O que são os catalisadores e como eles são utilizados na indústria?

Tipos de Catalisadores

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Antes de tudo precisamos nos questionar: O que são catalisadores?

Chamamos de catalisadores substâncias química que tem como papel acelerar algumas reações, participando de alguma etapa da reação, mas sendo regenerado ao final. Quando estudamos a cinética química das reações vemos que para a reação acontecer os reagente precisam receber uma energia mínima e essa energia mínima é o que chamamos de energia de ativação (). Quanto menor essa energia de ativação, mais rápida é a reação. O que os catalisadores fazem é oferecerem um caminho alternativo à reação, com uma energia de ativação menor, e assim a reação acontece mais rapidamente.

📢 ALERTA: Percebeu que os catalisadores são estudados dentro da cinética química? Ou seja, falamos sobre eles quando estamos estudando a velocidade das reações e quais fatores afetam essa velocidade. Existem muitos outros conhecimentos muito importantes dentro da cinética química. Confere a nossa página desse assunto porque lá tem tudo que você precisa saber. Pode confiar, é só clicar aqui 👉🏽 Cinética Química.

Uma vez que entedemos o que são os catalisadores podemos falar sobre os tipos deles.

Primeiro, os catalisadores podem ser classificados de acordo com a fase em que eles se encontram:

  • Catalisador homogêneo: Um catalisador homogêneo é aquele que se encontra na mesma fase dos reagentes. Se os reagentes foram líquidos, o catalisador homogêneo estará dissolvido em solução, se os reganete forem gasosos, o catalisador homogêneo também será.
  • Catalisador heerogêneo: Um catalisador heterogêneo é aquele que se encontra em uma fase diferente dos reagentes.

Agora, podemos separar os catalisadores nos principais tipos:

  • Catalisadores metálicos:Muitos metais, principalmente os metais de transição como platina, cobalto, níquel e paládio, são utilizados como catalisadores. Os catalisadores metálicos são muito utilizados como catalisadores heterogêneos, eles conseguem adsorver moléculas gasosas e com essas moléculas "presas" no catalisador sólido algumas ligações são enfraquecidas e a reação fica mais rápida.
  • Catalisadores ácidos - base: A íons que são liberados por substâncias ácidas e a hidroxila, , liberada pelas substâncias básicas são catalisadores de diversas reações na química orgânica.
  • Catalisadores óxidos metálicos: Alguns óxidos metálicos também podem ser utilizados como catalisadores como, por exemplo, e .
  • Enzimas (Catalisadores vivos): Esses catalisadores aqui são os mais importantes do rolê hahaha. A maioria das reações químicas que acontecem no corpo humano são mediadas e aceleradas por enzimas, que são proteínas, e a função delas é justamente acelerar as reações, ou seja, são catalisadores naturais.

E esses são os tipos de catalisadores.

Curtiu nosso papo? Então continua com o Responde Aí, porque nós temos tudo pra você arrasar na faculdade 😉✌🏽👊🏾

Ver TeoriaVer Todos os Exercícios

Conteúdos Complementares

Fórmulas de Cinética Química

Fórmula da velocidade de reações químicas

Ver Também

Ver tudo sobre QuímicaVer tudo sobre Cinética QuímicaLista de exercícios de Catalisadores

Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.

Para entendermos como atuam os catalisadores, precisamos nos lembrar do que foi explicado no texto “Energia de ativação”. Conforme mostrado lá, para que uma reação química se inicie, é necessário que os reagentes tenham ou recebam certa quantidade de energia mínima, que é denominada de energia de ativação.

Com essa energia mínima, os reagentes conseguem atingir o complexo ativado, que é um estado intermediário (estado de transição) que se forma entre os reagentes e os produtos, em cuja estrutura existem as ligações anteriores enfraquecidas e a formação de novas ligações (presentes nos produtos).

Por exemplo, considere a reação genérica abaixo:

 Observe que a energia de ativação necessária para atingir o complexo ativado se torna uma espécie de obstáculo que precisa ser ultrapassado para que a reação ocorra. Isso significa que quanto maior for a energia de ativação de uma reação, maior será o obstáculo a ser vencido e menor será a velocidade da reação.

O contrário também é verdadeiro, se a energia de ativação for menor, a reação será mais rápida. É exatamente isso que os catalisadores fazem, eles criam um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe de forma mais rápida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para conseguir abaixar a energia de ativação, o catalisador age mudando o mecanismo da reação, por se combinar com os reagentes num sistema que pode ser monofásico (catálise homogênea) ou polifásico (catálise heterogênea).

Mais detalhes sobre esses tipos de catálises podem ser vistos nos textos abaixo:

  • Catálise homogênea
  • Catálise heterogênea

Mas, de forma genérica, podemos dizer que essa combinação entre o reagente e o catalisador forma um composto intermediário que depois se transforma, originando o produto e o catalisador. Observe como isso pode ser representado:

Veja que o catalisador é regenerado ao final da reação, não sendo consumido por ela.

Um fato importante é que o catalisador acelera tanto a reação direta quanto a inversa, isso significa que ele diminui a energia de ativação de ambas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Como os catalisadores são usados na indústria?

Os catalisadores são fundamentais na indústria química, pois aceleram as reações químicas sem serem alterados pelo processo, eles desempenham um papel fundamental na produção de diversos produtos, como medicamentos, cosméticos e plásticos.

O que são catalisadores industriais?

Os catalisadores industriais são substâncias de extrema importância para diversos processos realizados no ramo industrial devido à função principal: agilizar processos químicos. A versatilidade também é outro fator levado em conta quando a necessidade por catalisadores industriais surge.

O que são catalisadores e como eles funcionam?

Catalisadores são substâncias que podem acelerar uma reação química ou biológica sem que sofram alteração permanente, ou seja, sem serem consumidas durante a reação. Os catalisadores biológicos, produzidos pelas células, são conhecidos como enzimas.

Qual a importância dos catalisadores para a indústria química?

Catalisadores são substâncias usadas para acelerar a velocidade de reações químicas, sem que elas sejam consumidas durante o processo. Em geral, um catalisador acelera uma reação pela diminuição da sua energia de ativação ou mudança do seu mecanismo próprio.

Toplist

Última postagem

Tag