Quais os benefícios do chá da casca de laranja seca?

A propriedade mais popular da laranja é a vitamina C, que de geração em geração, ouvimos falar sobre seu poder contra gripes e resfriados. Mas essa fruta tem muito mais a oferecer para a saúde.

O que muita gente não sabe é que a casca da laranja também deve ser aproveitada, pois ela oferece tantos benefícios para a saúde quanto a parte interna da fruta.

Formas de consumir a casca da laranja

As formas mais comuns de consumir a casca da laranja é através de chás, pode também mastigar por uns minutos (para quem aguenta a acidez), além de usar em bolos e geleias, sempre lembrando de lavar muito bem a casca.

Agora, veja algumas propriedades da casca da laranja que, junto de uma alimentação equilibrada, ajudam a manter a saúde em dia.

Melhora a digestão, a acidez estomacal e o trato intestinal

A laranja possui grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório). Assim, ela atua no alívio da azia, flatulência e diarreia.

A laranja também é rica em fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal lento.

Ela é um dos melhores remédios caseiros para evitar a síndrome do intestino irritável, diarreia, e doenças inflamatórias. Dessa forma, também age na flora microbiana que protege o intestino.

Os compostos ativos contidos na laranja exercem um efeito alcalino que ajuda a reduzir a acidez do estômago.

Consumidas em batidos ou na forma de chá, equilibram o pH digestivo e reduzem a formação do excesso de ácido antes as dificuldades digestivas.

Se costuma ter muita azia, depois de detectar qual é o alimento que pode estar causando o problema, pode ser que seu médico recomende consumir uma laranja por dia.

Previne colesterol alto

Os fitonutrientes e os flavonoides já citados na primeira dica, também fazem da casca da laranja um remédio natural para o controle do colesterol.

Estes antioxidantes limpam as artérias e previnem a formação da placa de lipídios que provocam o entupimento e a formação de coágulos.

Dessa forma, melhora sua saúde cardiovascular, reduzindo o risco de hipertensão, ataque cardíaco e derrame.

Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas da casca da laranja, que além da C também é rica em vitamina A, agem no organismo como antioxidantes, que tem o poder de tornar os radicais livres inofensivos à saúde.

Quando em excesso no organismo, os radicais livres dificultam a regeneração das células, deixando o corpo mais sensível a vários tipos de doenças e também alergias.

Melhora a saúde bucal

Mastigar um pouco de casca de laranja diariamente é um hábito que ajuda a refrescar o hálito, manter o controle de bactérias e evitar o amarelamento.

Além disso, a casca da laranja contém extratos e óleos essenciais que formam uma barreira protetora contra os efeitos nocivos da placa e infecções na gengiva. Por isso também é recomendada para diminuir a sensibilidade nos dentes.

Viu só quantas vantagens existem em começar a usar a casca da laranja na alimentação da sua família? Muitas outras frutas que você costuma descartar também podem ser aproveitadas.

E lembre-se de consumir as frutas inteiras, não apenas o suco, para garantir que irá aproveitar as fibras. Só a parte do suco oferece maior quantidade de açúcar. Com as fibras, esse açúcar fica equilibrado e aí sim a fruta irá fazer o seu papel de manter sua saúde em dia.

A casca da laranja é uma rica fonte de nutrientes para o organismo humano, com maior concentração de vitamina C, vitamina A, potássio, flavonoides e antioxidantes do que a polpa da própria fruta. Assim, o chá de casca de laranja se torna um poderoso remédio caseiro para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Os flavonoides, como a hesperidina e a nobiletina, ajudam na prevenção de problemas como pressão alta, diabetes, gripe e câncer. O potássio, por sua vez, é um mineral com propriedades diuréticas, elimina o excesso de líquido corporal e desinchando a barriga, contribuindo com o emagrecimento.

O chá pode ser preparado com a casca da laranja fresca ou desidratada, e pode ser consumido puro ou com ingredientes como a canela, o gengibre e o mel.

Aprenda duas receitas de chá de casca de laranja

Chá de casca de laranja

Ingredientes:
1 colher de sopa de cascas de laranja fresca ou desidratada (sem a parte branca);
200 ml de água.

Modo de preparo:
Ao usar a casca fresca, deve-se lavar bem a laranja antes de descascar. Ferva a água em uma chaleira ou panela. Desligue o fogo, espera a água amornar um pouco e adicione as cascas.

Deixe em repouso por cinco a 10 minutos e beba em seguida, sem adicionar açúcar ou adoçante.

Chá de casca de laranja com canela

Ingredientes:
1 colher de sopa de cascas de laranja fresca ou desidratada (sem a parte branca);
200 ml de água;
1 pedaço pequeno de canela em pau.

Modo de preparo:
Se preferir usar a casca fresca, é importante lavar bem a laranja antes de descascar. Ferva a água em uma panela, apague o fogo, deixe a água amornar um pouco e acrescente a canela em pau e as cascas de laranja.

Tampe e deixe em repouso por cinco a 10 minutos. Retire a canela e as cascas de laranja antes de beber. Evite acrescentar açúcar ou adoçante.

Para se obter os benefícios desse chá, é recomendado manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Cuidados com o consumo do chá

Algumas laranjas podem conter agrotóxicos, substância que pode causar sintomas dor de cabeça, vômitos ou problemas mais graves, como alteração hormonal e câncer. Por isso, sempre que possível, deve-se priorizar as frutas orgânicas ou agroecológicas.

Além disso, é importante evitar a exposição solar até seis horas após manusear as cascas de laranja durante o preparo do chá, pois a casca contém compostos fotossensíveis que podem causar queimadura na pele. (Com informações do portal Tua Saúde)

Melhores dietas para perder peso rápido:

salada1

Dieta Atkins Um dos programas mais famosos do mundo, o regime dá preferência a refeições low carb divididas em quatro fases. A quantidade de carboidratos vai evoluindo conforme se passa pelas etapas, e a ingestão de proteínas é alta. Por ser tão tradicional, existem muitos cardápios, receitas e variações para garantir que o paciente não enjoebarol16, Istock

Avocado, tomato and cheese on toasted bread. Healthy snack, appetizer

Dieta Jenny Craig A dieta é, na verdade, um programa de receitas e algumas refeições prontas, que enfatiza a alimentação saudável e mudança de comportamento. Há acompanhamento de consultores durante todo o processo para garantir que o paciente esteja motivado e informado sobre quantidades e as melhores escolhas. Há um cardápio exclusivo para pessoas com diabetes tipo 2 e um serviço extra de análise de marcadores no DNA para personalizar o tratamentoiStock

bowl of tomato,corn and avocado salad

Dieta Cetogênica Quando o corpo não recebe glicose suficiente da alimentação, começa a quebrar gordura para gerar energia – esse processo é chamado de cetose, e pode ser induzido por longos jejuns ou dietas low carb. A ideia é apostar em gorduras e proteínas e evitar carboidratos, que representariam apenas 15% das calorias diárias. Apesar de interessante para a perda de peso, é preciso fazer a dieta com acompanhamento médico: a longo prazo, o sangue pode se tornar muito ácido e trazer problemas para a saúdeiStock

ola-mishchenko-VRB1LJoTZ6w-unsplash

Vigilantes do Peso – O programa existe há mais de 50 anos e estabelece uma quantidade de pontos para cada tipo de alimento e uma meta máxima diária para cada pessoa, que pode criar o próprio cardápio dentro das orientações. Além disso, há o incentivo a atividades físicas e encontros entre os participantes para trocar experiênciasOla Mishchenko/Unsplash

mantra-media-XPvhzVIeETM-unsplash

Dieta do programa The Biggest Loser O reality show americano retrata pessoas obesas durante o processo de perda exagerada de peso. A ideia é porcionar as refeições em pequenas quantidades, dando preferência a alimentos saudáveis e naturais. Os macronutrientes são equilibrados (esta não é uma dieta low carb) e os participantes são incentivados a manter um diário para controlar o consumo de comidaMantra Media/Unsplash

stir fried vegetables

Dieta Volumétrica – Criada pela nutricionista Barbara Rolls, a ideia é diminuir a quantidade de caloria das refeições, mas mantendo o volume de alimentos ingeridos. São usados alimentos integrais, frutas e verduras que proporcionam saciedade e as comidas são divididas pela densidade energética

0

Para que serve chá de casca de laranja seca?

O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e flavonoides, como a hesperidina e a nobiletina, que contêm propriedades antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na prevenção de problemas, como câncer, pressão alta, diabetes e gripe.

Como fazer o chá da casca de laranja seca?

Coloque a água para ferver, depois adicione as cascas de laranja cortadas (secas ou frescas) e deixe ferver por dois minutos. Cubra e deixe o chá em infusão por 10 minutos. Depois é só coar e servir. Consumi-lo quente pode ser ótimo em dias frios, mas caso deseje também pode refrescar-se com um chá gelado.

Pode tomar o chá da casca de laranja todos os dias?

Aline explicou que “a casca de laranja pode conter agrotóxicos, então, o chá deve ser tomado com moderação, sem exageros. Além disso, grávidas e lactantes devem consultar seu médico de confiança antes de beber a infusão, pois não há evidências científicas que recomendem ou não o seu consumo”.

Quem não pode tomar chá de casca de laranja?

Cuidados e contraindicações. A nutricionista explica que “se for o chá da casca da laranja, teremos mais agrotóxicos, então o ideal é fazer o chá com uma laranja orgânica. Fora isso, não há contraindicações, a única orientação é que gestantes não consumam essa bebida”.

Toplist

Última postagem

Tag