Porque apesar da água doce ser um recurso renovável grande parte dela não está disponível?

O Planeta Terra está aparentemente inundado por água - nós o chamamos “de Planeta Azul”.


Mas quanta água se encontra disponível? Muito pouca.

Somente 2,5% de toda água da Terra é água doce e mais de 97% é água salgada.

Desses 2,5% de água doce, mais de dois terços (68,7%) estão congelados em forma de neve e gelo, e mais de um terço está armazenado abaixo da terra como águas subterrâneas. Isto significa que somente 0,3% de toda a água doce do planeta encontra-se prontamente disponível na forma de águas de superfície nos lagos, pântanos, rios e córregos (Gleick, P.H., 1996: Recursos de água. Na Enciclopédia de Clima e Tempo).



Abastecimento de água doce no mundo, clique para ampliar o diagrama

É surpreendente quando pensamos que a população global e todas as espécies vivas são sustentadas por uma quantidade tão pequena de água no planeta! Por quanto tempo isso será possível?

A água está circulando constantemente ao redor do planeta através de um sistema chamado de “ciclo hidrológico”. Veja o vídeo a seguir para aprender mais sobre como a água segue seu caminho ao redor do mundo e contribui com a presença de diferentes ecossistemas em todo o planeta.

Do ponto de vista humano, a água está sempre no lugar errado, de forma errada, ou disponível no momento errado. Isso porque a disponibilidade da água depende do seguinte:

  • A quantidade de água existente em um país ou região - por exemplo: precipitação, a presença de rios ou lagos e águas subterrâneas armazenadas;

  • O número de pessoas e usos que a água tem de sustentar - sua demanda/consumo individual de água.

Apesar da quantidade absoluta de água doce na terra sempre permanecer aproximadamente a mesma, a desigualdade da distribuição de água e os povoamentos humanos continuam a criar cada vez mais problemas de disponibilidade e acessibilidade da água doce. A incerteza em relação à disponibilidade de água é um desafio encarado por um número crescente de países, e algo que pode causar impacto sobre o crescimento econômico.

A escassez da água ocorre quando a quantidade de água retirada dos lagos, rios ou água subterrânea é tão grande, que os suprimentos não são mais adequados para atenderem todos os requisitos humanos ou do ecossistema, o que resulta no aumento da competição entre os usuários da água e outras demandas.

Atualmente, em torno de 40% da população mundial mora em áreas carentes de água. Essa projeção é de 50 a 65% para 2025. Por volta de 2050, aproximadamente metade da população mundial estará morando em áreas onde haverá escassez de água, e 90% de todo o crescimento populacional irá ocorrer nessas regiões.
 

Água no século 21



Previsão de disponibilidade de água por pessoa em 2025, fonte: United Nations Environment Programme

P. Localize o seu país no mapa. Qual será a situação da água em 2025?

P. Você poderá ser afetado pelas mudanças relativas à disponibilidade da água (direta ou indiretamente)? Caso positivo, por que razão? Caso negativo, você tem certeza?


Leia, no fim deste módulo, como as atitudes em relação à água estão mudando.

Dê uma olhada nas páginas do item Hora da Ação para ter ideias de como reduzir o seu impacto sobre os sistemas de água doce agora e no futuro.

Apesar de estarmos vendo a disponibilidade da água em termos de necessidades humanas, ela também é uma necessidade vital para todos os seres vivos e ecossistemas que os sustentam, e nós também, através dos serviços ecossistêmicos. Mais de 1,4 bilhões de pessoas moram em bacias hidrográficas, onde os níveis modestos de necessidades ambientais de água já se encontram em conflito com a utilização atual da água e, esse número está crescendo (Smakhtin, V.; Revenga, C.; e Döll, P. 2004).

Se assumirmos a necessidade de satisfazer esta exigência ecológica de água, isso, provavelmente, irá agravar a escassez de água para a utilização humana. O que nos coloca em um dilema futuro - a necessidade humana por água (para todas as nossas “necessidades”, não só para beber e higiene), ultrapassa a necessidade ecológica? E caso ultrapasse, quais serão os custos a longo prazo”?

A nível global, não só contamos com menos de 1% de toda a água doce para sustentar uma estimativa de 7 bilhões de pessoas por todo o mundo, mas a água acessível está distribuída de forma desigual.

Leitura Adicional

Cuidando das Águas - A presente publicação é produto de uma parceria da Agência Nacional de Águas (ANA) com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). E, traz informações sobre a poluição dos recursos hidricos e possíveis soluções.

Próximo > Por que investir em água?

Por que apesar da água doce ser um recurso renovável grande parte dela não está disponível?

Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2.5% está presa em geleiras. Dos 0.5% de água restantes no mundo, a maior parte está presa em aquíferos subterrâneos, dificultando o acesso humano.

Por que a maior parte da água doce do planeta não está acessível para o consumo?

Ainda assim, entre a água doce, a maior parte encontra-se concentrada nas geleiras, além de haver uma grande quantidade indisponível pela poluição dos recursos hídricos ou pela inacessibilidade de alguns reservatórios subterrâneos.

Por que apenas uma parte da água doce do planeta está disponível para consumo?

Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo.

Por que a água doce é um recurso limitado?

Isso porque a disponibilidade da água depende do seguinte: A quantidade de água existente em um país ou região - por exemplo: precipitação, a presença de rios ou lagos e águas subterrâneas armazenadas; O número de pessoas e usos que a água tem de sustentar - sua demanda/consumo individual de água.

Toplist

Última postagem

Tag