Porque as pessoas que se amam se separam?

SEPARAÇÃO: Por que os casais se separam? (parte I)

Separação… O assunto é muito mais complexo do que parece.

Talvez eu pudesse escrever páginas e mais páginas sobre o assunto…

Creio que podemos escolher alguns pontos especiais, alguns ângulos, para olhar e abordar o assunto.

Talvez aquilo que escreverei pareça absurdo, mas convido você, por um momento, a “agir como se” o que vou dizer fosse a mais pura verdade e fizesse total sentido… É só um exercício, só uma maneira de pensar e ver as coisas…

As pessoas NÃO se separam ou se afastam porque o amor acabou.

Sim. É exatamente isso que penso. Não é a falta ou término do amor que faz com que as pessoas se distanciem, é o distanciamento que faz parecer que as pessoas não se amam.

São vários os fatores que podem agir em conjunto ou separadamente para a separação de um casal, por exemplo:

  • Redução da importância do carinho;
  • Perda dos códigos;
  • Quebra de acordos, tácitos ou explícitos;
  • Defesa de valores, conscientes ou inconscientes.

Os casais se separam porque o carinho deixa de ser importante…

O dicionário Aulete Digital define “carinho” da seguinte maneira, a saber:

  1. Sentimento de apreço por algo ou alguém: Tem muito carinho pelo neto.
  2. Manifestação física de afeto; AFAGO; CARÍCIA: Fez um carinho no gato.
  3. Qualquer manifestação ou expressão de afeto (palavra, ação, presente etc.)
  4. Cuidado, desvelo: Fez suas tarefas com muito carinho.

Então, pensemos nos pequenos – mas necessários – carinhos expressos no dia a dia: o beijo na boca, o olhar penetrante, o toque sutil, a palavra branda, o gesto atencioso, o elogio, o café na cama, a carona, o relevar a presença inoportuna de pessoas queridas pelo cônjuge ou parceiro etc…

Sou psicoterapeuta. Lembro-me de inúmeros casos atendidos… as queixas… as desatenções…

  • “Antes, até para ir à padaria, na esquina, ele se despedia com um beijo na boca…”
  • “No começo, se fosse possível, dormíamos abraçados até no verão… Agora, no inverno –  se bobear –  a gente nem se aproxima…”

E eu fiquei pensando nos pequenos gestos que tornavam leves e prazerosos os momentos ao lado da pessoa que você escolheu – e que também escolheu você…

E penso então se as opiniões e/ou mágoas são mais importantes que os sentimentos…

Na próxima parte, vou  me aprofundar mais no assunto, por isso não deixe de acompanhar a continuação deste artigo.

Gostou do artigo? Quer saber mais por que os casais se separam e conversar sobre a separação de um casal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até a próxima!

Valdecy Carneiro
//valdecycarneiro.com.br/

Confira também: Ser Feliz é Uma Escolha!

  • Sobre

Valdecy Carneiro estuda e pratica com Estados Alterados de Consciência (EACs) há 36 anos. Psicólogo, Especialista em Medicina Comportamental (UNIFESP), Doutorando em Psicologia (UCES/Argentina), Programador Neurolinguista (PNL), Professor de Cursos de Coaching, Hipnose e Programação Neurolinguística e Palestrante. Desenvolveu a metodologia “Reprogramação Mental em 10 Sessões – com PNL & Hipnose”. Criador do “Protocolo Carneiro Para Síndrome do Pânico”, que trata Transtorno de Pânico em apenas três sessões. Apresentou o programa “Reprogramação Mental” pela Rádio Mundial 95,7 FM. Coautor dos livros “Manual Completo de PNL” e “Excelência no Atendimento ao Cliente” e autor dos livros “A Arte da Guerra Para o Coaching” e “Segredos da Terapia SuperBreve”, ambos a serem publicados em breve. É fundador e presidente da Sociedade InterAmericana de Hipnose e da Sociedade InterAmericana de Coaching e criador da Universidade da Hipnose.

Porque as pessoas se separam?

Cerca de 37% das pessoas afirmam que se separaram pelo cansaço da convivência, uma espécie de fastio, de tédio que elas sentem em função dos anos e anos de relacionamento rotineiro. Há muitos casamentos que são embalados pela mesmice, pela rotina.

Porque duas pessoas que se amam se separam?

Uma das razões pelas quais um casal apaixonado se separa geralmente é a falta de valorização. Há ocasiões em que o tempo nos prejudica e o faz de uma maneira muito específica. É muito comum começar a tomar muitas coisas como certas: as ações do outro, os esforços, os detalhes, as vontades, as virtudes…

Por que tantos casais se separam?

Falta de comunicação e de investimento na relação lideram os desentendimentos que levam ao término, apontam psicóloga de casais e advogada de família. Os motivos que fazem as pessoas quererem ficar juntas são bem conhecidos - o amor, a vontade de estar perto, o sonho de um futuro em comum.

É normal querer se separar?

Muitos casais passam por crises no relacionamento. Algumas são passageiras, outras nem tanto. Portanto, se você ainda tem dúvidas se deve continuar o relacionamento ou partir para outro, fique tranquilo. Isso é absolutamente normal.

Como lidar com a separação Se Ainda Existe Amor?

E para ajudar você nesse processo, compartilhamos algumas dicas sobre como enfrentar a separação se ainda há muito sentimento em jogo.

  1. Não busque retaliações. ...
  2. Não alimente brigas. ...
  3. Dê tempo ao sofrimento. ...
  4. Busque seu próprio caminho. ...
  5. Se há dependência, procure ajuda.

Por que os casais se separam depois de ter filhos?

Existem pelo menos cinco causas bastante comuns que levam ao rompimento do casamento após o nascimento do bebê. São elas: a depressão pós-parto, os problemas financeiros, o ciúme do pai, a diminuição do contato sexual e os problemas de comunicação.

Quando é o momento de se separar?

Seja qual for o seu caso, preparamos uma lista com alguns dos sinais que revelam: está na hora de se divorciar

  1. A comunicação é inviável;
  2. A paixão chegou ao fim;
  3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade;
  4. Vocês têm ambições diferentes;
  5. Há falta de parceria no casamento;
  6. A relação se tornou violenta.

O que leva uma pessoa a se separar?

Falta de comunicação e de investimento na relação lideram os desentendimentos que levam ao término, apontam psicóloga de casais e advogada de família. Os motivos que fazem as pessoas quererem ficar juntas são bem conhecidos - o amor, a vontade de estar perto, o sonho de um futuro em comum.

Quando duas pessoas se amam e não podem ficar juntas?

Não é incomum vermos pessoas que se amam intensamente, mas não funcionam juntas. Porque o amor sozinho não basta. Mesmo existindo amor muitas vezes coexistem as crises, conflitos e desentendimentos constantes, culminando em um amor disfuncional.

Qual o maior motivo de separação dos casais?

O excesso de expectativa é a causa mais comum para o divórcio, tendo em vista que resulta em frustração recorrente e, no final das contas, causa diversos conflitos que só tendem a piorar. É por isso que todos os especialistas em comportamento a dois indicam: é necessário dialogar.

O que significa quando um casal se separa?

Isso ocorre antes do divórcio, ou seja: o casal vive como em um relacionamento já terminado. Este espaço entre o fim de fato de um casamento e sua determinação oficial pelo divórcio é tradicionalmente chamada de separação de corpos.

Toplist

Última postagem

Tag