Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão

Provavelmente, você já observou pássaros sobre fios elétricos e se perguntou: por que eles não são eletrocutados? O choque elétrico acontece quando uma corrente elétrica passa através do corpo de um ser humano ou animal, gerando desde pequenos formigamentos até a morte, dependendo de sua intensidade.

Leia também: Choque elétrico

Como surge a corrente elétrica?

Materiais condutores, como o cobre, possuem elétrons livres que se mantêm em movimento desordenado por toda a extensão do condutor. Ao estabelecer-se uma diferença de potencial (ddp) entre as pontas do condutor, os elétrons livres iniciam um movimento ordenado, que caracteriza a chamada corrente elétrica.

A intensidade da corrente elétrica é determinada por meio da razão entre a quantidade de portadores de carga (Q) que atravessa uma secção reta de um fio condutor pelo tempo (Δt).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que os pássaros não tomam choque?

Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.

Acesse também: Corrente elétrica

Se pensarmos em uma pessoa no lugar do pássaro, segurando em dois pontos do mesmo fio sem tocar em nenhum outro objeto, o resultado seria o mesmo, ou seja, não haveria choque. Caso o indivíduo encoste em outro fio ou toque o solo, por exemplo, há o fluxo de cargas elétricas, pois, nesse caso, existe diferença de potencial que provoca o movimento ordenado dos elétrons.

Mistério dos pássaros que não tomam choque no fio de alta tensão

Você está em: Ciência: uma construção humana > Por que entender Ciência? > Mistério dos pássaros que não tomam choque no fio de alta tensão

Pássaros não tomam choque pousados em fios de alta tensão. Por que?

Por Rafael Telles; editado por Amanda BSantos

O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. Porém de forma curiosa os pássaros pousam sobre fios elétricos desencapados sem nenhum problema, um fato intrigante pois sabe-se que quando um fio de alta tensão desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Então o que ocorre com os pássaros?

Para se gerar o temido choque é preciso de algo chamado potencial elétrico entre dois pontos ou diferença de potencial entre dois pontos (DDP), chamado habitualmente de voltagem, que ocorre por exemplo quando você encosta o dedo indicador em um fio elétrico e está com seus pés em contato com o solo, ou seja, seja um ponto vai ser o seu dedo e o outro seus pés.

No caso dos pássaros a distância entre suas patas é bem curta não sendo suficiente para haver uma DDP minimamente perceptível. A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará um choque porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.

Se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio. Contudo se uma pessoa ou animal pegar em um fio desses e encostar qualquer outro objeto (poste, fio, solo, etc…), ou seja criar uma DDP, o choque ocorrerá.

voltar

19 de outubro de 2020

(UEA/2015) Frequentemente observamos pássaros pousarem sobre os fios de alta tensão sem que sejam eletrocutados ou que sofram qualquer outro dano físico.

Isso ocorre porque
A) os pássaros são aves perfeitamente isolantes.
B) os pássaros identificam fios de baixa potência elétrica para pousarem.
C) os pés dos pássaros não proporcionam resistência à corrente elétrica.
D) a diferença de potencial produzida entre os pés dos pássaros é baixa.
E) os pássaros, ao tocarem os pés no fio, tornam-se resistores ôhmicos.

RESOLUÇÃO:
Para que ocorra choque é necessária uma diferença de potencial entre dois pontos. Quando um pássaro pousa no fio, a distância entre os dois pés é muito curta e e ele não toca em nenhum outro objeto e, por isso, não há formação de uma ddp (voltagem) suficiente para o temido choque. Caso a ave se desequilibre e toque em outro local, ela receberá o choque.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre diferença de potencial, da Unicid 2014

Toplist

Última postagem

Tag