O que fazer para dores nas costas

Nem todas as dores nas costas são iguais. Vários fatores como a causa, a duração ou a gravidade, levam à diferenciação dos sintomas. As dores de costas estão divididas em:

  • Dores nas costas não específicas, quando não se deteta nenhuma causa orgânica por meios clínicos
  • Dores nas costas específicas, quando, por exemplo, está subjacente uma doença da coluna ou se determina concretamente o local de origem (musculatura, vértebras).

Além disso, o médico diferencia entre dores de costas agudas, subagudas e crónicas. As primeiras dores, dores de costas agudas definem-se por não durarem mais do que seis semanas; na maioria das vezes os sintomas desaparecem por si só. As dores subagudas têm sintomas com duração superior a seis semanas. Se as dores persistirem após doze semanas, fala-se então de dores nas costas crónicas.

No diagnóstico o médico tem à disposição várias possibilidades para determinar as causas e grau de severidade. No início, ocorre sempre uma conversa pormenorizada com o doente, na qual o médico questiona sobre as seguintes áreas e características da dor, entre outras:

  • Localização
  • Irradiação (região corporal específica)
  • Duração
  • Evolução, ocorrências de dor anteriores
  • Terapias realizadas até à data e os seus resultados
  • Ocorrências no decurso do tempo, em determinadas atividades
  • Sintomas coadjuvantes

Dependendo do diagnóstico e das causas para as dores nas costas, o médico inicia um tratamento adequado.

As possibilidades de tratamento das dores nas costas

No caso de dores de costas específicas, podem ser aplicadas intervenções cirúrgicas. Quando não se detetam causas específicas para os sintomas, os médicos recorrem a um tratamento muitas vezes relacionado com a sintomatologia. São, nesse caso, aplicadas medidas medicamentosas e também medidas não medicamentosas para o alívio e tratamento da dor nas costas.
As possibilidades de tratamento não medicamentoso para dores nas costas:

  • Massagens
  • Termoterapia
  • Fisioterapia
  • Terapia de movimento e desportiva
  • Técnicas de relaxamento (por exemplo treino autogénico)

As pessoas que sofrem de dores nas costas fortes e agudas, que dificilmente conseguem executar as suas tarefas quotidianas, podem recorrer a analgésicos, tais como Aspirina® Comprimidos. Uma medida medicamentosa deve ser vista apenas com uma forma terapêutica concomitante, de modo a poder retomar as suas atividades quotidianas, e por essa razão deverá ser aplicada apenas num curto espaço de tempo. Assim, fale primeiro com o seu médico ou farmacêutico sobre o uso dos medicamentos para o alívio das dores nas costas.

No tratamento não se trata apenas do médico estar informado, é, também, importante a participação ativa do próprio doente. Independentemente do facto das pessoas afetadas sofrerem de dores nas costas, no pescoço ou nos ombros, estas não devem assumir uma má postura. Isso poderá reforçar as tensões e em princípio causar mais dores. Assim, longos repousos na cama ou a inatividade física devem ser evitados. Desde que as dores o permitam, recomendam-se atividades físicas ligeiras.

O que ajuda a aliviar as dores nas costas?

Para libertar a tensão muscular e assim aliviar as dores nas costas, o médico pode também prescrever massagens de relaxamento. De antemão, deve informar o massagista em detalhe sobre as suas queixas; certifique-se de que este é especializado. O seu médico ou seguro de saúde podem ajudá-lo a encontrar a pessoa adequada.

A par de terapias específicas, existem ainda medidas de caráter geral que pode tomar para tratar as dores nas costas. Dado que a tensão muscular é muitas vezes o resultado de dores nas costas e no pescoço, os tratamentos com calor podem ajudar a libertar os músculos contraídos e a aliviar a dor concomitante.

Nem sempre tem de ser um saco de água quente ou uma almofada com enchimento de caroço de cereja. Pode tentar alternativamente os seguintes métodos para aliviar as dores nas costas:

  • Enrole um cachecol de lã ou pano em redor da área afetada.
  • Um duche quente ou um banho de imersão não relaxa apenas os músculos.
  • Irradie a área dolorosa com uma lâmpada infravermelha - 10 a 20 minutos são geralmente suficientes.

Se existe algo democrático neste mundo é a dor nas costas: 85% das pessoas vão senti-la pelo menos uma vez na vida, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Os motivos são bem variados. “Existe uma certa predisposição genética, sim. Mas idade, excesso de peso, má postura, esforços repetitivos e sedentarismo também influenciam”, diz o ortopedista Alexandre Fogaça Cristante, do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). É fácil perceber que a maioria dessas causas está relacionada ao estilo de vida moderno. “Se observamos ao redor, vamos notar cada vez mais pessoas que passam o dia sentadas de qualquer jeito na frente do computador ou no sofá, e forçando o pescoço para baixo para olhar a tela smartphone”, diz o ortopedista Edson Pudles, presidente da Sociedade Brasileira de Coluna.

E quando a dor bate, é difícil resistir aos analgésicos que estão à mão - mesmo que eles não tenham sido indicados por um médico. “É lógico que, no primeiro momento, o remédio traz alívio”, diz Marília Funes, da SBAhq (Sociedade Brasileira de Anestesiologia). “Mas se o incômodo volta com o fim do efeito anestésico, é sinal de que você precisa ser avaliado por um ortopedista. Tomar mais comprimidos pode mascarar um problema sério na coluna e levar à dor crônica.”

Veja também:

  • 10 dicas para manter a coluna jovem por mais tempo
  • Então por que a musculatura do core é tão importante
  • Melhorar a postura evita estresse, dores e até intestino preso

Aliás, só o uso dos medicamentos sem orientação já pode terminar bem mal: a OMS calcula que há pelo menos uma morte por dia no mundo por automedicação. “Doses erradas causam intoxicação e podem prejudicar os rins e o fígado”, alerta Funes. Um estudo publicado no periódico Scientific Reports afirma que o excesso de paracetamol, um dos analgésicos mais comuns no mercado, provoca danos ao fígado similares aos da hepatite.

Então, qual a melhor solução para não sofrer com a dor nas costas? O primeiro passo é deixar o sedentarismo de lado. “Temos uma musculatura muito importante na região abdominal, chamada core, que é responsável pela sustentação da coluna. Se fortalecer ali, o risco de incômodo é menor”, explica Cristante.

E, se já tiver em tratamento por um problema ortopédico, você pode e deve procurar alternativas de alívio que não cabem em uma pílula: “Há várias terapias complementares que são reconhecidas pela medicina e geram resultados tão bons quanto analgésicos”, decreta Marília Funes. Nós listamos as vantagens de algumas delas:

1. Acupuntura

Oficialmente uma especialidade médica, a técnica com agulhas é indicada até para incômodos crônicos nas costas. “Ela ajuda na liberação de endorfina pelo corpo (uma substância natural que combate à dor), relaxa os músculos e alivia a tensão do paciente”, diz Funes, que também é especialista em Acupuntura pela AMB (Associação Médica Brasileira). Geralmente, já se percebe uma grande melhora lá pela quinta sessão.

2. Osteopatia

A base da técnica é crença de que todos os sistemas do corpo estão integrados e precisam trabalhar em equilíbrio. "Nós procuramos conhecer a história clínica e da dor de cada pessoa. Mas também fazemos avaliação postural, testes físicos e de mobilidade; até chegar em um diagnóstico final bem individualizado", explica a fisioterapeuta Samira Poliseli, da Escola de Osteopatia de Madrid, em São Paulo.

O tratamento é feito com intervenção manual para reorganizar as estruturas do organismo. “O objetivo não é eliminar a dor só na hora, mas a causa dela. E os resultados podem aparecer logo no primeiro encontro.” A osteopatia não tem contraindicação e é recomendada para incômodos agudos e crônicos.

3. Massagem

Se o médico liberar, algumas técnicas disponíveis em spas e clínicas são um alívio certo! “A massagem relaxa a musculatura das costas e o movimento das mãos ali estimula a circulação do sangue na região, o que acelera a recuperação em caso de lesão”, explica a fisioterapeuta Andréa Torres, do W Spa, no Rio de Janeiro. Uma boa prévia com a terapeuta vai ajudá-la a acertar a mão. “Alguns tipos de dor se beneficiam de mais pressão, outros exigem um toque mais leve. Tem que ser uma massagem, não tortura.” Também vale procurar por técnicas que usam pedras aquecidas ou géis que esfriam, por exemplo. “O calor é relaxante e o frio é analgésico”, completa Torres.

4. Pilates

Lembra a tal musculatura do core de que falamos acima? Poucas modalidades na academia focam tanto nele quanto o Pilates. “Nós trabalhamos com exercícios integrados que ativam a musculatura do core, fortalecem e alongam”, explica a educadora física Andressa Peters, instrutora de Pilates da Bodytech, em Curitiba. Aliás, o próprio Joseph Pilates disse que nós somos tão jovens quanto a flexibilidade de nossa coluna. Como ainda trabalha a consciência corporal, a técnica é excelente para melhorar a postura e prevenir dores nas costas. Mas mesmo quem já sente o incômodo pode participar das aulas com autorização do médico: “O instrutor indica adaptações dos exercícios respeitando as limitações de cada pessoa”, diz.

5. Ioga

Manter a boa postura é essencial para a técnica indiana. “O equilíbrio energético do nosso corpo depende disso”, explica a instrutora Renata Mozzini, diretora da Premananda Yoga School, em São Paulo. Por isso, sentar-se corretamente e com o alinhamento correto vai ser uma das primeiras coisas que você vai aprender numa aula de ioga - antes mesmo de mantras e meditações. “Durante a prática, fazemos muitas posturas de alongamento - para frente e para trás - e de torção que reorganizam os espaços entre as vértebras. Isso alivia e previne incômodos nas costas”, explica. Sem contar que você termina a aula muito mais relaxado do que começou - e isso é um santo remédio para qualquer dor.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube

Como aliviar dor nas costas rápido?

6 dicas para aliviar o desconforto!.
Atividade física e alimentação saudável. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, pois sobrecarrega as articulações. ... .
Compressa quente. ... .
Massagem nas costas. ... .
Alongar. ... .
Melhorar a postura. ... .
Fisioterapia e Pilates Clínico..

Qual eo melhor remédio para dor nas costas?

Medicamentos para Dor nas Costas.
AINEs. Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, estão disponíveis sem receita ou sob prescrição. ... .
Paracetamol. ... .
Antidepressivos. ... .
Anticonvulsivantes. ... .
Relaxantes musculares. ... .
Opioides. ... .
Esteroides orais..

O que pode ser uma forte dor nas costas?

Dor nas costas em cima Essa dor está associada ao cansaço, má postura ao sentar-se ou andar, excesso de atividades físicas e estresse.

Toplist

Última postagem

Tag