Quais as doenças que o mofo pode causar?

O mofo pode causar alergia na pele, rinite e sinusite porque os esporos dos fungos presentes no mofo ficam pairando pelo ar e entram em contato com a pele e com o sistema respiratório provocando alterações.

Outras doenças que também podem ser causadas pelo mofo são problemas oculares que se manifestam através de olhos vermelhos e lacrimejantes, asma e pneumonia, que afetam especialmente pessoas acamadas, idosos e bebês.

Por isso além de tratar a doença que se instalou é fundamental eliminar o mofo dos ambientes que o indivíduo frequenta.

1. Como tirar o mofo da casa

Para tirar o cheiro de mofo da casa é importante:

  • Verificar as calhas e telhas do telhado, observando se estão partidas ou acumulando água;
  • Utilizar tintas anti-mofo para cobrir as paredes com muita umidade;
  • Colocar desumidificadores em cômodos sem janelas ou com muita umidade, como cozinha, banheiro ou porão;
  • Ventilar diariamente a casa, abrindo as janelas durante, pelo menos, 30 minutos;
  • Ventilar os armários, pelo menos, uma vez por semana, evitando encher demasiado o espaço interior;
  • Deixar um espaço entre os móveis e a parede, para permitir a passagem de ar;
  • Limpar bem os locais escondidos por móveis, tapetes ou cortinas;
  • Utilizar as tampas das panelas enquanto se cozinha;
  • Manter a porta do banheiro fechada durante o banho, para evitar que a umidade se espalhe.

2. Como tirar o mofo da roupa

Para tirar mofo de roupa é recomendado:

  • Roupa branca: misturar 1 colher de sal com suco de limão e vinagre. Depois esfregar sobre o tecido afetado pelo mofo, enxaguar e deixar secar bem. Outra técnica é misturar 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de detergente de louça e 50 ml de água sanitária e deixar a roupa de molho 20 minutos;
  • Roupas coloridas: molhar o tecido, com mofo, em suco de limão e depois esfregar delicadamente durante 5 minutos. Enxaguar a roupa e deixar secar;
  • Couro: limpar a peça com um pano molhado em vinagre de maça e depois hidratar o local com vaselina ou óleo de amêndoas.

A roupa usada frequentemente deve ser lavada, pelo menos 1 vez por mês, para evitar o desenvolvimento de mofo. Já a roupa que se encontra guardada por mais de 3 meses, deve ser colocada para arejar durante algumas horas e, depois, lavada.

3. Como tirar mofo das paredes

Para tirar mofo da parede, uma boa solução é borrifar com cloro, ou cloro diluído em água no caso de mofo leve, e depois limpar com um pano e secar com um secador, o local onde estava o mofo.

Porém, outra boa forma de tirar mofo da parede é raspar a placa de fungos, limpar a parede com um pano molhado em vinagre e depois secar.

4. Como tirar mofo do guarda roupa

Uma excelente maneira de tirar mofo do guarda roupa consiste em:

  1. Retirar todas as roupas do armário;
  2. Colocar 1 litro de vinagre para ferver;
  3. Retirar a panela do fogo e deixar arrefecer dentro do guarda fatos;
  4. Esperar 2 horas, retirar a panela e colocar a mistura em um borrifador;
  5. Borrifar os locais com mofo e depois passar um pano molhado no local.

Após limpar o guarda roupa, é importante deixar as portas do armário abertas para que o material seque e o cheiro seja eliminado.

Veja como tratar alergias que podem estar relacionadas ao mofo em:

  • Remédio caseiro para alergia
  • Remédio caseiro para alergia respiratória
  • Remédio caseiro para coceira na pele

Onde o mofo é encontrado?

Embora os mofos cresçam melhor em condições quentes, molhadas ou úmidas, eles podem sobreviver em quase qualquer lugar onde haja umidade e nutrientes suficientes.2,8 A maioria das espécies prefere temperaturas de 15 a 30 °C, mas algumas podem crescer na faixa de 35 a 50 °C.2 Ao ar livre, esse tipo de fungo pode viver em uma infinidade de meios, incluindo solo, poeira, toras apodrecendo, folhas caídas, compostagem, gramíneas e ervas daninhas. Algumas espécies também podem invadir várias plantações, como trigo, aveia, cevada e milho, e podem ser encontradas em alguns temperos e na maconha.7,12

A prevalência de mofo em ambientes internos nos climas frios é de 5 a 10%, mas esses números aumentam para 10 a 30% em climas quentes.8 Além de colonizar moradias, o mofo também pode prosperar em padarias, cervejarias, celeiros, queijarias e estufas.7 Dentro de casa, o fungo pode ser encontrado em locais úmidos, como porões e banheiros, onde cresce em várias superfícies, incluindo portas de chuveiro, bandejas de gotejamento de geladeira, plantas domésticas, condicionadores de ar, umidificadores, latas de lixo, tapetes, telhas, isolamento, madeira, pintura, drywall, colchões, móveis estofados e travesseiros.2,7 Além disso, o mofo pode colonizar alimentos, invadindo a superfície e seu interior. Ou seja, quando um alimento mostra crescimento intenso de mofo na superfície, as raízes do mofo (fios muito finos, talvez invisíveis) podem ter penetrado profundamente em seu interior.4

Quais são os sintomas da doença do mofo?

Sintomas de doenças causadas por mofo.
Dores de cabeça;.
Cansaço repentino;.
Dores musculares;.
Tosse crônica;.
Problemas visuais;.
Falta de ar;.
Problemas de atenção e perda de memória;.
Entre outros..

O que acontece se respirar mofo?

Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

O que o mofo causa no corpo humano?

Tipos de doenças causadas pelo mofo Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.

Faz mal dormir no quarto com mofo?

As áreas com bolor produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas. Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.

Toplist

Última postagem

Tag