O que você entendeu sobre a adesão do Pará à Independência do Brasil?

Início do conteúdo da página

15 DE AGOSTO

    • Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 08h55
    • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 11h27
    • Acessos: 25678

    Com grande significado no calendário paraense, o feriado do dia 15 de agosto lembra a Adesão do Pará à Independência do Brasil. Mas o que isso significa? No ano de 1823, o Pará era a única província a não aderir à Independência do Brasil, ocorrida no dia 07 de setembro. Só um ano depois a então Província do Grão-Pará passa a aderir ao Brasil. A professora Anna Carolina de Abreu Coelho, do curso História do campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Xinguara, explica um pouco sobre essa data.

    A pesquisadora lembra que o Pará foi a última província a ser integrada à independência do Brasil e que esse processo foi conflituoso e difícil. “Os laços que o Pará tinha com Portugal eram muito fortes, mesmo porque no período colonial as relações dos estados do Pará e Maranhão aconteciam diretamente com Portugal, como territórios separados do Brasil”, explica.

    De acordo com Anna Carolina, essa aproximação fica ainda mais forte com o Brasil, com a vinda da família real para o Rio de Janeiro em 1808. No ano de 1823 o Pará é a última província do território brasileiro que não havia sido integrada e foi preciso bastante esforço para isso. Dom Pedro I contrata um militar Inglês, John Grenfell, que veio para cá para criar a Marinha. Recém-chegado, foi designado a ele a missão de trabalhar o movimento para incorporar o Pará ao Brasil.

    A adesão do Pará à independência do Brasil

    John Grenfell faz uma ameaça aos resistentes a adesão do Pará ao pertencimento ao território brasileiro, informando que a capital do Pará, Belém, está cercada, fortemente armada.  

    A tal ameaça se trata apenas de um blefe conta a pesquisadora. “Embora a ameaça de Grenfell se tratasse apenas de um blefe, isso intimida as autoridades locais que acabam assinando o documento”, conta a historiadora explicando que tal documento colocava fim à hegemonia portuguesa no Estado.

    Confira abaixo o vídeo da historiadora relembrando esse marco da história paraense:

    Ilustração: Reprodução

    Fim do conteúdo da página

    Você sabe porque 15 de agosto é feriado no Estado do Pará?

    Há 196 anos, em 15 de agosto de 1823, foi assinada a Adesão do Pará à independência do Brasil. Um fato que determinou a história recente do Estado. A adesão aconteceu quase um ano depois do famoso grito às margens do Ipiranga.

    Isso porque, naquela época, o país era dividido em duas Capitanias: A província do Grão Pará e Maranhão e a Província do Brasil. Os dois territórios faziam parte da colônia Portuguesa, mas quase não havia comunicação entre eles. O Pará se reportava diretamente a Portugal e pouco contato tinha com o resto do país.

    Por ordem do Imperador Dom Pedro I, a esquadra comandada pelo almirante John Pascoe Grenfell desembarcou em vários estados forçando os que ainda não haviam aderido à Independência, a aceitar a separação definitiva entre Brasil e Portugal. Mas a missão deveria ir apenas até a Bahia. Não havia ordens para chegar ao extremo norte. Mesmo assim, eles desembarcaram no Porto de Salinas no dia 11 de agosto de 1823, conta o historiador João Lúcio Mazzini.

    Golpe – Um blefe de Grenfell convenceu os responsáveis pelo Estado a aceitar a adesão. O Almirante trazia uma carta que seria de Dom Pedro I. O documento comunicava que os governantes do Pará deveriam se unir ao Brasil, caso contrário teriam os territórios invadidos. A esquadra imperial estaria esperando em Salinas, pronta para bloquear o acesso ao porto da capital e assim sufocar a economia, baseada nas exportações.

    No mesmo dia 11 foi convocada uma assembléia no Palácio Lauro Sodré, sede administrativa na época. Acreditando na história e temendo um ataque, os governantes preferiram aderir à Independência, sob a condição de que os postos e cargos públicos fossem mantidos. A adesão foi assinada quatro dias depois, data escolhida para o feriado. A ata com as assinaturas faz parte do acervo do Arquivo Público do Estado do Pará.

    Foi uma revolução que não mudou absolutamente nada. Deixamos de pertencer ao império português e passamos a pertencer ao império brasileiro, mas para as pessoas comuns; negras, índias e pobres, não houve mudança, explica o historiador. Foi realmente um golpe. Era uma esquadra formada por 100 homens sob o comando de Grenfell, que tinha apenas 23 anos. A população de Belém era de pelo menos 15 mil pessoas. Não havia possibilidade de confronto.

    Revoltas – A manutenção do poder com a adesão resultaria, três meses depois, na Revolta do Brigue Palhaço, quando 256 pessoas foram confinadas no porão do navio São José Diligente e morreram asfixiadas, sufocadas ou fuziladas. A repressão contra os movimentos populares naquele momento que também culminou na Revolta da Cabanagem, em 1835, explica Mazzina. Se não fosse por esta união entre o Pará e o Brasil, nossa situação hoje poderia ser diferente. Poderíamos ter evoluído para um Reino Unido a Portugal ou ao Brasil ou mesmo para um país independente”.

    Texto – Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

    Siga o Blog do Zé Dudu no Twitter

    O que foi a adesão do Pará resumo?

    Como aconteceu a adesão do Pará à Independência? Exatamente no dia 15 de agosto de 1823, várias autoridades da então Província do Grão-Pará assinavam no Palácio Lauro Sodré o documento que colocava fim à hegemonia portuguesa no Estado. Consumava-se ali, a Adesão do Pará à Independência do Brasil.

    O que foi o processo de adesão do Pará à Independência do Brasil?

    O Pará foi a última província a aceitar a independência do Brasil em relação à coroa portuguesa. A adesão ocorreu quase um ano depois de dom Pedro I dar o famoso 'Grito do Ipiranga'. Para marcar o que se considera a Data Magna do calendário paraense, nesta segunda-feira (15) é Feriado de Adesão do Pará.

    Como foi o processo de adesão do Pará?

    A consagração aconteceu no Palácio Lauro Sodré, sede do governo na época, quando o documento de Adesão do Pará foi assinado, rompendo de vez com Portugal, no dia 15 de agosto de 1823.

    O que provocou a adesão do Pará ao território brasileiro?

    Em 1823, o Pará era a única província que não fazia parte do país e as ameaças eram fortes para mudar essa situação. “O Brasil se torna independente no dia 7 de setembro e a Província do Grão Pará não aceita fazer parte do Brasil, fiel a Portugal. Um ano depois, nós vamos aceitar, nós vamos aderir ao Brasil.

    Toplist

    Última postagem

    Tag