Metodologias ativas com uso de tecnologias digitais na Educação Física

Autores

  • Dário Ygor Albuquerque da Silva Valdivino
  • Geilson Fernandes de Oliveira

DOI:

//doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n5.63035

Palavras-chave:

Jogos Digitais. Educação Física. Metodologias Ativas. Tecnologias na Educação.

Resumo

Atualmente, crianças, adolescentes e a sociedade de maneira ampla têm enfrentado mudanças nos seus hábitos de vida devido a relação com as tecnologias. Por sua vez, a escola possui um papel fundamental neste processo, pois é o local onde as crianças adquirem uma visão construtiva e reflexiva do meio para usufruírem em seus hábitos e interações sociais. Diante dessas questões, analisa-se a utilização dos jogos digitais como metodologia ativa nas aulas de Educação Física (EF). Como procedimentos metodológicos, são utilizados os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da qual são realizadas aulas com a inserção dos jogos digitais, a fim de se observar seus resultados. Participaram do estudo as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º e 3º ano) de uma Escola Municipal da zona rural de Ceará Mirim-RN. Concluiu-se, com a ministração de aulas possibilitadas pela pesquisa-ação, que o uso dos jogos digitais como metodologia de ensino favorece a integração da cultura corporal do movimento com um uso consciente da tecnologia.

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Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS

01.04.2022

Como potencializar o protagonismo de estudantes com metodologias ativas que usam tecnologias digitais?

As possibilidades de engajamento em sala de aula aumentam quando educadores desenvolvem metodologias ativas que combinam o uso de recursos como áudios e vídeos. Confira exemplos práticos!

#Educação#Educadores

Aprendizagem por projetos, Ensino Híbrido, Cultura Maker e STEAM education. Esses são alguns exemplos práticos de metodologias ativas na educação. Ainda que envolvam propostas diferentes, todos eles abrem portas para o uso de tecnologias digitais em sala de aula.

Embora as atividades pedagógicas possam ser realizadas sem o uso de recursos digitais, é possível diversificar os cenários de aprendizagem a partir deles.

Ao mesmo tempo que os estudantes têm a oportunidade de desenvolver o protagonismo e romper os muros da escola, os educadores ganham ferramentas para acompanhá-los e otimizar os processos avaliativos.

“Nesse sentido, as tecnologias trazem benefícios para as metodologias ativas. Sobretudo no que diz respeito à análise de dados e possibilidades de feedbacks personalizados”, afirma Márcia Padilha, diretora do Criamundi, programa de apoio à inovação educativa nas escolas.

Em contrapartida, a consultora reforça que o impacto do uso de tecnologias digitais na aprendizagem vai depender de como os profissionais da educação vão propor usos alternativos para o desenvolvimento de competências.

“Portanto, não se trata de negar fenômenos da contemporaneidade nem ficar à mercê deles. Antes de mais nada, a escola tem que criar a sua própria cultura de uso de tecnologias. Ou seja, uma cultura digital”, pondera Márcia.

O que são metodologias ativas de aprendizagem? 

A princípio, o conceito de metodologias ativas surgiu para fazer oposição ao sistema baseado em aulas expositivas, avaliações somativas e média anual. Em outras palavras, o modelo tradicional de ensino.

“Ao passo que pensadores da educação apontaram a necessidade de criar experiências de aprendizagem conectadas a um contexto social. Desse modo, também é possível desenvolver habilidades e competências como pensamento crítico e resolução de problemas”, complementa Márcia Padilha.

Sendo assim, as metodologias ativas têm como objetivo ir além da transmissão de conteúdo. Afinal, ao participar de atividades experimentais e autorais, os estudantes se tornam protagonistas do ponto de vista cognitivo e emocional.

“Logo, a ideia é criar movimento. Geralmente, as atividades são organizadas fora da sala de aula ou com uma disposição diferente do espaço”, acrescenta a consultora em inovação educacional.

Contudo, o propósito das metodologias ativas não é só esse. “De nada adianta os estudantes se movimentarem se as atividades propostas a eles repetirem padrões pouco sofisticados de transmissão de conhecimento”, destaca Márcia.

Metodologias ativas e tecnologias digitais: qual é a relação? 

Ao trabalhar metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais, os profissionais da educação ampliam as possibilidades de engajamento em sala de aula.

Uma vez que a partir de recursos como áudios, vídeos, jogos e plataformas digitais, os estudantes podem escalar as soluções encontradas e multiplicar o conhecimento adquirido. Assim, a aprendizagem ganha aplicação no mundo real.

“Além disso, os educadores podem incentivar estudos sobre o próprio papel das tecnologias digitais na sociedade. Bem como recolher dados para realizar avaliações formativas, que é um elemento central de propostas inovadoras na educação”, reforça Márcia Padilha.

E o que muda na rotina do professor?  

Desde que a pandemia impactou profundamente a rotina dos educadores, com a inclusão de aulas remotas e do uso da tecnologia na rotina, as mudanças vieram para ficar. Nesse sentido, a especialista Márcia Padilha acredita que a pergunta central deveria ser outra: “O que não muda na rotina de um professor?”.

“Se por um lado a velocidade das tecnologias dificulta a concentração, por outro as ferramentas de compartilhamento favorecem a colaboração e a interação. Então, se queremos desenvolver ambas as habilidades, precisamos transformar a cultura escolar”, continua a consultora.

Não apenas professores como também gestores escolares precisam ter acesso a formações continuadas. Bem como poder contar com suporte para implementar mudanças de acordo com o contexto e as possibilidades de cada escola.

Exemplos práticos com uso de tecnologias digitais 

Gamificação | Educação Física com AmongUs
Uma das estratégias usadas pela professora de Educação Física Thalita Reis foi usar o jogo AmongUs para engajar os estudantes durante a pandemia. Conforme a dinâmica avançava, a turma exercitava o diálogo e o trabalho em equipe. Por fim, a educadora conduziu uma roda de conversa sobre como a comunicação é importante no esporte e na vida.  Entenda!

Realidade aumentada | Startup usa realidade virtual para facilitar o ensino em Matemática
As soluções educacionais desenvolvidas pela startup de educação Inteceleri combinam gamificação, realidade virtual e jogos off-line para ajudar estudantes do Ensino Fundamental  a aprenderem Matemática. Atualmente, a metodologia está presente em mais de 2 mil escolas em cinco Estados brasileiros. Dos 350 mil estudantes beneficiados, 90% são da rede pública. Saiba mais!

Projetos | Professor usa educação midiática para combater fake news
Ao integrar recursos on-line e off-line, o professor Glaucio Ramos criou um projeto para incentivar os estudantes a combater as fake news na comunidade escolar. O plano de aula envolveu formulários no Google, análise de dados, podcasts, edição de vídeo e QR Codes. Confira!

Trabalhe metodologias ativas com a Coleção de Tecnologias Digitais! 

Pensando em contribuir com o fomento da cultura digital dentro das escolas, a Fundação Telefônica Vivo criou a Coleção de Tecnologias Digitais. São seis cadernos que abordam aplicações práticas de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, como robótica sustentável e programação.  Baixe gratuitamente e confira!

Como potencializar o protagonismo de estudantes com metodologias ativas que usam tecnologias digitais?

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Quais são as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais?

Aprendizagem por projetos, Ensino Híbrido, Cultura Maker e STEAM education. Esses são alguns exemplos práticos de metodologias ativas na educação. Ainda que envolvam propostas diferentes, todos eles abrem portas para o uso de tecnologias digitais em sala de aula.

Quais são as metodologias ativas utilizadas na educação física?

Leque de opções Zapatero aponta o aprendizado entre pares (quando os alunos se ajudam) e a sala de aula invertida (quando eles pesquisam o tema sugerido antes da aula) como opções de metodologias ativas quando há um horário limitado durante a semana.

É possível trabalhar com as tecnologias digitais na educação física de que forma?

As tecnologias possibilitam um leque variado e abrangente de jogos e metodologias, que chegam para somar e criar novas possibilidades pedagógicas de interação e aprendizado, mas cabe ao professor identificar e selecionar o AVA que melhor cabe ao objetivo que pretende no desenvolvimento do seu conteúdo junto aos alunos.

Quais são os 9 tipos de metodologias ativas?

13 tipos de metodologias ativas de aprendizagem.
Gamificação. ... .
Design thinking. ... .
Cultura maker. ... .
Aprendizado por problemas. ... .
Estudo de casos. ... .
Aprendizado por projetos. ... .
Sala de aula invertida..
Seminários e discussões..

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