O que é sentido literal denotativo

A denotação e a conotação estão relacionadas com os diferentes significados que as palavras apresentam.

A denotação se refere ao significado mais objetivo e comum de uma palavra. O sentido denotativo é também conhecido como sentido literal ou próprio.

A conotação se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. O sentido conotativo é também conhecido como sentido figurado.

Exemplos de variação no significado das palavras:
Os domadores conseguiram enjaular a fera. (sentido denotativo)
Ele ficou uma fera quando soube da notícia. (sentido conotativo)
Aquela aluna é fera na matemática. (sentido conotativo)

A denotação se refere ao significado mais objetivo e comum de uma palavra. É o significado que é imediatamente reconhecido, sendo o significado mais literal da palavra. Está muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece no dicionário.

Uma palavra é usada no sentido denotativo quando apresenta o seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece.

Exemplos com sentido denotativo

  • O elefante é um mamífero.
  • Já li esta página do livro.
  • A empregada limpou a casa.

A linguagem denotativa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de forma clara e objetiva, assumindo assim um caráter prático e utilitário.

O sentido denotativo das palavras é utilizado em textos informativos, como jornais, regulamentos, manuais de instrução, bulas de medicamentos e textos científicos.

O que é conotação?

A conotação se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. Ocorre quando as palavras assumem um sentido figurado e simbólico, que ampliam a sua significação conforme a situação em que são utilizadas.

Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

Exemplos com sentido conotativo

  • Você é o meu sol!
  • Minha vida é um mar de tristezas.
  • Você tem um coração de pedra!

A linguagem conotativa tem como finalidade provocar sentimentos no receptor da mensagem, através da expressividade e afetividade que transmite.

O sentido conotativo das palavras é utilizado principalmente na linguagem poética e na literatura, mas também ocorre em conversas cotidianas, em letras de música e em anúncios publicitários.

Sentido conotativo e denotativo das palavras

A língua portuguesa é rica, interessante, criativa e versátil, encontrando-se em constante evolução. As palavras não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas sim uma variedade de significados, mediante o contexto em que ocorrem e as vivências e conhecimentos das pessoas que as utilizam.

Confira a diferença entre o sentido denotativo e conotativo das palavras:

Sol:
O Sol é a estrela central do Sistema Solar. (sentido denotativo)
Você é o sol da minha vida! (sentido conotativo)

Mar:
Vou dar um mergulho no mar. (sentido denotativo)
Minha vida é um mar de tristezas. (sentido conotativo)

Casa:
Ainda não cheguei a casa. (sentido denotativo)
Esta empresa foi minha casa durante muitos anos. (sentido conotativo)

Anta:
A anta é também chamada de tapir. (sentido denotativo)
Sua anta! (sentido conotativo)

Crânio:
Estamos estudando os ossos do crânio. (sentido denotativo)
Ele é mesmo um crânio! (sentido conotativo)

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também

O sentido conotativo e denotativo são recursos da língua portuguesa que estão associados com os significados das palavras ou de expressões. Mensagens que possuem significados subjetivos e figurados apresentam sentido conotativo. Por sua vez, mensagens que estão em sentido literal são denotativas, o sentido denotativo é o sentido do dicionário. Continue lendo para entender melhor.

Sentido conotativo e denotativo: tudo o que você precisa saber

Conotação e denotação são manifestações da língua portuguesa que têm relação com o significado das palavras. Como já mencionamos, a conotação diz respeito ao emprego de uma palavra ou expressão em sentido figurado. Já a denotação se refere ao uso de uma palavra ou expressão em seu sentido literal. Confira exemplos para entender melhor:

Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza.

Conotação: Carlos comeu bola na prova de química.

Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo. Na segunda frase, contudo, a palavra “bola” é utilizada em um sentido figurado, o “comer bola” refere-se a cometer erros. Logo, essa é uma frase em sentido conotativo.

Conceito de denotação

Denotação consiste em sentido literal ou real de uma expressão. O sentido denotativo não deixa brechas para outros entendimentos além daquele que está apresentando. É uma forma de linguagem mais objetiva e que tem maior precisão.

Uma maneira de lembrar-se do conceito é associar que denotação começa com a letra “D” de dicionário. Basicamente, o sentido denotativo consiste no emprego de palavras e expressões em seu sentido real. O emissor tem a intenção de transmitir a mensagem com clareza para o receptor, não deixando margem para outra interpretação.

Gêneros textuais que utilizam o sentido denotativo

Como o sentido denotativo não deixa margem para outras interpretações, é utilizado em alguns gêneros textuais que dependem da clareza para alcançar seus objetivos. Podemos citar como gêneros que utilizam esse sentido em produção textual notícias e reportagens, bulas de medicamentos, textos científicos, manuais de instruções, entre outros.

Conceito de conotação

A conotação caracteriza-se pelo uso do sentido figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem em uma mensagem. Quando a conotação é utilizada proporciona interpretações abstratas e abre a possibilidade de associar as palavras a outros significados, além daquele do dicionário. A conotação tem como base o uso de figuras e vícios de linguagem para passar uma mensagem.

Gêneros textuais que utilizam o sentido conotativo

Dentre os gêneros textuais que utilizam o sentido conotativo estão textos publicitários, histórias em quadrinhos, charges e tirinhas, além de textos literários como crônicas, poemas e novelas.

Sentido conotativo e sentido denotativo

O sentido conotativo, como já explicado, é aquele que utiliza palavras e expressões em outros sentidos que não o real. O seu uso depende do contexto, sendo bastante comum na literatura. Algumas palavras carregam em si uma grande força expressiva de sentimentos e emoções.

Por sua vez, o sentido denotativo nos apresenta as palavras e expressões em seu sentido literal e direto. Normalmente, as palavras e expressões são apresentadas em seu primeiro sentido do dicionário. Talvez você já tenha percebido que os dicionários costumam apresentar a acepção conotativa (figurada) das palavras entre parênteses ou colchetes após a designação do sentido real.

Alguns exemplos do uso do sentido conotativo e sentido denotativo

Nada melhor do que conferir alguns exemplos para entender melhor a diferença entre os dois sentidos, conotativo ou denotativo.

Palavra: cachorro

Denotativo: O cachorro da minha irmã fugiu ontem.

Conotativo: O Alfredo é um cachorro.

Palavra: Fera

Denotativo: Os domadores finalmente conseguirão domar a fera.

Conotativo: Letícia está uma fera com Rosa.

Palavra: Sol

Denotativo: O Sol é uma estrela.

Conotativo: Você é o sol da minha vida.

Palavra: Pedra

Denotativo Essa pedra vem de uma região isolada.

Conotativo Você tem um coração de pedra.

Palavra: Mar

Denotativo: Que vontade de mergulhar no mar.

Conotativo: Minha vida tem sido um verdadeiro mar de lágrimas.

Palavra: Crânio

Denotativo: Esses são os ossos do crânio.

Conotativo: Henrique é um crânio em matemática.

Uso dos sentidos conotativo e denotativo em textos

Os sentidos conotativo e denotativo podem ser empregados em diferentes tipos de textos para transmitir ideias. Aposte no uso conotativo quando desejar transmitir emoções diferentes para os seus leitores. O uso figurado de algumas palavras e expressões cria floreios interessantes nos textos. Permite que o leitor mergulhe no que está sendo escrito e pode contribuir para que haja um entendimento subjetivo mais completo.

Porém, fique atento que a compreensão do uso figurado de uma palavra também depende do conhecimento do indivíduo e de sua cultura. O escritor precisa ter certeza de que os leitores irão compreender o sentido figurado apresentado. O sentido denotativo deve ser empregado quando é essencial que haja um entendimento claro da mensagem, sem que haja a possibilidade para outro entendimento.

Tanto o sentido denotativo quando o conotativo tem importância na construção textual. Para conferir mais dicas para ter um bom desempenho na redação do Enem e do vestibular, fique ligado no blog do Hexag!

O que é sentido denotativo exemplos?

Já a denotação se refere ao uso de uma palavra ou expressão em seu sentido literal. Confira exemplos para entender melhor: Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química.

O que é sentido denotativo ou literal?

Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa. Resumindo: Denotação: emprego do sentido real, literal das palavras e expressões.

Quais são as palavras com sentido denotativo?

Uma palavra é usada no sentido denotativo quando apresenta o seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece.

Qual é o sentido conotativo?

O sentido conotativo é aquele em que a palavra encontra significado a partir do contexto em que é empregada, é o sentido figurado. Enquanto que o sentido denotativo é o mesmo que encontramos no dicionário, o emprego original e literal da palavra.

Toplist

Última postagem

Tag