Quais são os elementos que compõem uma entrevista?

Qualquer entrevista pressupõe um tema, objectivos previamente definidos e entrevistadores e entrevistados. A estrutura da entrevista compreende 3 momentos: uma introdução, as perguntas do(s) entrevistador(es) - respostas do(s) entrevistado(s) e uma conclusão. A entrevista é, geralmente, precedida por um título e, por vezes, por um subtítulo. Uma entrevista pode considerar-se incompleta quando não apresenta uma introdução e/ou uma conclusão.
Existem várias regras a serem utilizadas para que a entrevista esteja completa, como por exemplo, formular perguntas adequadas ao tema e de acordo com os objectivos previamente definidos, fazer perguntas que tenham em consideração o contexto (espaço e tempo) e as características da pessoa entrevistada (níveis etário e sóciocultural, personalidade, etc.).
Numa entrevista é de toda a utilidade recorrer a perguntas abertas do tipo - Qual é a sua opinião sobre...? e a perguntas fechadas do tipo - Quem vai escolher para fazer o prefácio do seu próximo livro...?
Numa boa entrevista, o entrevistado, deve ser conduzido a revelar aquilo que se pretende saber. Não emitir opiniões nem fazer juízos de valor sobre as respostas do entrevistado, mais do que uma regra é uma questão de bom senso.
Escusado será dizer que se deverá utilizar uma linguagem rigorosa, clara e de fácil compreensão, assim como ordenar as perguntas de uma maneira lógica
.

A Lusofonia Vista por um Casal Lusófono à
Moda Peruana

Por
Renald Bujold

Luís Aguilar: por uma Cultura da Língua Portuguesa
Por
Francisca Marques
com a colaboração de Mário Conde, Renald Bujold, Stéphanie da Silva e Lina Almeida

O enfoque aplicado ao termo “basicamente” se refere a uma noção genérica de que estamos acostumados a presenciar pessoas concedendo entrevistas aos veículos de comunicação, ora representados pelo rádio ou televisão, de forma presencial, ou seja, ao vivo. No entanto, há entrevistas que são transcritas para a linguagem escrita, como é o caso da ocorrência em jornais impressos ou revistas.

O aspecto que incide na diferença entre a modalidade oral/escrita é justamente as marcas da oralidade, visto que a linguagem corporal, como, por exemplo, gestos, interrupção e retomada de pensamentos, também compõem o perfil do entrevistado.

Tal gênero possui uma finalidade em si mesmo – a informação. Trata-se da interação entre os interlocutores, aqui representados na pessoa do entrevistador e do entrevistado, cujo objetivo desse é relatar suas experiências e conhecimentos acerca de um determinado assunto de acordo com os questionamentos previamente elaborados por aquele.

Referindo-nos à questão inerente ao preparo prévio, este se faz necessário em função da credibilidade requisitada pelo gênero em foco. Mesmo sendo algo relacionado à fala, o emprego de um certo formalismo e a adoção de uma postura adequada são imprescindíveis.

Analisemos de fato sobre a importância desse ato de proceder como tal. Ora, sabemos que há diferentes tipos de entrevistas, entre elas: a entrevista de emprego, a entrevista médica, a jornalística, dentre outras. A “imagem” que pretendemos passar fala muito a respeito de nós mesmos, daí a importância de nos posicionarmos de maneira condizente com os fatos circunstanciais.

Não podemos deixar de mencionar que aliado a esses requisitos também se encontra aquele a que nos é primordial - a busca incessante pelo conhecimento com vistas à amplitude de nossa visão de mundo. No caso do entrevistador, é elementar que, antes de tudo, ele tenha domínio do assunto em referência de modo a elaborar um roteiro de perguntas consideradas plausíveis e, assim, alcançar seus objetivos propostos.

Concluindo nossos conhecimentos com relação às particularidades da referida modalidade, analisemos alguns de seus elementos constitutivos. Geralmente, a entrevista costuma compor-se de:

* Manchete ou título – Como o objetivo é despertar o interesse no público expectador, essa costuma vir acompanhada de uma frase de efeito, proferida de modo marcante por parte do entrevistador.

* Apresentação - Nesse momento faz-se referência ao entrevistado, divulgando sua autoridade em relação ao posicionamento social ou relevância no assunto em questão, como, por exemplo, experiência profissional e conhecimentos relativos à situação em voga, como também os pontos principais relativos à entrevista.

* Perguntas e respostas – Trata-se do discurso propriamente dito, em que perguntas e respostas são proferidas consoante ao assunto abordado. Em meio a essa interação há um controle por parte do entrevistador para demarcar o momento da atuação dos participantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os elementos da entrevista?

Características da Entrevista.
Textos informativos e/ou opinativos..
Presença do entrevistador e do entrevistado..
Linguagem dialógica e oral..
Marca do discurso direto e da subjetividade..
Mescla da linguagem formal e informal..

Quais são os elementos que compõem a estrutura de uma entrevista explique cada um deles?

Presença do entrevistador e do entrevistado. Linguagem dialógica e oral. Marca do discurso direto e da subjetividade. Mescla da linguagem formal e informal.

Como é composta a estrutura da entrevista?

A estrutura da entrevista compreende 3 momentos: uma introdução, as perguntas do(s) entrevistador(es) - respostas do(s) entrevistado(s) e uma conclusão. A entrevista é, geralmente, precedida por um título e, por vezes, por um subtítulo.

Que elementos não podem faltar em uma entrevista?

Perguntas em uma entrevista de emprego Um excelente processo de admissão deve considerar as competências técnicas, comportamentos e valores. Assim, durante uma entrevista de emprego deve avaliar o lado comportamental dos candidatos. Dessa forma, as perguntas devem girar em torno: Como é a vida dele.

Toplist

Última postagem

Tag