O papel da história na formação do indivíduo

Durante o período escolar questionamos, geralmente, a utilidade das disciplinas estudadas. “Matemática, apesar de chata, é útil, pois nos ensina cálculos que são imprescindíveis para a vida cotidiana. Ajuda-nos a fazer compras, por exemplo”, argumentos como esses sempre aparecem entre estudantes adolescentes, vez ou outra; e sobre todas as disciplinas, incluindo a história. Entretanto, questionar a utilidade ou a importância da história para a vida cotidiana quase sempre resulta em respostas insatisfatórias.

Para tentar resolver, em parte, esse impasse, vamos pensar um pouco a partir da visão que um dos antigos pensadores romanos tinha da história. Para o orador romano Cícero, a história era a “mestra da vida” (em latim: historia magistra vitae). Com esta expressão, Cícero queria dizer que por meio dos exemplos do passado, dos sofrimentos e sucessos, das tragédias e dos grandes feitos das gerações anteriores, podemos extrair lições para nos orientarmos no presente, diante dos problemas que se apresentam.

Pois bem, mas Cícero vivia numa época em que as pessoas não tinham uma vida tão afetada por artefatos tecnológicos, automóveis, poluição visual e sonora, problemas psicológicos diversos e tantos outros aspectos da era contemporânea. E, além disso, na Roma Antiga, a história não era uma disciplina com estrutura científica, com metodologia precisa ou enquadramentos teóricos. Nossa época, ao contrário, não valoriza tanto os exemplos do passado como os antigos o faziam e, desse modo, a utilidade da história é sempre vista em outros termos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando se indaga hoje sobre que utilidade tem a história para a vida, pensa-se “utilidade” em termos de soluções imediatas ou “utilitárias”. Se a história é útil para vida, não o é de forma utilitária, mas de forma “pragmática”, isto é: pode fornecer elementos para ação na vida prática. Elementos como: compreensão alargada da sociedade e da cultura, perspectiva crítica sobre fenômenos políticos, entendimento das diferenças entre as pessoas, os países e as civilizações e uma série de outras contribuições.

Muitas formas de comportamento que observamos atualmente, como a violência motivada por xenofobia ou por racismo, a estranheza por certos hábitos alimentares e por certas tradições que cultivam práticas culturais muito diferentes, geralmente existem por falta de conhecimento histórico ou por um mal conhecimento da história. O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.

Podemos dizer que, em grande parte, a história continua sendo a “mestra da vida”, como entendia Cícero. Mas devemos reeducar nossa percepção sobre essa disciplina para poder compreender sua importância para a vida.

8181 palavras 33 páginas

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Helton Péricles Borges da Silva

PROJETO DE PESQUISA:
O PAPEL DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ENCARREGADA DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
“O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA”

PÓLO – CONGONHINHAS – PR.
2011
HELTON PÉRICLES BORGES DA SILVA

PROJETO DE PESQUISA:
O PAPEL DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ENCARREGADA DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
“O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA”

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina de Oficina de História II do curso à distância de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrado pela profª. formadora Joseli Daher Vieira.

PÓLO – CONGONHINHAS – PR.
2011

TEMA: O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA

1. PROBLEMATIZAÇÃO

O compromisso de se trabalhar História na sala de aula é o de promover o envolvimento do aluno no processo de participação e construção de conceitos e significados, levando-o a refletir sobre o meio onde está inserido, promovendo a aquisição de valores que são úteis para viver e respeitar a diversidade cultural da sociedade que o rodeia. Considerando que a educação é também um processo de desenvolvimento de habilidades e de valores imprescindíveis para o exercício da cidadania assim como para a vivência em sociedade. Os professores de História estão percebendo a necessidade de mudanças metodológicas porque constatam que os conteúdos trabalhados não explicam os problemas sociais contemporâneos, nem as transformações históricas que a elas são relacionadas. A problematização a respeito do papel do ensino de História, principalmente, em relação às profundas


Relacionados

  • Cidadania e História

    6588 palavras | 27 páginas

    CIDADANIA E HISTÓRIA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DA DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRICA MAIRA EVELINE SCHMITZ * RESUMO O presente trabalho de pesquisa possui por tema a relação entre a cidadania, as políticas públicas educacionais e o ensino de História. A formação para a cidadania, ao longo do retrospecto da educação brasileira, sempre foi enfatizada, sendo delegado um papel central à disciplina de História nessa responsabilidade. Nessa direção, partindo da noção de….

  • O ensino de história nas séries iniciais

    1992 palavras | 8 páginas

    O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS Márcia Adriana Martins Professora- Ana Cristina Cantero Dorsa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Curso/Pedagogia (0335) – Prática do Módulo IV 21/03/2013 RESUMO Este artigo vem nos trazer uma discussão acerca do ensino de História nas Séries Iniciais, apontando para a importância dessa disciplina para a formação do individuo, bem como o papel do professor neste processo, como mediador do conhecimento, contribuinte para….

  • DEMOCRACIA

    1397 palavras | 6 páginas

    processos educação para a cidadania. Ele foi elaborado por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, em três etapas do Método Educar pela Pesquisa (MEP): a primeira etapa – exploração e planejamento; a segunda , de desenvolvimento e a terceira, de apresentação escrita. A escola tem um papel muito importante para a formação de idéias dos valores sociais e culturais. Palavras-chaves: Educação, políticas publica, cidadania, sociedade. Introdução O desenvolvimento da cidadania é um tema que merece bastante….

  • O exercício da democracia através de um modelo educacional voltado para o aluno

    4566 palavras | 19 páginas

    critérios e princípios epistemologicamente fundados. Foram muitas as teorias educacionais desenvolvidas desde a Grécia Antiga até a atualidade. A necessidade de conhecer sobre elas, vem reforçar o desenvolvimento da pedagogia no sentido de oferecer uma formação completa para o indivíduo tornar-se um cidadão. A escola não deve apenas adequar-se às transformações ocorridas no âmbito do social, mas deve promover na sociedade um incremento progressivo de democracia, isto é, de capacidade por parte dos indivíduos….

  • avaliação

    1856 palavras | 8 páginas

    exercício pleno da cidadania, deve-se partir da realidade próxima e das condições sociais de vivência desses mesmos alunos. Isso nos leva a uma categoria de análise e estudo da Geografia: o Lugar. Lugar é a porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade. Ele possui densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa. Guarda em si o movimento da vida, enquanto dimensão do tempo passado e presente. É nele que se dá a cidadania, o quadro das mediações….

  • Resenha do artigo uma porta aberta na formação do cidadão

    1023 palavras | 5 páginas

    de Formação Teológica Curso de Serviço Social Formação Sócio, Histórica do Brasil Célia Maria de Lima Raulino Resenha do artigo Leitura: Uma porta aberta na formação do Cidadão Caciací Santos de Santa Rosa Fortaleza 2013 Célia Maria de Lima Raulino Resenha do artigo Leitura: Uma porta aberta na formação do Cidadão Caciací Santos de Santa Rosa Resenha do Artigo Leitura uma porta aberta na formação do cidadão para disciplina de Formação Sócio….

  • o Saber histórico na sal de aula

    4690 palavras | 19 páginas

    públicas de educação e da disciplina de História na última década que envolvem a redefinição dos conteúdos e dos métodos de ensino. Estes ensaios procuram, dentro de suas especificidades, identificar parte dessa problemática – reforma curricular – e apontam para possibilidades de modificação do fazer histórico na sala de aula na educação básica brasileira. A maioria dos artigos selecionados, organizados e publicados pela pesquisadora na área de história do ensino Circe Maria Fernandes Bittencourt….

  • Licenciatura em Biologia

    5253 palavras | 22 páginas

    FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC/EAD NILTON VIEIRA BATISTA O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO Feira de Santana-Ba 2012 NILTON VIEIRA BATISTA O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC/EAD de Feira de Santana-Ba, disciplina PPP VI, para a obtenção do título de Licenciado….

  • ÉTICA E CIDADANIA NA ADMINISTRA O TRIBUT RIA

    8040 palavras | 33 páginas

    ÉTICA E CIDADANIA NA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Prof. Dr. Nilo Agostini Resumo da palestra apresentada no XIV Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital, realizado em Santa Luzia, SE, em 2007 A ética mobiliza o ser humano e a sociedade “O século XXI será ético ou não existirá”. Esta afirmação de Gilles Lipovetsky, feita em seu livro O crepúsculo do dever (Dom Quixote, Lisboa), nos coloca diante do desafio de voltar à ética como sustentação do vital humano. Não se trata de ir em busca de algo….

  • a educação no brasil

    5726 palavras | 23 páginas

    A EDUCAÇÃO COMO APORTE DE SOCIALIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES DE PODER COMO SUBSÍDIO TEÓRICO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Everton Bandeira Martins Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande Mestrando em Educação na Universidade Federal de Santa Maria E-mail: Jorge Luiz da Cunha Doutor em História Medieval e Moderna Contemporânea - Universitat Hamburg Professor Titular da Universidade Federal….

Outros Trabalhos Populares

Qual o papel da História na sua formação como cidadão?

Além disso, a contribuição da História na formação da cidadania evoca a responsabilidade de promover o questionamento ético sobre os objetivos das políticas econômicas e sociais, estimulando o debate sobre estas políticas dentro de uma concepção crítica e propositiva.

Qual a importância da História para o desenvolvimento da sociedade?

O surgimento histórico ajuda na compreensão do homem e o define. Através da história (é que são) que se é fornecidos elementos de compreensão da sociedade e cultura, (que) ajudam a desenvolver o pensamentos críticos, o entendimento sobre diferenças entre pessoas, os países e civilizações.

Qual a importância da formação do indivíduo?

Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.

Qual a importância da História na formação do cidadão Brainly?

A história é um elemento importante na formação do cidadão, por seus estudos sobre os acontecimentos passados que permitem reflexões sobre o que acontece agora e sua respectiva construção social, exemplo dos Direitos Humanos, uma construção histórica.

Toplist

Última postagem

Tag