Quais as chances de engravidar com o DIU?

  • Homepage
  • Serviços
  • Diu Mirena
  • Uso O Diu De Cobre A 5 Anos. Qual A Possibilidade De Sair Do Lugar, E Se É Possível Engravidar?

3 respostas

Uso o DIU de Cobre a 5 anos. Qual a possibilidade de sair do lugar, e se é possível engravidar?

Olá. Após a inserção do DIU de cobre você deverá fazer um ultrassom. Se o DIU estiver dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino, você está protegida contra a gravidez.
Após este primeiro ultrassom, novos exames não são necessários. O controle do posicionamento do DIU pode ser feito através do fio do DIU em relação ao orifício externo do colo uterino.
Se o DIU estiver bem posicionado ao ultrassom e o fio do DIU estiver adequado nas consultas ginecológicas, o risco de falha do DIU de cobre é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%). Esse risco de falha é o mesmo da laqueadura tubárea, o método definitivo.
O risco de descolamento do DIU é muito baixo. Fique tranquila. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

A chance de falha do Diu de cobre é a mesma do anticoncepcional menos de 1% . Hoje em dia os trabalhos científicos mostram que não importa se está no fundo do útero . Em qualquer lugar que ele estiver irá liberar o cobre e impedir a gravidez. ATT.

fez ultrassom de controle?! está normoposicionado no laudo?! se está. nao saiu do lugar... a chance de gravidez é minima. mais seguro que camisinha, mas ideal é usar camisinha para evitar contrair doencas sexualmente transmissiveis. conversa com seu medico. a disposicao.

  • Existe distância certa do fundo do útero para o posicionamento do Diu? O médico que fez minha ultra disse que ele poderia estar "mais fundo" e sugeriu reposicionar, porém o ginecologista disse que não se considera mais essas distâncias, que estando na posição certa acima do colo do útero já é o correto.
  • Estou a mametando ,meu filho vai fazer 1 ano,coloquei o diu sem tá menstruada mais fiz um teste e deu negativo,já estou com ele a 1 mês e ainda não menstruei ê normal?
  • Estou com o DIU de cobre vencido há 4meses.Tem perigo de engravidar ???
  • e normal ter queda de cabelos apos 1 ano depois de colocar o diu de hormonal
  • Oi tenho um diu vencido a 2 anos estou mesntruando é normal
  • bom dia, estou com um diu de cobre e ele venceu no dia 29/11 a troca só vai ser feita apos 1 mes corro risco de engravidar nesse periodo? ou ele continua fazendo efeito ?
  • Gostaria de saber sobre o diu de mirena, será que ele engorda?
  • Estou com DIU mirena vencido a 11 meses , ainda não retirei , preciso saber se posso começar a tomar uma pílula para garantir o risco de gravidez indesejada mesmo antes de tirar o DIU ?
  • Coloquei o diu a 8 meses e estou sempre sangrando ontem começou vir mais forte e hoje quando levantei vi qui tinha um pouquinho de infecção junto no meio do sangue é normal?
  • Estou usando o diu de cobre a 1 ano gostaria de saber se tem alguma problema em eu tomar um mês pílula,pois vou viajar e não quero menstruar?.. Antes do diu tomava Desostrel..

Nossos especialistas responderam a 2052 perguntas sobre DIU mirena

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

A ginecologista e obstetra Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe, explica o que acontece se a mulher engravidar usando o DIU. É raro, mas pode ocorrer

Você sabia que há vários tipos de DIU? A Dra. Ligia Santos conta que existe o DIU de cobre/prata (não hormonal) e o DIU hormonal - e que ambos têm mecanismos diferentes de funcionamento.

E o que fazer quando a mulher que usa DIU quer engravidar ou se ela engravidar usando o DIU?

"Eu costumo defender o DIU, é um método contraceptivo extremamente eficaz, tem mais de 99% de chance de eficácia", diz a Dra.Ligia. O DIU de cobre, por exemplo, tem 3 cm de diâmetro, é uma haste de plástico revestida com metal, em formato T (veja vídeo) e tem um "fio", usado na hora de retirar. A retirada é feita no momento em que a mulher quiser, ou quando vencer o prazo de validade.

Veja também

  • Com a Covid-19, busca por congelamento de óvulos aumenta
  • Covid-19: quem permite que as mães morram?
  • Gestação e os ouvidos da grávida e do bebê

O DIU de cobre ou prata libera íons que vão agir no muco cervical, tornando o local "ruim" para o espermatozóide, não deixando que ele chegue até o útero. Mas o DIU não impede a ovulação. Eventualmente pode acontecer de as barreiras falharem e a mulher engravidar com DIU. Se isso acontecer, é só retirar o DIU, que deve estar dentro da cavidade uterina. É preciso fazer um exame de ultrassom para ver se o DIU não se deslocou, o que pode acontecer.

Em caso de gravidez, o DIU deve ser retirado antes da 12a semana de gestação. A retirada pode colocar sim a gestação em risco, mas é necessária.

Se tiver passado das 12 primeiras semanas de gestação, não dá mais para retirar o DIU, vai ter que ficar lá dentro até o nascimento. Isso não provoca malformação no bebê, mas pode colocar em risco a gestação, provocando infecções e até aborto.

Se tudo correr bem, o DIU sai com a placenta no momento do parto.

A médica alerta que se a gravidez acontecer com o DIU, ela pode ser ectópica, que é fora da cavidade uterina. Neste caso não há como levar a gravidez adiante e tem que fazer uma cirurgia para retirar o DIU e o feto, já que esta gestação não tem como evoluir e pode colocar a mãe em risco.

A mulher que eventualmente perder uma das tubas uterinas por causa de gestação ectópica ainda poderá conseguir engravidar, já que são duas tubas.

A ginecologista ressalta novamente que a gestação com DIU é muito rara de acontecer, "nenhum método contraceptivo tem cobertura de 100%, mas o DIU é um dos melhores dispositivos. Ele pode ser colocado em qualquer fase do ciclo menstrual e a inserção é muito simples. Um método eficaz e de longa duração", finaliza a médica Ligia Santos.

Assista aqui explicação da Dra. Ligia Santos sobre o DIU

Quais os sintomas de uma gravidez com o DIU?

Os sintomas de uma gravidez com DIU são semelhantes a qualquer outra gestação e incluem:.
Náuseas frequentes, especialmente após acordar;.
Aumento da sensibilidade nas mamas;.
Surgimento de cólicas e inchaço da barriga;.
Aumento da vontade para urinar;.
Cansaço excessivo;.
Alterações de humor repentinas..

É possível engravidar com o DIU no lugar?

Quais as chances de engravidar com DIU? Como acontece com a maioria dos métodos contraceptivos, a probabilidade de uma mulher ficar grávida mesmo usando um dispositivo intrauterino são muito pequenas, em torno de 0,2% e 0,7%. Contudo, a possibilidade de engravidar não deixa de existir.

O que acontece se eu engravidar com o DIU?

"Quando a mulher está com o DIU e acontece uma gravidez, a mulher pode, nos primeiros meses de gestação, retirar o DIU ou deixar a gestação evoluir. Deixar o DIU não irá causar uma má formação no bebê ou causar alguma lesão ao bebê", explica Vilarino.

Qual a chance de falha do DIU?

Verdade. Segundo um estudo da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o índice de falha do DIU de cobre varia de 0,2 a 0,8%, contra 9% da pílula anticoncepcional e 20% das camisinhas (no uso típico, ou seja, levando em consideração as falhas no uso).

Toplist

Última postagem

Tag