugiu da Alemanha nazista pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, Guttmann foi um dos fundadores das atividades físicas organizadas para pessoas com deficiência.

Vida pregressa

Ludwig Guttmann nasceu em 3 de julho de 1899 em uma família judia alemã, na cidade de Tost, Alta Silésia, no antigo Império Alemão (agora Toszek no sul da Polônia), filho de Dorothy (nascida Weissenberg) e Bernard Guttmann, um destilador . Quando Guttmann tinha três anos, a família mudou-se para a cidade silesiana de Königshütte (hoje Chorzów, Polônia). Em 1917, enquanto trabalhava como voluntário em um hospital de acidentes em Königshütte, ele encontrou seu primeiro paciente paraplégico, um mineiro de carvão com uma fratura na coluna que mais tarde morreu de sepse. Nesse mesmo ano, Guttmann passou seu Abitur na escola de gramática humanística em Königshütte antes de ser convocado para o serviço militar. Guttmann iniciou seus estudos médicos em abril de 1918 na Universidade de Breslau. Ele se transferiu para a Universidade de Freiburg em 1919 e recebeu seu doutorado em medicina em 1924.

Fuga para a Grã-Bretanha

Em 1933, Guttmann estava trabalhando em Breslau (agora Wrocław, Polônia) como neurocirurgião e lecionando na universidade. Ele aprendeu com o pioneiro da neurocirurgia, Otfrid Foerster, em seu instituto de pesquisa. Apesar de ter trabalhado com sucesso como primeiro assistente de Foerster, Guttmann foi expulso de sua nomeação universitária e de seu emprego em 1933 sob as Leis de Nuremberg, e seu título foi alterado para "Krankenbehandler" (aquele que trata os doentes). Com a chegada dos nazistas ao poder, os judeus foram proibidos de exercer a medicina profissionalmente; Guttmann foi designado para trabalhar no Hospital Judaico de Breslau, onde se tornou diretor médico em 1937. Após os violentos ataques a judeus e propriedades durante a Kristallnacht em 9 de novembro de 1938, Guttmann ordenou que sua equipe admitisse qualquer paciente sem questionar. O dia seguinte,justificou sua decisão caso a caso com a Gestapo. Das 64 admissões, 60 pacientes foram salvos da prisão e deportação para campos de concentração. No início de 1939, Guttmann e sua família deixaram a Alemanha por causa da perseguição nazista aos judeus. Uma oportunidade de fuga surgiu quando os nazistas lhe deram um visto e o mandaram viajar para Portugal para tratar um amigo do ditador português António de Oliveira Salazar. Guttmann estava programado para retornar à Alemanha via Londres, quando o Council for Assisting Refugee Academics (CARA) providenciou para que ele permanecesse no Reino Unido. Ele chegou em Oxford, Inglaterra, em 14 de março de 1939 com sua esposa, Else Samuel Guttmann, e seus dois filhos: um filho, Dennis, e uma filha, Eva, de seis anos. CARA negociou com o British Home Office em seu nome,e deu a Guttmann e sua família £ 250 (equivalente a £ 16.000 em 2020) para ajudar a se estabelecer em Oxford. Guttmann continuou sua pesquisa sobre lesões na coluna no Departamento de Neurocirurgia de Nuffield na Enfermaria de Radcliffe. Nas primeiras semanas após a chegada, a família residiu no Master's Lodge of Balliol College (com o mestre Sandie Lindsay) até se mudar para uma pequena casa geminada em Lonsdale Road. Ambas as crianças foram oferecidas vagas gratuitas pela diretora da Greycotes School. A família era membro da comunidade judaica de Oxford, e Eva se lembra de ter se tornado amiga de Miriam Margolyes, agora uma atriz famosa. A comunidade judaica em Oxford estava crescendo rapidamente como resultado do influxo de judeus acadêmicos deslocados da Europa. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Guttmann e sua família ficaram na casa de Lord Lindsay,Conselheiro do CARA e Mestre do Balliol College.

Stoke Mandeville e Jogos Paralímpicos

Em setembro de 1943, o governo britânico pediu a Guttmann que estabelecesse o Centro Nacional de Lesões da Coluna Vertebral no Hospital Stoke Mandeville, em Buckinghamshire. A iniciativa partiu da Royal Air Force para garantir o tratamento e reabilitação dos pilotos com lesões na coluna, "que muitas vezes se acidentaram na aproximação com os seus bombardeiros danificados". Quando o centro abriu em 1 de fevereiro de 1944, a primeira unidade especializada do Reino Unido para o tratamento de lesões na coluna vertebral, Guttmann foi nomeado seu diretor (cargo que ocupou até 1966). Ele acreditava que o esporte era um importante método de terapia para a reabilitação de militares feridos, ajudando-os a construir força física e auto-respeito. Guttmann tornou-se um cidadão britânico naturalizado em 1945. Ele organizou os primeiros Jogos de Stoke Mandeville para veteranos de guerra deficientes,que foi realizado no hospital em 29 de julho de 1948, mesmo dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Todos os participantes tiveram lesões na medula espinhal e competiram em cadeiras de rodas. Em um esforço para incentivar seus pacientes a participar de eventos nacionais, Guttmann usou o termo Jogos Paraplégicos. Estes passaram a ser conhecidos como os "Jogos Paralímpicos", que mais tarde se tornaram os "Jogos Paralelos" e passaram a incluir outras deficiências. Em 1952, mais de 130 competidores internacionais haviam entrado nos Jogos Stoke Mandeville. À medida que o evento anual continuava a crescer, o espírito e os esforços de todos os envolvidos começaram a impressionar os organizadores dos Jogos Olímpicos e membros da comunidade internacional. Nos Jogos de Stoke Mandeville de 1956,Guttmann foi premiado com a Sir Thomas Fearnley Cup pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por sua meritória conquista a serviço do movimento olímpico por meio do valor social e humano derivado dos esportes em cadeira de rodas. Sua visão de jogos internacionais, o equivalente aos próprios Jogos Olímpicos, foi realizada em 1960, quando os Jogos Internacionais de Stoke Mandeville foram realizados ao lado dos Jogos Olímpicos de Verão de 1960 em Roma. Conhecidos na época como os 9º Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, e organizados com o apoio da Federação Mundial de Ex-militares (um Grupo de Trabalho Internacional sobre Esporte para Deficientes), eles agora são reconhecidos como os primeiros Jogos Paralímpicos. (O termo "Jogos Paralímpicos" foi aplicado retroativamente pelo COI em 1984.) Em 1961,Guttmann fundou a British Sports Association for the Disabled, que mais tarde se tornaria conhecida como a Federação Inglesa de Esportes com Deficiência.

Mais tarde na vida

Guttmann foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) nas Honras do Aniversário do Rei de 1950, como "Cirurgião Neurológico responsável pelo Centro de Lesões da Coluna Vertebral no Hospital do Ministério das Pensões, Stoke Mandeville". Em 28 de junho de 1957, foi nomeado Oficial Associado da Venerável Ordem de São João. Foi promovido a Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 1960 e foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 1966. Em 1961 , Guttmann fundou a International Medical Society of Paraplegia, hoje International Spinal Cord Society (ISCoS); foi o presidente inaugural da sociedade, cargo que ocupou até 1970. Tornou-se o primeiro editor da revista Paraplegia (agora chamada Spinal Cord). Aposentou-se do trabalho clínico em 1966, mas continuou seu envolvimento com o esporte.Guttmann sofreu um ataque cardíaco em outubro de 1979 e morreu em 18 de março de 1980 aos 80 anos.

Legado

O Stoke Mandeville Stadium, o Centro Nacional para Deficiências Desportivas do Reino Unido, foi desenvolvido por ele juntamente com o hospital. Um hospital especializado em neurorreabilitação em Barcelona, ​​o Institut Guttmann, é nomeado em sua homenagem. O fundador desta, a primeira clínica de reabilitação para paraplégicos na Espanha, foi Guillermo González Gilbey, que sofria de paraplegia e fez grandes progressos na Inglaterra com Ludwig Guttmann. Em junho de 2012, uma estátua de bronze fundido em tamanho real de Guttmann foi inaugurada no Estádio Stoke Mandeville como parte da preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão de Londres 2012. Após os Jogos, foi transferido para sua sede permanente no Centro Nacional de Lesões da Coluna Vertebral. A filha de Guttmann, Eva Loeffler, foi nomeada prefeita da vila de atletas dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Em agosto de 2012,a BBC transmitiu The Best of Men, um filme de TV sobre o trabalho de Guttmann em Stoke Mandeville durante e após a Segunda Guerra Mundial. O filme, escrito por Lucy Gannon, estrelou Eddie Marsan como Dr. Guttmann e Rob Brydon como um dos pacientes gravemente feridos, que receberam um propósito na vida do médico. O Centro Sir Ludwig Guttmann é uma instalação do NHS que fornece serviços ambulatoriais de GP, Ortopedia e Medicina Esportiva e do Exercício, bem como imagens no local da vila olímpica de 2012. O Sir Ludwig Guttmann Lectureship foi estabelecido pela Sociedade Médica Internacional de Paraplegia (agora ISCoS) para reconhecer o trabalho pioneiro de Guttmann e a contribuição vitalícia para o cuidado da medula espinhal. O Prêmio Ludwig Guttmann da Sociedade Médica Alemã para Paraplegia é concedido por "excelente trabalho científico no campo da pesquisa clínica sobre lesão medular". Em 24 de outubro de 2013, uma placa comemorativa foi revelada pela Associação de Refugiados Judeus (AJR) no Centro Nacional de Lesões da Coluna Vertebral para celebrar a vida e obra de Guttmann. membro da AJR, atuou no conselho por mais de 25 anos. Movimento e o papel central desempenhado pelo professor Sir Ludwig Guttmann. Em 3 de julho de 2021, um Google Doodle de Guttmann foi apresentado na página inicial do Google para o 122º aniversário de Guttmann.uma placa comemorativa foi revelada pela Associação de Refugiados Judeus (AJR) no Centro Nacional de Lesões da Coluna Vertebral para celebrar a vida e obra de Guttmann. Como membro ativo da AJR, ele atuou no conselho por mais de 25 anos. o início do Movimento Paralímpico e o papel central desempenhado pelo professor Sir Ludwig Guttmann. Em 3 de julho de 2021, um Google Doodle de Guttmann foi apresentado na página inicial do Google para o 122º aniversário de Guttmann.uma placa comemorativa foi revelada pela Associação de Refugiados Judeus (AJR) no Centro Nacional de Lesões da Coluna Vertebral para celebrar a vida e obra de Guttmann. Como membro ativo da AJR, ele atuou no conselho por mais de 25 anos. o início do Movimento Paralímpico e o papel central desempenhado pelo professor Sir Ludwig Guttmann. Em 3 de julho de 2021, um Google Doodle de Guttmann foi apresentado na página inicial do Google para o 122º aniversário de Guttmann.Em 2019, o Centro Nacional do Patrimônio Paralímpico, um pequeno museu acessível, foi inaugurado no Estádio Stoke Mandeville celebrando o berço dos Jogos Paralímpicos, compartilhando as coleções do início do Movimento Paralímpico e o papel central desempenhado pelo professor Sir Ludwig Guttmann. Em 3 de julho de 2021, um Google Doodle de Guttmann foi apresentado na página inicial do Google para o 122º aniversário de Guttmann.Em 2019, o Centro Nacional do Patrimônio Paralímpico, um pequeno museu acessível, foi inaugurado no Estádio Stoke Mandeville celebrando o berço dos Jogos Paralímpicos, compartilhando as coleções do início do Movimento Paralímpico e o papel central desempenhado pelo professor Sir Ludwig Guttmann. Em 3 de julho de 2021, um Google Doodle de Guttmann foi apresentado na página inicial do Google para o 122º aniversário de Guttmann.

Publicações selecionadas

1959. O lugar de nosso companheiro paraplégico espinhal na sociedade: uma pesquisa em 2.000 pacientes.

Palestra Dame Georgina Buller Memorial.

1973. Lesões da Medula Espinhal: Gestão Abrangente e Pesquisa.

Ciência Blackwell.

ISBN 978-0-632-09680-0.

1973. "Esporte e recreação para deficientes físicos e mentais" no Jornal da Sociedade Real para a Promoção da Saúde.

1973;

93(4): 208–21, PMID 4276814. 1976. Textbook of Sport for the Disabled.

Aylesbury: HM+M.

ISBN 978-0-85602-055-1.

Referências

Citações

Bibliografia

Goodman, Susan (1986).

Espírito de Stoke Mandeville: A História de Sir Ludwig Guttmann.

Londres: Collins.

ISBN 978-0-00-217341-4.

Medawar, Jean;

Pike, David (2012).

Presente de Hitler: A verdadeira história dos cientistas expulsos pelo regime nazista (Paperback).

Nova York: Editora Arcade.

ISBN 978-1-61145-709-4.

Rogan, Matt (2010).

Grã-Bretanha e os Jogos Olímpicos: Passado, Presente, Legado.

Matador.

ISBN 978-1-84876-575-7.

Scruton, Joan (1998).

Stoke Mandeville: Caminho para os Jogos Paralímpicos.

Aylesbury: The Peterhouse Press.

ISBN 978-0-946312-10-8.

Prata, John Russel (2003).

História do Tratamento de Lesões da Coluna Vertebral.

Revista de Pós-Graduação em Medicina.

81. Springer.

págs. 108–114.

doi:10.1136/pgmj.2004.019992.

ISBN 978-0-306-48032-4.

PMC 1743190. PMID 15701743.

links externos

Site da International Spinal Cord Society (ISCoS) Story of Paralympics fundador Sir Ludwig Guttmann – BBC News (vídeo), 24 de agosto de 2012

Qual a importância do neurocirurgião Ludwig Guttmann para o esporte paralímpico?

Neurologista britânico de origem judaica aplicou o esporte à recuperação dos pacientes com lesões medulares e foi o artífice dos Jogos Paralímpicos, cuja edição de Tóquio começa nesta terça. O médico Ludwig Guttmann dedicou toda a sua vida à pesquisa e tratamento dos doentes com lesões medulares.

Quem foi Guttmann e qual sua importância para o esporte paraolímpico?

Ludwig Guttmann (Toszek, 3 de julho de 1899 - 18 de março de 1980) foi um neurologista alemão que criou os Jogos Paraolímpicos e é um dos pioneiros no uso do esporte para reabilitação física de pessoas portadoras de deficiência.

Qual era o tratamento realizado pelo do dr Ludwig Guttmann para seus pacientes?

Guttmann teve uma ideia sensacional: movimentar o corpo do paciente, reabilitando-o com múltiplos exercícios recreativos e esportivos. Uma das estratégias era mover o corpo da cama a cada 2 horas para prevenir escaras de pressão e, subsequentemente, infecções.

O que o neurologista Ludwig Guttmann uniu para reabilitar deficientes físicos?

Para mudar isso, Guttmann uniu trabalho e esporte em sua filosofia de tratamento de seus pacientes, usando basquetebol, tiro com arco, dardos e bilhar no tratamento. A recuperação de veteranos de guerra motivou cada vez mais a adaptação de esportes e sua prática.

Toplist

Última postagem

Tag