Quais os cuidados para a prática de exercício físico?

Há quem diga que o verão é a estação perfeita para perder os quilinhos indesejados, afinal, grande parte da população sente maior disposição em praticar exercícios físicos no calor ao invés de dias frios.

Porém, a estação mais quente do ano exige cuidados específicos relacionados à prática de atividades físicas, de modo que potenciais danos à saúde sejam evitados. Pensando nisso, o artigo de hoje traz aos leitores 5 cuidados importantes ao praticar exercícios físicos no calor.

Vamos lá!

Porque as pessoas gostam de praticar exercícios físicos no verão

Você sabia que em temperaturas mais frias, é muito mais fácil para o organismo manter a temperatura corporal controlada durante a prática de atividades físicas? No entanto, mesmo assim, muitas pessoas possuem preferência por se exercitar em dias mais quentes.

Uma das principais explicações para essa questão se deve ao fato de que, em dias muito frios, é necessário um maior gasto energético para manter o corpo aquecido. Além disso, temperaturas geladas tornam os músculos e articulações mais rígidos, o que pode gerar redução da força e da mobilidade, e em alguns casos, contribuir para o aumento do risco de lesões.  

Confira abaixo os 5 cuidados que você deve ter ao praticar exercícios físicos nessa época do ano.

1- Matenha seu corpo hidratado

A água é um componente fundamental de todas as células do organismo. É o líquido que ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Em dias mais quentes e que requerem um esforço físico maior, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, para repor o líquido perdido com o suor.

2- Faça alongamentos

Diferente do que muitas pessoas imaginam, às temperaturas elevadas não são suficientes para aquecer o corpo. É fundamental realizar alongamentos antes e depois da atividade física para prevenir lesões. Logicamente, depende muito da atividade física proposta.

3- Use protetor solar

Esportes praticados ao ar livre exigem cuidados com o Sol. Além de manter o corpo hidratado, abuse do uso de protetores solares com o FPS recomendado para o seu tom de pele. Lembre-se que os raios UVs (Ultravioleta) penetram profundamente na pele e podem causar danos irreversíveis, além de queimaduras, oferecem o risco muito grande de adquirir um câncer de pele.

4- Use roupas adequadas

Ao praticar exercícios físicos no calor, é importante que façamos uso de roupas leves, produzidas com tecidos especiais, de modo que nosso corpo consiga transpirar e resfriar de maneira adequada.

5- Muita atenção aos horários 

Muitos treinadores e educadores físicos aconselham que, no Verão, a prática de atividades físicas deve ser realizada antes das 10h e após às 17h, horários em que as temperaturas encontram-se mais amenas, evitando o aquecimento excessivo de nosso organismo.

Dicas extras do CEVISA

Importante salientar que atividade física é diferente de exercício físico.

A atividade física é todo movimento que você faz do corpo, seja ela uma caminhada até o trabalho ou escola, uma ida ao supermercado, limpar casa, limpar um quintal,nesse sentido você esta se mexendo e tem seus benefícios também.

O exercício físico é feito de maneira programada, sistemática e organizada, sendo assim você irá tirar um tempo pra você ir a uma academia, natação, jogar um tênis, etc. e os benefícios podem ir muito além como gasto de calorias mais altos, emagrecer, fortalecimento geral e etc.

Procure sempre a ajuda de um profissional de educação física.

Essa dica foi dada pelo nosso preparador físico, Júlio Nunes. Para ficar por dentro de todas as dicas não deixe de acompanhar os posts aqui do blog.

O exercício físico é um tipo de atividade física que é realizada de forma programada, estruturada com uma determinada duração e intensidade, com o objetivo de melhorar o desempenho. Para isso, e tendo em atenção a especificidade de cada situação clínica, o mesmo tem de ser realizado de acordo com uma prescrição médica individualizada e, em geral, após um período de treino sob supervisão médica, com vigilância dos sinais vitais, do traçado eletrocardiográfico e da adaptação global ao programa de exercício Por este motivo, se ainda não teve uma avaliação e orientação por um médico com experiência em reabilitação cardiovascular, não se envolva em nenhum programa de exercício, sobretudo de maior intensidade ou exigência pois poderá estar a colocar em causa a sua segurança. Nesse caso procure o seu médico assistente e solicite a orientação para um Centro/Unidade de Reabilitação Cardiovascular.

Não inicie um programa de exercícios sem comunicar previamente com o seu médico assistente!

Pode ser necessário realizar exames ou ter orientações para que o possa realizar em segurança!

No entanto, e como pode ler no separador relativo às recomendações gerais, o facto de ter uma doença cardíaca não deve ser motivo para adotar um modo de vida sedentário. A atividade física deve fazer parte do seu quotidiano.

Assim, se foi encaminhado para uma consulta de Medicina Física e de Reabilitação visando o início de um programa de reabilitação cardiovascular siga estas recomendações e cuidados antes de iniciar a prática de exercício físico:

  • Procure realizar o exercício num local seguro, de terreno regular para minimizar o risco de quedas. É recomendado que se sinta sempre confortável e que não sinta dor durante a realização do exercício nem no dia seguinte e que não realize atividades para as quais não esteja preparado;
  • Tenha sempre um período inicial (5-10 minutos) de aquecimento e um período final (também 5-10 minutos) de retorno à calma; nestes períodos, deve realizar alguns alongamentos e exercício aeróbio (consulte o separador “Que exercícios devo realizar?”) com baixa intensidade;
  • Realize o exercício num ambiente com temperatura amena, nem muito quente nem muito frio (caso seja no exterior evite as horas de maior calor, no verão, e as de frio, no inverno);
  • Realize os exercícios com roupa e calçado adequados, preferencialmente fato de treino e sapatilhas;
  • Hidrate-se frequentemente ao longo do dia, principalmente na hora antes e na hora após a realização dos exercícios; hidrate-se também durante o exercício, sobretudo se este tiver uma duração superior a 20 minutos, bebendo pequenas quantidades de cada vez; dê preferência a água ou chá sem adição de açúcar;
  • Procure não tomar um banho muito quente pelo menos nos 15 minutos após a realização do exercício;
  • O exercício deve ser sempre confortável. Caso sinta cansaço significativo, dor no peito, falta de ar ou sensação de cansaço acentuado (exaustão), tonturas ou sensação de desmaio, palpitações ou sensação de batimentos cardíacos irregulares, deve interromper a atividade física, sentar-se com as pernas ao nível da cintura (elevadas) e hidratar-se. Se a dor no peito persistir, e for intensa, deve aplicar o comprimido de nitroglicerina (Nitromint®) ou de dinitrato de isossorbido (Flindix®) que lhe foi receitado. Se reverterem, deve interromper a sessão de exercício e comunicar a ocorrência seu médico assistente/médico cardiologista. Se não reverter ou os restantes sintomas persistirem ou agravarem, deve solicitar assistência médica (Ligue 112).

Quais os cuidados a serem tomados antes durante e após a prática dos exercícios físicos?

Lembre-se de se hidratar durante a atividade física em intervalos médios de 20 minutos. Depois dos exercícios, lembre-se de manter a hidratação. 9- Nunca se automedique: caso sinta qualquer desconforto durante ou após uma atividade física, procure um médico. A automedicação é sempre muito perigosa.

Qual é a principal precaução a ser tomada para praticar atividades físicas com segurança *?

Nada melhor que deixar o corpo livre para realizar os movimentos. Atenha-se aos equipamentos de segurança como capacetes e joelheiras. Caso a atividade seja uma caminhada ou corrida, use tênis com meia para fixar o pé e prevenir torções. O alongamento avisa e prepara o corpo para a atividade física.

Que cuidados podem e devem ser tomados para a prática de exercícios físicos em dias de muito calor e de muito frio?

4 cuidados que você deve tomar com a prática de exercícios físicos no calor.
1- Evitar fazer atividades em horários que o sol está muito forte..
2- Mantenha-se o tempo todo hidratado..
3- Use filtro solar..
4- Invista numa alimentação mais leve..

Quais cuidados devem ser tomados para a prática de atividade física de forma segura durante a pandemia?

Além disso, a coordenadora conta que é fundamental continuar seguindo as medidas de segurança ao realizar a prática de exercícios, como: manter o distanciamento; usar máscara; preferir ambientes abertos ou com ventilação adequada; higienizar as mãos com frequência e realizar limpeza adequada dos locais e objetos que ...

Toplist

Última postagem

Tag