Lista de doenças Relacionadas ao trabalho 2022

O número de acidentes de trabalho diminuiu 25 %, ao longo dos últimos dez anos. Contudo, todos os anos as doenças relacionadas com o trabalho continuam a ser responsáveis por, aproximadamente, 2,4 milhões de mortes a nível mundial, 200 000 das quais na Europa. 

O trabalho da EU-OSHA no âmbito das doenças relacionadas com o trabalho visa proporcionar uma base factual para a prevenção, as políticas e as práticas. Outro objetivo importante consiste em proporcionar uma melhor visão global do peso assumido pela doença no âmbito do trabalho.

As doenças relacionadas com o trabalho incluem:

  • Lesões musculosqueléticas
  • Stresse e perturbações mentais
  • Cancro relacionado com o trabalho
  • Doenças de pele
  • Doenças relacionadas com o trabalho provocadas por agentes biológicos

Projetos em curso

Definições e regulamentações

Uma «doença relacionada com o trabalho» é uma doença causada ou agravada por fatores no local de trabalho. Esta definição abrange muitas doenças que têm causas mais complexas, envolvendo uma combinação de fatores de ordem profissional e de fatores não relacionados com o trabalho.

Uma «doença profissional» é uma doença causada sobretudo pela exposição no trabalho a um fator de risco de natureza física, organizacional, química ou biológica, ou a uma combinação destes fatores. As doenças profissionais são sobretudo as que a legislação nacional apresenta como sendo resultantes da exposição a fatores de risco no trabalho. O reconhecimento de uma doença profissional pode ser associado a uma indemnização, caso não haja dúvidas quanto à existência de uma relação de causa-efeito entre a exposição profissional e a doença.

A Lista europeia de doenças profissionais apresenta recomendações sobre quais as doenças profissionais que devem ser incluídas nas listas nacionais dos Estados-Membros. Também contém recomendações sobre a introdução de regras relativas à indemnização, à prevenção e à recolha de dados estatísticos.

Existem documentos de orientação a nível da UE e a nível nacional que definem os critérios de diagnóstico e de exposição para que uma doença relacionada com o trabalho seja incluída na lista das doenças profissionais. Existem outros critérios aplicáveis em matéria de indemnização, associados sobretudo a graus mínimos de gravidade das lesões ou de incapacidade para o trabalho. Muitos Estados-Membros publicam dados sobre as doenças profissionais reconhecidas, por exemplo, em relatórios anuais sobre o estado da saúde e segurança no trabalho.

Quais são as causas das doenças no trabalho?

Muitos tipos de doenças, incluindo o cancro, as doenças respiratórias, as doenças cardiovasculares, as doenças de pele, as perturbações musculosqueléticas e os problemas mentais, podem ser causados ou agravados pelo trabalho. Embora as causas subjacentes destas doenças possam ser complexas, sabe-se que algumas exposições no local de trabalho contribuem para o desenvolvimento ou para a progressão de doenças, incluindo:

  • substâncias perigosas, como os agentes químicos e biológicos, incluindo os agentes cancerígenos
  • radiação, incluindo a radiação ionizante e a radiação ultravioleta do sol
  • fatores físicos, incluindo a vibração, o ruído, a elevação manual e o trabalho sedentário
  • fatores de risco decorrentes da organização do trabalho e psicossociais, tais como o trabalho por turnos e o stresse.

É importante acompanhar de perto os riscos associados a essas exposições, bem como a forma como se combinam entre si e com os modelos de trabalho em constante evolução.

Aumentar a sensibilização e promover a prevenção

As boas práticas a nível empresarial incluem a promoção de uma cultura de prevenção dos riscos e de bem-estar no local de trabalho. É igualmente vital que as empresas efetuem uma avaliação e gestão dos riscos e respeitem a hierarquia da prevenção.

Outras formas eficazes de reduzir a ocorrência de doenças relacionadas com o trabalho consistem na utilização de uma vigilância proativa para evitar os problemas de saúde e na promoção de locais de trabalho mais saudáveis, através de atividades de promoção da saúde no local de trabalho.

Artigos publicados na OSHwiki

Introduction to occupational diseases

Károly Nagy and Ferenc Kudász, National Labour Office - Department of Occupational Health, Hungary

Occupational diseases span a broad range of human illnesses, many of which clinically and pathologically are not different from those of non-occupational origins. They are contracted as a result of exposure to risk factors resulting, at least partially, from work activities. The diagnosis of occupational diseases can rarely be established on clinical grounds alone. It is essential to reveal the link between occupation and disease because of the employers’ responsibility to prevent occupational diseases and the [[Workers’ compensation and economic incentives | compensation of ill workers]]. However, the list of reportable occupational diseases, as well as the related compensation systems, differs from country to country, making comparisons considerably more difficult.

Burden of occupational diseases

Eero Priha, Finnish Institute of Occupational Health

Work related diseases cause great losses to employees, companies and society at large. Work related attributable fraction (AF) of many diseases may be considerable although the disease is not accepted as an occupational diseases. Disease adjusted life years (DALYs) are often used as metrics for comparison of burden of occupational and work related diseases (BOD). As much as 3.2% of workforce (6.9 million workers) in the EU-27 reported having suffered an occupational accident in last 12 months. About 40% of low back pain has been estimated to be work related: Generally men suffer more from work related diseases and accidents. About 5% of all cancer cases have been estimated to be work related. Different methods have been developed for the evaluation of economic costs to companies and society. Common principle in linking insurance costs to occupational accident rate serves as a good impetus to improve occupational safety and health (OSH) in a company.

Quais são as principais doenças relacionadas ao trabalho?

Principais doenças ocupacionais.
LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ... .
Asma Ocupacional. ... .
Dermatose ocupacional. ... .
Surdez temporária ou definitiva. ... .
Antracose Pulmonar. ... .
DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho..

Quais as 9 doenças ocupacionais mais comuns e como evitá las?

Doenças ocupacionais: quais as mais comuns e como evitá-las.
Doenças ocupacionais psicossociais. ... .
Dermatose Ocupacional (DO) ... .
Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ... .
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) ... .
Doenças da visão. ... .
Surdez temporária ou definitiva. ... .
Antracose pulmonar e bissinose. ... .
Asma ocupacional..

São consideradas como doença do trabalho?

A doença do trabalho é aquela que se desenvolve por conta das condições do local de trabalho. O problema surge de acordo com um fator específico, que está associado à função exercida, mas não é uma regra. Sendo assim, o funcionário precisa provar que ocorreu uma piora da saúde por conta da sua função na empresa.

Quais são as doenças e agravos relacionados ao trabalho segundo o Ministério da saúde e do trabalho?

São exemplos de doenças e agravo relacionados ao trabalho:.
Acidente de trabalho;.
Câncer relacionado ao trabalho;.
Dermatoses ocupacionais;.
Exposição à material biológico; ... .
Intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho;.
LER/DORT;.
Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR); ... .
Pneumoconiose;.

Toplist

Última postagem

Tag