Pessoas em situação de rua dados

Um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (POLOS-UFMG), a partir de dados do Cadastro Único (CadÚnico) , do Ministério da Cidadania, mostra que ao menos 38.605 novas pessoas em situação de rua no país desde o início da pandemia de covid-19. 

Ainda de acordo com o estudo, em 2019, havia 174.766 pessoas em situação de rua. Apenas no mês de setembro de 2022, houve um salto para 213.371. Segundo o coordenador do POLOS-UFMG, André Luiz Dias, ouvido pelo g1, esse número pode estar subnotificado. Além de que, por conta da dificuldade para atualizar os dados e realizar os novos cadastros, por conta da pandemia, esse número pode ser maior do que o estimado. 

+ Não perca o Auxílio Brasil: veja o passo a passo para atualizar o Cadastro Único

Veja os números 

A região Sudeste abriga 62% da população. O estado de São Paulo, em particular, abriga cerca de 86.000 moradores de rua, que abrigam 40% da população do país. No Nordeste, 15% estão desabrigados; no Sul, 14%; no Centro-Oeste, 7%; e no Norte, 2%.

A capital paulista abriga a maioria desses contingentes: 2 em cada 10 moradores de rua moram em São Paulo. Depois de São Paulo, as capitais com maior número de moradores de rua são Rio de Janeiro (12.162), Belo Horizonte (11.165), Brasília (7.308) e El Salvador (6.952).

Ainda segundo a pesquisa POLOS-UFMG, 68% da população é negra. “Trata-se de um fenômeno social complexo e, no Brasil, está associado ao racismo estrutural. Essas pessoas foram historicamente consideradas inviáveis ​​e silenciosas, e seus direitos têm sido repetidamente violados”, disse o pesquisador Dias ao g1.

Em relação à faixa etária dessa população, 87% das pessoas têm entre 18 e 59 anos. Já os idosos são 10% das pessoas em situação de rua e 3% das crianças e adolescentes. 47% tem apenas o ensino fundamental incompleto. Possuem o Ensino Médio completo 17% e 11% não sabem ler ou escrever. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques

SociedadeBrasil

De acordo com o Ipea, número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e março de 2020

Foto: Jorge Araújo via Fotos Públicas

Por: Mariana Lima

De acordo com uma nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e março de 2020, chegando a quase 222 mil pessoas.

Em sua maioria, as pessoas em situação de rua encontram-se desempregadas ou em trabalhos informais, atuando como guardadores de carros e vendedores ambulantes, por exemplo.

O estudo ‘Estimativas da População em Situação de Rua no Brasil‘ utilizou dados de 2019 do censo anual do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas), que conta com informações das secretarias municipais.

Outra fonte de dados para o levantamento foi o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. No total, 81,5% da população em situação de rua está em municípios com mais de 100 mil habitantes, principalmente das regiões Sudeste (56,2%), Nordeste (17,2%) e Sul (15,1%).

É importante salientar que em 2020 18,5% da população de rua estava em municípios pequenos ou médios, indicando a necessidade de se pensar também em políticas públicas adequadas a essas localidades.

No total, até março o Brasil registrava 221.869 pessoas em situação de rua. A análise seguiu o modelo de contagem utilizado em 2015, quando foi lançado o último balanço pelo Ipea, utilizando os dados oficiais informados pelos municípios por meio do Censo Suas. No entanto, agora a pesquisa usa dados de mais municípios do que em 2015.

Esses municípios representam 84% da população total brasileira. Em 2015, a pesquisa usou dados de municípios que representavam 69% da população.

População de rua na pandemia

O Ipea também produziu outro levantamento, desta vez focando no impacto da pandemia na população em situação de rua.

No estudo ‘Populações em Situação de Rua em Tempos de Pandemia: Um Levantamento de Medidas Municipais Emergenciais‘, o Ipea mapeou, por meio dos sites oficiais, as principais medidas de assistência adotadas pelas prefeituras, nas capitais do Nordeste e Sudeste.

No total, entre as 13 capitais dessas regiões, as ações reportadas foram: abrigamento (12), higiene (9) e alimentação (8). As ações menos frequentes foram: centros emergenciais de serviço (2) e atividades específicas de orientação (6) para usuários de álcool e outras drogas, pessoas com transtornos mentais e iniciativas específicas para crianças e adolescentes em situação de rua.

Mesmo com as ações emergenciais que as prefeituras vêm realizando, o estudo alerta para o aumento da população em situação de rua durante a pandemia, por conta da desocupação crescente e mais intensa devido aos problemas econômicos.

Além das ações listadas, as pessoas em situação de rua ouvidas também apontaram iniciativas como instalação de pias em espaços públicos e unidades de abrigamento para pessoas que não conseguem fazer isolamento social (inclusive pessoas em situação de rua que recebem auxílio-moradia).

A oferta de novos serviços também foi ressaltada, assim como a instalação de lavanderias e banheiros públicos.

Entre os principais limitadores diante das medidas emergenciais, houve destaque para a dificuldade de testagem das pessoas em situação de rua, a insuficiência das vagas de abrigamento e os obstáculos para acesso às transferências de renda para esta população, especialmente vinculadas ao acesso à informação, documentação e tecnologia.

Também foi pontuada a necessidade de se buscar os mais “vulneráveis entre os vulneráveis”, aí incluídas as pessoas com transtornos mentais ou que vivem em situação de rua fora dos grandes centros e, por consequência, com menos acesso aos serviços públicos.

Quantas pessoas em situação de rua no Brasil 2022?

Em 2019, eram 174.766 pessoas em situação de rua no país. Em setembro de 2022, o número saltou para 213.371, e ainda pode ser subnotificado de acordo com especialistas.

Qual o número de pessoas em situação de rua no Brasil?

As estimativas do número total de pessoas em situação de rua no Brasil é de aproximadamente 221.869 pessoas de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em pesquisa publicada em Março de 2020.

Qual é a realidade da população em situação de rua?

A população em situação de rua é um grupo heterogêneo, caracterizado por pobreza, vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e inexistência de moradia convencional regular, bem como por utilizar os logradouros públicos como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, ou unidades de ...

Qual foi o aumento de moradores de rua no Brasil?

No Brasil, pelo menos 26.447 pessoas foram morar nas ruas em 2022. Essa população saltou de 158.191 em dezembro de 2021, para 184.638 no mês passado. O coordenador do observatório explica que os dados foram retirados do CadÚnico, banco de dados do governo federal que é alimentado pelas prefeituras.

Toplist

Última postagem

Tag