Por que o esporte masculino recebe mais investimentos do que o feminino?

(Instagram/rayssalealsk8)

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio trouxeram à tona uma discussão antiga, mas ainda pouco resolvida: o investimento no esporte brasileiro. Na ausência de um poder público eficiente, patrocínios e apoios de grandes marcas se fazem extremamente necessários para suprir, justamente, essas carências. É o que faz a construtora MRV desde março do ano passado, apostando no investimento no esporte feminino através do projeto #ElasTransformam.

Com tradição no mundo do futebol, a MRV viu uma oportunidade de entrar também no mercado olímpico e paralímpico, apoiando uma causa de inclusão e empoderamento. Desde março de 2020 até, pelo menos, março de 2022, 12 atletas compõem o time da marca.

São elas: Kahena Kunze (Vela), Lorrane Ferreira (Natação), Luisa Baptista (Triathlon), Luiza Fiorese (Vôlei Sentado), Rayssa Leal (Skate), Silvana Lima (Surfe), Aline Silva (Luta Olímpica), Ana Patrícia (Vôlei de Praia), Ana Sátila (Canoagem), Beatriz Ferreira (Boxe), Bruna Takahashi (Tênis de Mesa) e Flávia Saraiva (Ginástica Artística).

“A MRV tem muita tradição de patrocínio esportivo, é uma trajetória de mais de 25 anos. E o que a gente entende hoje é que o esporte é uma plataforma de inclusão social, de conversas relevantes e de negócios. Então a gente percebeu que tinha uma oportunidade muito grande abraçando a causa das mulheres. Já estamos muito fortes no futebol, que conversa com a massa, e abraçamos também essa outra frente. E é uma causa que a gente está de mãos dadas, que é a representatividade feminina e do empoderamento”, explicou Alexia Drummond, diretora de marketing da MRV, ao Olimpíada Todo Dia. 

(Divulgação)

Força digital

A estratégia de investimento no esporte feminino da MRV para o projeto #ElasTransformam foi além da simples exposição do nome da marca e explorou algo que, hoje, tem um poder enorme: a força das plataformas digitais e da influência das atletas.

“Em geral, as pessoas fazem a expansão da marca no uniforme, no boné, carro de corrida… E o nosso combinado com as meninas foi outro. A gente usou a força desse time de atletas no digital. O quanto elas poderiam ter potencial para aumentar a nossa mensagem, dado que tem uma causa envolvida. Então quanto mais a gente conseguisse fazer as meninas se envolverem com as mensagens chave que a MRV tem para esse projeto, para multiplicar para as audiências delas, maior seria nossa chance de reverberar isso, de tornar a marca mais conhecida”, contou Alexia.

+CONHEÇA O BLOG OTD DELAS

“Então foi inédito esse tipo de composição de contrapartida com as atletas. E o que a gente viu é que elas foram muito além do contrato. Essa causa é tão cara para elas, porque enxergam o quanto isso é transformador e o quanto isso pode inspirar outras atletas mostrando que é possível conseguir apoio, que elas vão além do combinado”.

Expansão e inspiração do projeto

Inicialmente, o #ElasTransformam apoia o seu time de 12 atletas por 24 meses. Mas a MRV tem planos de expandir não só o tempo de contrato, mas também aumentar o número de participantes da equipe, uma vez que a marca entende o sucesso da campanha e ressalta a importância do investimento ao esporte feminino, olímpico e paralímpico.

“O futebol conversa com a massa e a gente acha uma potência de marca, de exposição, de plataforma também nesse aspecto de transformação. Então a gente aumentou, na verdade, o nosso investimento em marketing esportivo, que é uma marca nossa ao longo desses anos todos. E temos planos de continuar. A gente ainda não definiu os critérios dessa continuidade, mas a ideia é expandir e aumentar o time de mulheres que representam o Brasil e carregam a marca da MRV”.

+ SIGA O OTD NO , YOUTUBETWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

“A gente fala que o esporte incentiva, como ele traz esse olhar de perspectiva, de possibilidades. Então é uma mola propulsora de sonhos. Mas precisa de incentivo, porque sem, a gente não consegue ser uma grande potência. Não consegue colher esses talentos, fazer o Brasil voar mais alto em todas as modalidades, com todo o potencial que tem. E o que a gente percebe é que esse movimento nosso tem inspirado outras marcas. Então acho que é um projeto vencedor, que carrega uma bandeira importante e que vem nos dando uma visibilidade muito bacana como marca. A gente tem cada vez mais confiado que essa é uma aposta vencedora”, concluiu a diretora de marketing da MRV.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Quais as diferenças entre homens e mulheres no jogo de futebol?

Os resultados mostram que, de maneira geral, em todas as posições, os homens percorrem uma distância muito maior durante as partidas. As mulheres, por sua vez, parecem jogar com níveis de intensidade mais elevadas. Em razão disso, elas apresentaram um cansaço maior no segundo tempo, tendo queda de rendimento.

Qual o percentual de investimento brasileiro no esporte feminino?

De acordo com dados do Ibope, entre 2014 e 2021, houve aumento de pelo menos 30% no tempo médio consumido do futebol por mulheres. Somado a isso, houve salto de 51% no tempo médio consumido jogos femininos pela população em geral.

Por que investir no futebol feminino?

São muitas as razões que levam as marcas apostar no futebol jogado por elas. Uma das maiores é a inovação. Como se diferenciar fazendo exatamente o que todo mundo faz, ou seja, patrocinar o futebol masculino? Patrocinar o futebol feminino traz a chance de ir além, de abrir novos caminhos.

Quais outras diferenças você observa no meio esportivo entre homens e mulheres?

As diferenças entre os sexos no esporte são muitas, principalmente nas atividades em que determinadas capacidades são decisivas, como força e resistência. O ser humano, independente do sexo, possui sete capacidades físicas: força, resistência, flexibilidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e velocidade.

Toplist

Última postagem

Tag