Quais ações devem ser evitadas durante a realização da microscopia óptica?

O que é um Microscópio Profissional?

  • O que é um Microscópio Profissional?
  • O que identifica um bom Microscópio
  • Dicas ao utilização
  • Como é um Microscópio para Estudante?
  • Limpeza de um Microscópio Óptico
  • Os materiais necessários à limpeza do microscópio óptico
  • Como realizar a Limpeza de um Microscópio Profissional?

O microscópio profissional  é o aparelho de laboratório muito utilizado em rotinas microbiológicas, na prática de atividades dentro do laboratório.

Sua aplicação (que tipo de amostras/objetos você pretende visualizar) é o fator mais importante na escolha de um microscópio. 

O que você precisa ver e o que deseja fazer com essa imagem determinará que tipo de microscópio você precisa; ao contrário do conhecimento comum, existem muitos tipos diferentes de microscópios, e nenhum microscópio pode ver tudo. 

Assim como em qualquer indústria, a chave para o sucesso com a microscopia é ter a ferramenta certa para o trabalho em mãos.

Desde um pequeno laboratório  de análises clínicas até em um laboratório universitário exigem que o microscópio profissional  esteja presente nas rotinas.

O que identifica um bom Microscópio

Um microscópio profissonal deve priorizar a qualidade de suas partes, pois como o nome diz será de uso profissional.

Quando for comprar um microscópio profissional leve em consideração a sua composição, a qualidade de suas lentes e de seus componentes. Um microscópio profissional pode funcionar a bateria para poder fazer experimentos em campo também.

O manuseio de equipamentos para laboratório requerem  alguns cuidados e atenção. As atividades com microscópio profissional  necessitam de limpeza periódica e manuseio correto. Jamais arraste ou dê solavancos no microscópio.

Dicas ao utilização

1. Antes de ligar o microscópio à tomada, verificar se o potenciômetro da lâmpada está no mínimo (caso não esteja, poderá queimar a lâmpada);
2. Verificar se a lente objetiva posicionada para observação é a de menor aumento (4x – vermelha); caso não esteja, posicioná-la;
3. Baixar a mesa ao mínimo para evitar raspar a lente na lâmina para microscopia colocada sobre ela;
4. Colocar a lâmina para microscópio sobre a mesa e subir lentamente até encontrar o foco do objeto;
5. Para passar a lente objetiva para os próximos aumentos não há necessidade de alterar a altura da mesa, mas sim, acertar o foco após a mudança

Como é um Microscópio para Estudante?

Um microscópio para estudantes de ensino fundamental pode ser um microscópio binocular e também uma  lupa para laboratório já para pesquisa e desenvolvimento requer um microscópio com recursos avançados. Tudo vai depender da aplicação, do tipo de amostra  e do orçamento para a compra.

Limpeza de um Microscópio Óptico

A limpeza da parte óptica deve ser criteriosa, uma vez que dela depende o perfeito funcionamento do microscópio. Cuidados especiais devem ser tomados com lentes, filtros e espelhos.

Os materiais necessários à limpeza do microscópio óptico

• Algodão;
• Solução de limpeza (50%éter sulfúrico PA, 50% clorofórmio PA);
• Cotonete caseiro ou palito isento de ferpas, com ponta envolvido com algodão;
• Borrifador;
• Panos limpos, de um tecido macio que não solte fiapos;

Como realizar a Limpeza de um Microscópio Profissional?

  • Após estas observações, inicia-se a limpeza do microscópio de baixo para cima, ou seja, limpam-se os vidros e espelhos da base, da lâmpada, até chegar-se ao topo, nas oculares.
  • Para a limpeza de fungos utiliza-se água oxigenada a 10 volumes.
  • O procedimento para aplicação é o seguinte:  segura-se o cotonete sem tocá-lo, para evitar depositar gordura das mãos no algodão.
  • Segura-se a lente, pela lateral, limpando as duas superfícies.
  • Inicia-se a aplicação pelo centro, fazendo-se um movimento em espiral, conforme indicado na Figura .

  • O mesmo procedimento é utilizado na limpeza de espelhos.
  • Para a limpeza das lentes com manchas de gorduras ou outras que não fungos, executa- se o mesmo procedimento anterior, porém com a solução de limpeza.
  • Os filtros e lentes de plástico ou acrílico não podem ser limpos com a solução de clorofórmio e éter sulfúrico, pois isto danificaria a sua superfície tornando-os opacos. Utiliza-se para isto álcool etílico.

Em caso de utilização de capas protetoras para o  microscópio profissional  , estas não deverão ser de plástico, pois este retém a umidade, mas sim de pano ou qualquer outro tecido que permita a aeração do microscópio e que não solte fiapos.

Precisa de Microscópios Profissionais? Consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte ://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/CT03_96ID-j5WAdOor9b.pdf

    • 537

    Quais os cuidados devemos ter com o microscópio óptico?

    Não utilizar solventes excessivamente, pois podem danificar as lentes. Manter a platina do microscópio limpa e seca. Se houver algum resíduo de óleo de imersão, limpar com um pano umedecido com xilol. Limpar a superfície do equipamento com um pano umedecido em água.

    Quais os principais cuidados que devemos ter ao ligar e desligar o microscópio?

    Desligando o microscópio: Reduza a intensidade de luz da lâmpada até que ela se apague. Desligue então o botão liga/desliga. Se utilizou óleo de imersão, limpe a objetiva de 100X com um papel macio e depois com um cotonete embebido em solução de limpeza (50% éter sulfúrico, 50% clorofórmio).

    O que não pode ser visto no microscópio óptico?

    Como a célula, pelas suas dimensões, não permite uma observação a olho nu, o seu estudo e o das suas partes componentes tem de efetuar-se com a ajuda de um instrumento como o microscópio.

    Quais requisitos devem apresentar o material biológico para a análise em microscópio óptico?

    Para obter cortes usando um micrótomo, o material biológico deve passar antes por duas fases: a fixação e a inclusão. A fixação consiste em usar substâncias químicas conhecidas como fixadores (formol, ácido acético, álcool) para matar rapidamente as células, conservando sua estrutura por longo período de tempo.

    Toplist

    Última postagem

    Tag