Quais as habilidades e competências que o professor do século 21 tem que ter?

Como deve ser o professor do século 21?

Aproveite para conferir quais são as principais características que destacamos para o professor do século 21.

  1. Boa comunicação. A base do ato de lecionar é comunicar-se com o outro. ...
  2. Criatividade. ...
  3. Pensamento crítico. ...
  4. Capacidade de lidar com as tecnologias. ...
  5. Empatia. ...
  6. Liderança. ...
  7. Curadoria de conteúdo. ...
  8. Capacidade de Inovação.

Qual o papel do professor do século 21?

O professor do século XXI propõe um perfil mais articulador e de viabilização do contato dos alunos, e de suas comunidades, com o conhecimento, num processo participativo, crítico, fundamentado nas aspirações e nos impasses cotidianos.

Quais as principais habilidades do professor do século XXI?

Competências do professor no século XXI

  • Conhecimento interpessoal para saber lidar com a diversidade e o outro, dentro e fora de sala de aula.
  • Conhecimento cognitivo para que alunos desenvolvam o pensamento crítico e alunos saiam da escola letrados, não apenas alfabetizados.

Quem é o professor do século XXI Gilberto Teixeira?

O mundo contemporâneo apresenta mudanças que afetam todos os setores da sociedade, inclusive a educação. Sem capacitação e experiência, os professores continuarão a simplesmente a duplicar suas práticas tradicionais na Internet e não se beneficiarão adequadamente das novas mídias. ...

Como deve ser o perfil do professor da atualidade?

Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático.

Quais são as principais características do professor do século 21.?

  • Aproveite para conferir quais são as principais características que destacamos para o professor do século 21. A base do ato de lecionar é comunicar-se com o outro. A troca entre pelo menos duas pessoas (no caso, o professor e o aluno) é fundamental para a aprendizagem, a não ser que se trate de um autodidata.

Como ser professor no século XXI?

  • Ser professor no século XXI é ter a consciência de que ter informação não é igual a ter conhecimento; que a formação é uma tarefa contínua; que é preciso ler e interpretar a realidade criticamente para transformá-la, agindo em colaboração e respeitando as diferenças.

Qual a nova visão do professor?

  • Ao mesmo tempo, ajuda o estudante a desenvolver a autonomia e o espírito crítico, preparando-o para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Essa nova visão do professor leva-se em conta as mudanças pelas quais a sociedade vem passando ao longo dos anos.

Quais são as ferramentas do século 21?

  • Suas boas ferramentas podem ser utilizadas por alunos e professores, com o objetivo de agregar valor ao processo de aprendizado. Uma das habilidades do século 21 é a empatia, tanto no mundo corporativo, acadêmico quanto em qualquer outro.

3 minutos para ler

Nas diversas mudanças que vemos atualmente, torna-se fundamental que não só os alunos tenham competências específicas desenvolvidas, mas também os professores atualizem suas habilidades para o novo cenário.

Novas tecnologias, ensino híbrido, uma nova sociedade, entre diversos outros pontos fazem com que seja preciso mudar suas perspectivas e atualizar-se para o novo cenário. Por isso, confira a seguir quais são as 4 competências para o século XXI que os professores devem ter.

1. Trazer o protagonismo para os alunos

Uma das principais competências para o século XXI para os professores é saber como trabalhar o protagonismo para os alunos. Isso envolve, por exemplo, uma mudança de paradigma por parte dos profissionais em não estarem mais em um processo hierárquico como superior e, assim, agir de uma forma horizontalizada, andando lado a lado com eles.

Desta forma, é empoderar o aluno para que ele possa buscar o seu próprio conhecimento e ter autonomia com seu aprendizado, sendo ele uma espécie de guia que auxilia a manter no caminho e tirar dúvidas no processo. Além disso, pode também facilitar as trocas e diálogos sobre os temas, com rodas de conversas em sala de aula e impulsionando o conhecimento prático a partir daquilo que ele aprendeu de forma autônoma.

2. Ter acolhimento para os estudantes

Outro ponto fundamental é que os estudantes do século XXI encontrem nos educadores figuras de confiança em que possam ter o acolhimetno necessário em momentos de dúvidas e dificuldades. A partir do momento em que ele toma protagonismo da sua trajetória educacional, é muito comum sentir-se, em muitos momentos, à deriva. O papel do educador, e uma competência que deve ser desenvolvida também, é o acolhimento.

3. Trabalhar a educação inclusiva

Há alguns anos, de forma inadequada, os alunos especiais eram tratados fora do ambiente com os demais alunos, por acreditarem que eles não teriam capacidade de acompanhar os conteúdos. Atualmente temos uma outra visão sobre o tema: a educação inclusiva.

A partir disso, há a necessidade de que os professores aprendam a trabalhar essa competência, para que todos possam fazer parte deste ambiente, auxiliando a criar estudantes que saibam lidar com a diversidade no dia a dia.

4. Saber utilizar as tecnologias

Outro ponto importante é, também, saber utilizar as tecnologias disponíveis e trazê-las para o ambiente da educação. Afinal, muitas delas são aliadas importantes para este fim e permitir que novas potencialidades possam existir no ambiente pedagógico.

Por exemplo, é a partir de diversas tecnologias, entre elas plataformas educacionais e busca de novos conteúdos, que torna-se possível trazer a metodologia ativa para a sala de aula. Com isso, o aluno pode desenvolver um trajeto de aprendizado para além da sala de aula, com a condução do profissional como um tutor que o guia nesse momento.

Agora que você sabe quais são as competências do século XXI que devem ser adotadas em sala de aula, inclusive, por professores, é o momento de colocar esse conhecimento em prática e continuar aumentando seu aprendizado.

Para isso, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo informativo nosso!

Quais são as competências de um professor no século 21?

Conhecimento interpessoal para saber lidar com a diversidade e o outro, dentro e fora de sala de aula. Conhecimento cognitivo para que alunos desenvolvam o pensamento crítico e alunos saiam da escola letrados, não apenas alfabetizados.

Quais são as habilidades e as competências que o professor da atualidade deve ter?

Foram apresentadas aos respondentes 12 competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, domínio da área de conhecimento, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia.

Quais as principais competências do século XXI?

Resolução de problemas complexos. O mundo como conhecemos muda constantemente e saber resolver problemas complexos de forma rápida e eficiente é uma das características mais procuradas no mercado de trabalho atual. ... .
Pensamento crítico. ... .
Atitude empreendedora. ... .
Orientação por resultados. ... .
Criatividade..

Quais são as habilidades que um professor deve ter?

Sendo assim, o professor é um dos principais agentes na construção de cidadãos e profissionais éticos e qualificados. Algumas soft skills que podem ser desenvolvidas em sala de aula incluem o pensamento crítico, a comunicação eficaz, a resiliência, a empatia, o empreendedorismo e a liderança.

Toplist

Última postagem

Tag