Globalização Milton Santos o mundo global visto do lado de cá resumo

RESENHA

THENDLER, Silvio. Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá. Documentário, 89 minutos.2001¹
Adriana Soely André de Souza Melo²
O documentário é um convite ao debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo. Discute as conseqüências da globalização para as pessoas que vivem em países do terceiro mundo, em especial, as comunidades carentes. O desfecho do filme se dá através de uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926?2001).
Milton Santos não era contra a globalização, porém discordava do modelo perverso de globalização que nos é imposto. Através da análise das contradições que este modelo econômico e cultural apresentava enxergava a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humanitária.
De forma direta, o documentário expõe os variados fatores que provocam a crise do Estado do Bem Estar Social e a notória ineficiência do Estado em suprir as necessidades de todos os setores dos quais seriam da sua competência. Para ele, as ideias do Liberalismo estavam postas através do Neoliberalismo, mostrada através da privatização de setores públicos, causando grande revolta na população: o
caso da cidade Cothabamba situada na Bolívia, em 2000, no qual a população foi às ruas reclamar a pretensão do governo do país em privatizar a água. Felizmente, após manifestação organizada por movimentos sociais e ambientalistas foram vitoriosos. Fato que não ocorreu apenas na Bolívia, mas em todo o mundo capitalista como na França, México e por último o Brasil, na periferia de Brasília.
No decorrer do documentário é colocado situações em que mostram claramente que o processo de globalização que é visto como um processo que surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado, sendo que apenas um lado lucrou com a globalização, no qual, as muralhas do capitalismo impera sobre os menos favorecidos.

398 palavras 2 páginas

A globalização como Fábula A globalização como fábula é imposta principalmente pelos meios de comunicação a todos que procura enfatizar o planeta em que vivemos como um amplo espaço e que podemos sim explorá-lo com o consumo. Como a padronização cultural, onde as pessoas são atraídas pelas mesmas coisas, mesmos hábitos, mesmos costumes e que ainda disfrutam de uma mesma rede que nós conhecemos como internet que fez com que nós ficamos presos numa gigante aldeia global, sem ter pra onde ir. Mas ao mesmo tempo nos dá uma importante noção de que o mundo está dentro da nossa casa, o capitalismo nos devorando e nós nem percebemos graças à globalização como fábula.
Um descaso com o estado que aparentemente ficou distanciado das demandas sociais, pois ele o estado precisa se apequenar as grandes corporações que hoje detém o poder sobre o próprio estado. Percebemos que vivemos em um único mundo, um mundo voltado a atender as necessidades das grandes empresas, vivenciamos uma nova tendência mundial de mercado. A globalização como perversidade
A globalização como uma fabrica de perversidades tais como: fome, desabrigo, AIDS, mortalidade infantil, analfabetismo, enfim gravíssimos problemas sociais, quase sem solução na globalização em que vivemos, infelizmente para a maior parte da humanidade, o desemprego crescente consequentemente a pobreza aumenta e a classe media perdem em qualidade de vida, novas enfermidades se instalam e as velhas doenças retornam com força total. A perversidade está na raiz desta evolução negativa da humanidade e estes processos estão diretamente ligados com a globalização.
Uma outra globalização Podemos pensar na construção de um outro mundo, uma globalização que volte seus olhares a esses problemas citados, uma globalização que se engaje sistematicamente a todas as pessoas, ou seja, um processo globalizado mais humano. Que em vez de apoiar sempre o grande capital internacional que possam servir a outros interesses

Relacionados

  • Milton santos-o mundo global visto do lado de cá

    633 palavras | 3 páginas

    “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá” Encontro com Milton Santos é um documentário produzido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, onde ele junto ao geografo Milton Santos discute os problemas da globalização sob o olhar dos países em desenvolvimento. Milton Santos considera-se um intelectual outsider , que significa Indivíduo que não pertence a um grupo determinado,ele não pertence a nenhum grupo politco nem de intelectuais. Dando assim a entender que ele não….

  • O mundo global visto do lado de cá Milton Santos

    300 palavras | 2 páginas

    O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ – Silvio Tender Kauê Lara – 3º A O filme tem por fundamento básico a opinião de um grande intelectual brasileiro (Milton Santos) sobre a globalização, que foi montado e dirigido por Silvio Tender. Ele designa a globalização atual como perversa e sem escrúpulos, pois é capaz de deteriorar vorazmente preceitos sociais bem solidificados no cerne das sociedades. Ele defende que esse atual modelo global é capaz de gerar incompletudes, como também contradições….

  • Milton santos – o mundo global visto do lado de cá

    310 palavras | 2 páginas

    Milton Santos – O mundo Global visto do lado de cá Durkheim – Pelo que pude entender, analisando a visão de Durkheim sobre o documentário, podemos entender que o poder da coerção social é predominante no mundo globalizado de hoje. Apesar da teoria de Durkheim demonstrar que os fatos sociais têm existência própria, podemos afirmar que, mesmo cada indivíduo tendo uma consciência particular e própria, fica claro que em alguns aspectos a globalização econômica e cultural pode transformar o pensamento….

  • Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá

    445 palavras | 2 páginas

    Documentário “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá” Baseado no ponto de vista do célebre intelectual brasileiro Milton Santos, o documentário “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá”* expõe as concepções de globalização e seus efeitos sociais. A fim de trazer melhor compreensão do fenômeno, um resgate de suas mais primordiais manifestações foi feito. As grandes navegações levaram à descoberta de “novos mundos” e suas diferentes culturas….

  • Globalização - Milton Santos, O Mundo Global Visto do Lado de Cá

    611 palavras | 3 páginas

    Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá Pensar em globalização é pensar para que finalidade. O mundo conheceu seu primeiro processo de globalização na época das navegações, através de uma ideia de colonização, exploração e de dominação das terras e dos povos originários por parte dos países europeus. Já numa construção pré-capitalista, de acumulação de matérias primas e de trabalho escravo. O avanço desse processo se deu nos marcos do desenvolvimento do sistema capitalista….

  • “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”

    389 palavras | 2 páginas

    “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá” O documentário se passa com uma entrevista com o intelectual brasileiro Milton Santos, o qual apresenta os problemas do modelo de globalização vigente no mundo, que ele chama de globaritarismo. Um primeiro aspecto que já é apresentado no início é o da primeira globalização, ocorrida durante o século XVI nas viagens de descobrimento e conquista. Durante essa época, na américa latina por exemplo, dos 80 milhões de nativos existentes….

  • RESENHA: "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá"

    678 palavras | 3 páginas

    No filme de Sílvio Tendler, “O mundo global visto do lado de cá”, o cineasta realiza uma entrevista com o intelectual brasileiro Milton Santos. Tendo a globalização como tema central do documentário, retrata suas causas e consequências, suas influências, e também sua desigualdade. Uma das formas de compararmos os níveis de desenvolvimento no mundo é observar a quantidade de luz emitida pelas cidades à noite. Com uma imagem de satélite, há uma nítida separação entre o norte, onde se localizam os….

  • Síntese_ Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá

    590 palavras | 3 páginas

    Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá O documentário Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá foi dirigido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler e revela, através de uma entrevista, a avaliação do geógrafo e intelectual Milton Santos sobre o modelo vigente da globalização, o qual considerava perverso. O filme conduz de forma singular e profunda a uma significativa reflexão sobre os impactos decorrentes do atual período de globalização e suas….

  • Portfólio: mundo global visto do lado de cá ou encontro com milton santos

    766 palavras | 4 páginas

    INTRODUÇÃO Um dos temas mais corriqueiros da atualidade é a globalização. Uma questão de interesse global e que precisa ser analisado por todos os ângulos. Na última aula (08/05/2012) do módulo O Médico, o Indivíduo e a Comunidade – MIC houve duas discursões acerca do tema globalização. Entre as duas discursões, foi apresentado o documentário “Mundo Global Visto do Lado de Cá ou Encontro com Milton Santos”, do cineasta brasileiro Sílvio Tendler. Embora muito comentado, poucas são as pessoas que entendem….

  • Análise do filme milton santos: o mundo global visto do lado de cá

    1451 palavras | 6 páginas

    Urbano Aluno(a): Emanuella Pereira Costa Roteiro para análise Filme: Encontro com Milton Santos: O mundo Global Visto do Lado de Cá Duração: 90 min Diretor: Sílvio Tendler Ano: 2006 1 – Resumo O mundo global visto de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, aborda sob o ponto de vista do geógrafo Milton Santos os diversos aspectos, em sua maioria vorazes, da globalização no mundo e dentro da sociedade capitalista e as conseqüências que a mesma acarreta na civilização….

Outros Trabalhos Populares

Qual o tema abordado pelo documentário O Mundo Global visto do lado de cá?

Este documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes).

Qual é a visão de Milton Santos sobre a globalização?

"O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas" (Milton Santos, 1993).

O que você achou do documentário de Milton Santos?

O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas ideias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.

O que Milton Santos quis dizer com a frase Por uma outra globalização?

Em “Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal”, Santos enfoca, através de constatação pessimista, a questão da globalização, para logo após finalizar com uma visão prognostica positiva, resultante do exercício dialético, visando encontrar nas contradições da sociedade atual, possibilidades ...

Toplist

Última postagem

Tag