Limão é bom para dor no estômago

Alguns dos remédios caseiros que são ótimos para dor de estômago são suco de batata crua, chá de boldo ou chá de artemísia, porque eles possuem propriedades que acalmam o estômago e inibem a produção de ácidos gástricos, promovendo o alívio da dor rapidamente.

A dor de estômago pode ser causada por vários problemas, como ansiedade, alimentação inadequada ou pela ingestão de algum medicamento por dias seguidos como no casos dos anti-inflamatórios ou antibióticos, por exemplo. Conheça outras causas de dor no estômago.

Portanto, se os se a dor de estômago persistir após o uso destes remédios caseiros, é importante passar por uma consulta com um gastroenterologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado.

  • 29/10/2021

Muito popular e fácil de achar, inclusive no quintal de muita gente que cultiva o fruto, o limão é bastante usado na culinária, tanto em temperos como em receitas doces e salgadas. Seu destaque se deve às inúmeras propriedades nutricionais bem conhecidas, e até esteve em uma das muitas fake news geradas nessa pandemia, quando foi divulgado que seu suco, com laranja e mel, poderia proteger ou curar da Covi-19. Embora o limão traga muitos benefícios para o organismo, isso o fruto não faz não, mas populações antigas já usavam o limão para tratar o escorbuto (doença grave caracterizada por deficiência de vitamina C) antes mesmo da descoberta da vitamina C.

Além da vitamina C, o limão contém propriedades cítricas importantes como folato e flavonoides, e também outros compostos como ácidos fenólicos, cumarinas, ácidos carboxílicos e aminoácidos. Popularmente utilizado para tratar dor de estômago e resfriados, seus benefícios vão muito além:

• Ajuda a evitar infecções

• O citrato do limão pevine pedra nos rins

• É indicado para tratar escorbuto, dor de garganta e febre

• Também é indicado para hipertensão, reumatismo e cálculo renal

• Tem propriedades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, anticâncer, hepatoprotetor e cardioprotetora

• Melhora a absorção de ferro não-heme dos vegetais verdes, beterrabas e feijões

• Ajuda em processo de cicatrização e estimula síntese de colágeno

• Ajuda a reduzir queimação estomacal (possui alto teor de ácido cítrico)

 “O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.

Muito se fala sobre o limão ser milagroso, com função detox, ajudar a emagrecer, fortalecer o sistema imunológico, dentre outros benefícios. Para não deixar dúvidas, pedimos para a nutricionista esclarecer alguns mitos e verdades:


É detox. Mito.

O limão, assim como outras frutas fontes de vitamina C (acerola, caju, tangerina e laranja) possui compostos antioxidantes que combatem os radicais livres nas células, reduzindo o estresse oxidativo, mas ele, sozinho, não tem a função detox. De acordo com a nutricionista, o processo de detox no corpo não se resume a um alimento apenas. “É a soma do consumo de alimentos saudáveis e a retirada de alimentos que possuem componentes tóxicos, metais pesados, ou que provoquem alguma reação imunológica e/ou intolerância no organismo”, esclarece.

Fortalece o sistema imunológico. VERDADE

Por ser rico em vitamina C (antioxidante), o limão atua diretamente no sistema imunológico. Mas é aconselhável que seja consumido imediatamente para aproveitar a biodisponibilidade da vitamina C e de outros compostos instáveis, sensíveis à luz e à temperatura.

Com água morna auxilia o emagrecimento. MITO

A nutricionista esclarece que nosso corpo tem um mecanismo fisiológico conhecido como termorregulação que regula a temperatura interna quando ingerimos água ou alimento morno e quente, e é isso que provoca distensão ou contração gástrica, mas nada relevante que altere o gasto calórico.

Ajuda na digestão. VERDADE

O ácido cítrico do limão, quando consumido em jejum, estimula a produção de fluidos digestivos oriundos do estômago, fígado e pâncreas. “Outros alimentos também geram esse estímulo. O limão só vai antecipar esse processo antes da chegada de mais alimentos, facilitando a digestão”, explica a nutricionista

Combate a absorção de gordura. MITO

O limão ajuda na digestão, mas o que combate a absorção de gordura é consumir menos calorias e gastar mais (déficit calórico), e ter uma alimentação equilibrada.

Agrava problemas gastrointestinais. MITO

Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH. Para isso, a nutricionista indica espremer meio limão em um copo com água.

É benéfico para a dieta. VERDADE

O suco do limão participa na detoxficação do corpo e combate os radicais livres no organismo, desincha e aumenta a sensação de saciedade. Contudo, em qualquer suco da fruta o ideal é não colocar açúcar, por isso não se deve abusar do suco de limão. “E é importante apostar na variedade de frutas cítricas”, orienta a nutricionista.

Evita retenção de líquido. VERDADE

O potássio, presente no fruto, ajuda a manter o equilíbrio de líquidos no corpo, aliado com a ingestão adequada de água e redução do consumo de sal.

Previne resfriados. VERDADE

O limão é rico em vitamina C por isso modula o sistema imunológico, reduz processos alérgicose resfriados, e aumenta ação das células imunológicas como os linfócitos e macrófagos. “Adultos saudáveis necessitam de 100 a 200 mg/dia de ácido ascórbico. Em 100 g do limão é encontrado 32,8 mg”, esclarece a nutricionista alertando que a laranja tem mais quantidades (59 mg) e a acerola mais ainda (941mg).

Equilibra o pH sanguíneo. VERDADE

Nosso organismo trabalha constantemente para manter o pH do sangue levemente alcalino (entre 7,3 a 7,4). E, de acordo com a nutricionista, uma forma de contribuir para esse equilíbrio é consumir alimentos fontes de nutrientes percussores de bases como potássio, magnésio e cálcio que são, na sua maioria, de origem vegetal. O limão é considerado “alcalinizante” devido ao resíduo orgânico alcalino que ele deixa no corpo após sua digestão.

Acelera o metabolismo. MITO

O limão pode ser um facilitador na perda de peso, apenas pelo fato de ter compostos que ajudam o organismo a reduzir inflamação, mas o fruto não apresenta efeito termogênico. “O ideal é permanecer em uma dieta saudável de restrição calórica não severa, e praticar atividade física para acelerar o metabolismo”, orienta a nutricionista.

Suco tipo detox e bolo de limão

A nutricionista indica duas receitas fáceis com limão. E nesse link você encontra mais 20 receitas!

Suco tipo detox

1 limão espremido, 1 rodela de gengibre, 1 couve média e 1 maçã pequena. Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente (sem coar).

Bolo de limão

• 1 limão siciliano grande, sem casca e sem caroços

• 1 xicara de amido de milho

• 2 xicaras de farinha de trigo integral (ou farinha de arroz, farinha de amêndoas, farinha de soja)

• 3 colheres de sopa de manteiga, ou 30 ml de óleo de coco

• 3 ovos

• 2 xicaras de açúcar, ou 1 1/2 de xilitol, ou 4 colheres de mel ou melaço.

• 100 ml de Kefir de leite 24h (fermentação de 24h)

• 1 colher rasa de fermento

Modo de preparo: bata bem todos os ingredientes antes de misturar a farinha. Após a colocar a farinha, bata mais um pouco e por último coloque o fermento. Unte levemente a assadeira e leve ao forno a 180°, por 30 minutos.

Leia também:

Os benefícios das folhas verdes escuras

Chás digestivos: saiba mais

Alimentos que atuam no sistema imunológico

Notícias Relacionadas

Vídeos

Pode tomar limão para dor de estômago?

Muitas pessoas que sofrem com dor de estômago temem a fruta, mas a verdade é que ela ajuda na maioria dos casos. O limão, apesar de ácido, quando ingerido, deixa o organismo mais básico, ou seja, alcalino.

Qual o benefício do limão para o estômago?

Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.

O que é bom para aliviar a dor de estômago?

Tratamento para dor de estômago Tomar remédios como antiácidos ou anti inflamatórios, sob indicação médica; Evitar consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes; Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras; Fazer algum tipo de atividade física com regularidade.

O que é bom para aliviar dor no estômago caseiro?

Alguns chás, como o de hortelã-pimenta, malva ou sementes de melão, podem ajudar a aliviar a dor de estômago ou sensação de queimação na boca do estômago, porque possuem propriedades calmantes que atuam sob o sistema digestivo.

Toplist

Última postagem

Tag