Quais são as fontes de energia mais consumidas na matriz energética mundial e brasileira?

As matrizes energéticas brasileiras correspondem à representação dos recursos energéticos disponíveis usados para suprimento da demanda energética.

Você sabe quais são as principais matrizes energéticas do país? Quase metade da energia consumida no Brasil, cerca de 47%, é proveniente de fontes renováveis, ou seja, de recursos capazes de se refazer a curto prazo. O número é bastante promissor se comparado à matriz energética mundial que tem como predominância o uso de combustíveis fósseis. 

Essa característica da matriz energética brasileira é muito importante, pois as fontes não-renováveis de energia são as maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa. Contudo, embora o país esteja no caminho certo, ainda há grandes desafios para diminuir o uso de fontes poluidoras. 

Para entender melhor sobre o assunto, leia este conteúdo até o final.

O que é matriz energética?

A partir de 1940, o consumo energético em todo mundo cresceu em um ritmo acelerado. O aumento populacional, a industrialização e o aumento do uso de eletrodomésticos e veículos criou uma demanda energética muito grande e cada país teve que se adaptar conforme as fontes disponíveis. Infelizmente, por causa de custos e disponibilidade, os combustíveis não-renováveis são as fontes mais utilizadas até hoje. 

A matriz energética representa um conjunto de fontes de energia disponíveis no país para suprir as demandas energéticas. É por meio dela que será possível captar e distribuir energia para os setores comerciais, industriais e residenciais. Assim, a matriz energética representa a quantidade de energia disponível, bem como a origem dessa energia, se ela é de uma fonte renovável ou não. 

Quais as principais matrizes energéticas do Brasil?

O Brasil deve investir em matrizes energéticas renováveis, pois ao produzir a energia em solo brasileiro, não ficamos dependentes de importações e nem suscetíveis a crises mundiais. Além disso, esse investimento em fontes limpas contribui com o meio ambiente e polui menos. Confira as principais matrizes!

Energia hidráulica 

75% da energia elétrica produzida no Brasil provém de usinas hidrelétricas, representando 42% da matriz energética brasileira. No país, existem mais de 200 grandes hidrelétricas, além das pequenas e micros centrais. Portanto, essa é a matriz energética mais utilizada no país. 

Combustíveis fósseis 

Mesmo que quase metade da matriz energética brasileira seja renovável, a outra metade é representada pelo uso de combustíveis fósseis. O país ainda é bastante dependente deles, que tem o principal uso para geração de gasolina e óleo diesel. Cerca de 40% da matriz energética brasileira é constituída por combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.

Biomassa 

Essa fonte energética representa cerca de 8% da matriz energética do Brasil. A biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal utilizada na produção de energia. O etanol é um biocombustível produzido por meio da biomassa e, no último ano, o país produziu mais de 30 bilhões de litros desse combustível. Essa opção é uma alternativa para o uso da gasolina, diminuindo a emissão de toneladas de gás carbônico na atmosfera. 

Energia eólica

O Brasil é um dos países com maior capacidade de produção de energia eólica na América Latina. O nordeste brasileiro, principalmente, é uma região com potencial de produção de energia por meio dos ventos. Essa fonte representa cerca de 8,5 % da matriz brasileira.

Energia solar 

A energia solar ainda não tem grande representatividade na matriz energética brasileira, com apenas 2%. Mas é uma das fontes renováveis disponíveis mais promissoras no Brasil. Além das características do país que favorecem essa fonte energética, nos últimos anos, o governo tem criado medidas que aumentam o uso e adesão desse tipo de fonte energética.  

Portanto, podemos dizer que o Brasil já está bem avançado na criação de uma matriz energética cada vez mais renovável. Como o país possui extensão continental, é possível que cada região invista na melhor fonte energética para aquele local.

Se nos próximos anos o investimento em fontes renováveis aumentar, no futuro, o Brasil pode se tornar um país com matrizes energéticas predominantemente limpas e renováveis. Gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida sobre esse tema? Entre em contato com nossa equipe.

Leia o artigo do CEO e fundador do grupo GNPW, Marcos Antonio Grecco: “Investindo em energia solar no Brasil”.

BlogConheça as novidades

03 de maio 2021

Conheça as principais fontes de energia no Brasil e veja como o Brasil é referência na produção energética!

Quando falamos de produção de energia limpa, o Brasil é definitivamente uma referência mundial. Em 2019, quase 46,1% da matriz energética brasileira veio por meio de fontes renováveis. Esse número é quase 3 vezes maior do que a média global apurada no mesmo ano.

Além disso, é importante destacar que a matriz energética brasileira é a mais limpa entre as 10 maiores economias do mundo e pode ser considerada um exemplo a ser seguido.

E já que o assunto é produção de eletricidade, decidimos listar as principais fontes de energia no Brasil. Confira!

Fontes de energia não-renovável

As energias não renováveis ​​são aquelas que podem ficar sem fontes no futuro. O petróleo, por exemplo, estimulou o esgotamento em algumas décadas. 

Embora muitos carros no Brasil usem etanol, muitos veículos ainda usam combustíveis fósseis. O gás natural também é amplamente utilizado no Brasil, principalmente em residências e indústrias.

Petróleo

O petróleo é uma das principais fontes de energia no Brasil, responsável por mais de um terço da energia do país. 

Ele é utilizado como fonte de energia para equipamentos industriais e veículos automotores por meio da produção de gasolina, óleo diesel ou querosene. 

O petróleo também é responsável pelo abastecimento das termelétricas.

Há alguns anos, o Brasil importava cerca de 60% de seu petróleo. Hoje, o Brasil descobriu reservas de petróleo na camada Pré-sal, no fundo do Oceano Atlântico, localizada na costa brasileira. No primeiro bimestre de 2015, a exportação de petróleo foi superior à taxa de importação.

As principais bacias petrolíferas são: Bacia de Campos, a maior do Brasil, Bacia de Santos, Bacia do Espírito Santo e Bacia do Recôncavo Baiano.

Carvão mineral

A produção de carvão é utilizada para a geração de energia térmica e também como matéria-prima para as siderúrgicas. O setor da indústria é responsável por um terço do uso de energia no Brasil. 

A produção de carvão no Brasil concentra-se nos estados de Santa Catarina, no Vale do Tubarão e no Rio Grande do Sul, no Vale do Rio Jacuí.

Apesar da existência de locais onde a produção de carvão é mais intensa, o carvão mineral brasileiro não é de boa qualidade. As indústrias de aço e energia hidrelétrica exigem carvão mineral de alta qualidade para produzir a menor quantidade possível de poluição. Por conta disso, o Brasil importa cerca de 60% de seu consumo de carvão.

Energia nuclear

A energia nuclear foi implementada no Brasil com a criação do Programa Nuclear Brasileiro, argumentando que a própria energia hidrelétrica não seria poderosa o suficiente para impulsionar a rede energética do Brasil. 

Esse argumento se mostrou inválido, visto que o Brasil possui a terceira maior capacidade hidráulica do mundo. Ele simplesmente não produz com sua capacidade total.

Em 1981, foi instalada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, a primeira usina nuclear do Brasil, então chamada de Angra I. Por problemas técnicos, a usina foi desativada e não está mais em operação.

Além dos altos custos e baixos níveis de produção, as usinas nucleares são fortemente criticadas por ativistas ambientais por apresentarem riscos elevados em caso de acidentes ou vazamentos e por não estabelecerem um local fixo para o descarte dos rejeitos radioativos gerados pela usina.

Fontes de energia renovável

Grande parte da eletricidade gerada no Brasil é proveniente de fontes renováveis. A energia hidrelétrica é uma importante fonte de energia no país devido aos rios brasileiros que possuem alto potencial energético.

Energia hidrelétrica 

A energia hidrelétrica é uma das principais fontes de energia no Brasil. O relatório do Balanço Energético Nacional estima que cerca de 70% da eletricidade consumida no Brasil vem de usinas hidrelétricas. 

Mesmo assim, o Brasil ainda não utiliza completamente todo o potencial de sua capacidade hidrelétrica e também exporta parte da energia que é gerada. 

Os principais compradores são o Paraguai e a Argentina, da usina hidrelétrica binacional de Itaipu e das usinas hidrelétricas de Garabi e Yaciretá, respectivamente.

As principais hidrelétricas do Brasil são:

  1. Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná;
  2. Usina Hidrelétrica de Tucuruí no Rio Tocantins;
  3. Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira no Rio Paraná;
  4. Usina Hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco;
  5. Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia no Rio Iguaçu;
  6. Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso no Rio São Francisco;
  7. Usina Hidrelétrica de Itumbiara no Rio Paranaíba;
  8. Usina Hidrelétrica de Teles Pires no Rio Teles Pires;
  9. Usina Hidrelétrica de São Simão no Rio Paranaíba;
  10. Usina Hidrelétrica de Jupiá no Rio Paraná.

Eólica

A energia eólica representa apenas cerca de 9% da produção brasileira de energia. Ela é uma fonte de energia muito cara para ser instalada, mas fornece energia renovável e inesgotável.

No ano de 2000, o Brasil passou a enfrentar um período muito seco com a redução do nível dos rios e, consequentemente, da produção de energia das hidrelétricas. 

A primeira turbina eólica brasileira foi instalada em Fernando de Noronha em 1992. Dez anos depois, o governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, conhecido como Proinfa. O que incentivou o uso de fontes renováveis ​​como eólica e biomassa.

Biomassa

O uso da biomassa consiste na queima de substâncias e materiais orgânicos para a produção de energia. Madeira, cana-de-açúcar, resíduos agrícolas e excrementos animais são alguns exemplos de materiais que podem ser queimados para obter energia.

No Brasil, a biomassa já é responsável por 8,7% dos recursos energéticos. 

Os biocombustíveis são fontes de energia a partir de produtos naturais, como a cana-de-açúcar e a mamona. A maioria dos biocombustíveis usados ​​no Brasil são Etanol, Biogás e Biodiesel. 

Sua utilização é defendida por ser considerada uma energia mais limpa, causando menos danos ao meio ambiente. Por outro lado, muitos campos são liberados para o cultivo dessas matérias-primas.

Como você pode ver, a variedade de fontes de energia no Brasil faz do nosso país uma referência no assunto. Cabe aos governantes implantar políticas públicas que possam aproveitar todo esse potencial energético.

E falando em energia, caso você tenha interesse em tornar sua empresa mais eficiente, aproveite para contar com o aluguel de geradores elétricos e melhorar o consumo de eletricidade das suas operações. 

Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo! 

28
set

Descubra quando alugar gerador de energia e proteja sua empresa dos danos causados por um apagão elétrico indesejado! Tempo gasto sem eletricidade é dinheiro perdido, independentemente do tipo de negócio em que você está. Uma interrupção devido a trabalho na rede elétrica ou mau tempo pode prejudicar o seu empreendimento de formas que você nem […]

21
set

Veja como um gerador para shopping center pode ser vital para evitar prejuízos financeiros e também para proteger a reputação do negócio. O shopping center é uma parte estabelecida de nossa vida e algo que tendemos a acreditar que está sempre funcionando, independentes da situação.  Essa  “certeza” é a chave do sucesso para construir a […]

25
ago

Embora um gerador de energia esteja totalmente pronto para uso, alguns acessórios podem ajudar a alcançar resultados ainda melhores do que o prometido.

Nós utilizamos cookies para fornecer nossos produtos e serviços com a melhor experiência possível. Ao clicar em "Aceitar Todos", você concorda com a nossa política de privacidade. É possível configurar quais cookies deseja permitir em "Configurar Cookies".

Quais são as duas fontes mais consumidas na matriz energética mundial e brasileira?

A matriz energética mundial é formada em sua maioria por recursos não renováveis, como o petróleo e o carvão mineral. No Brasil, as fontes de energia mais usadas são as renováveis.

Quais as fontes de energia mais consumidas na matriz energética brasileira?

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

Qual é a fonte de energia mais consumida no mundo?

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.

Quais são as fontes de energia mais utilizadas no Brasil e no mundo?

As 5 principais são: hidrelétrica, termoelétrica, eólica, nuclear e solar..
Energia Hidrelétrica. ... .
Energia Termoelétrica. ... .
Energia Eólica. ... .
Energia Nuclear. ... .
Energia Solar..

Toplist

Última postagem

Tag