Em que ano o time brasileiro de voleibol conquistou sua primeira medalha olímpica?

O voleibol - ou vôlei - chegou no Brasil no ano de 1915. Não se sabe ao certo quem trouxe o esporte ao país, mas foi nesse ano que aconteceu a primeira partida de vôlei na cidade de Recife, Pernambuco.

No entanto, o esporte, que hoje é muito difundido no país, somente começou a ganhar força em 1923. Isso porque nesse ano foi organizado o primeiro campeonato no Rio de Janeiro, sendo o Fluminense o primeiro clube brasileiro profissional criado.

A partir disso, o esporte foi crescendo e adquirindo adeptos e hoje é muito praticado, sobretudo nas aulas de educação física.

Note que, depois do futebol, atualmente o vôlei é o esporte mais popular do Brasil.

Como foi o início do voleibol no Brasil?

No início, esse esporte era considerado especialmente de mulheres. Por ser pouco violento, os homens não praticavam.

Com o passar do tempo, ele foi sendo difundido também entre o sexo masculino e hoje, além da modalidade de quadra, o voleibol é jogado na praia (vôlei de praia).

Primeiramente, ele teve início no nordeste, no Colégio Marista de Recife em 1925. Nos anos seguintes, por meio da Associação Cristã de Moços da cidade São Paulo, ele começou a se espalhar por outros estados.

A fundação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

Em 1954 foi fundada a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Até hoje, a CBV é a entidade responsável pelo esporte no país e graças a ela o voleibol foi consolidado no Brasil.

Após sua criação, muitas escolas de vôlei foram sendo criadas no país, o que promoveu a difusão do esporte.

O primeiro presidente da CBV foi o ex-jogador Denis Rupet Hathaway, que ocupou o cargo durante dois anos (1955 a 1957).

Graças ao trabalho desenvolvido por essa entidade, hoje o Brasil é um dos melhores países do mundo em voleibol.

O desenvolvimento do vôlei no Brasil

O voleibol somente começa a se fortalecer no país na década de 70. No final dessa década, mais precisamente em 1977, ocorreu o 1º Mundial Juvenil das categorias masculina e feminina. O resultado foi terceiro e quarto lugares, respectivamente.

O início das vitórias do Brasil no voleibol

Em 1951 o voleibol masculino teve seu primeiro grande destaque no Campeonato sul-americano. No entanto, foi na década de 80 que a seleção masculina, denominada na altura de "Geração de Prata", começou a se consolidar no cenário mundial.

Foi assim que ganhou mais uma vitória nos Jogos Pan-americanos de 1983 e, no ano seguinte, a seleção masculina adquire a primeira medalha olímpica de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

A primeira medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos

O tão almejado ouro foi conquistado na década de 90 pela seleção masculina. Assim, venceu a final contra os Países Baixos em 1992 nas Olimpíadas de Barcelona adquirindo a primeira medalha de ouro.

A vitória da seleção masculina de voleibol em Barcelona, 1992. Foto: Aníbal Philot/Agência O Globo

A partir daí, o esporte obtém notoriedade mundial e começa a ter grandes investimentos com a chegada de bons jogadores, o que resultou nas posteriores conquistas.

Para saber como o vôlei foi criado, leia: História do voleibol.

As seleções de vôlei no Brasil

Atualmente, a seleção brasileira de voleibol é considerada uma das melhores do mundo.

Na categoria masculina, a seleção é tricampeã mundial (1992, em Barcelona; 2004, em Atenas; e 2016, no Rio de Janeiro) e já ganhou 6 medalhas olímpicas (3 de ouro e 3 de prata).

Já na categoria feminina, a seleção é bicampeã olímpica (2008, em Pequim; 2012, em Londres) e já ganhou 5 medalhas olímpicas (3 de ouro e 2 de bronze).

Jogadores brasileiros que se destacaram no voleibol

Categoria masculina

  • Renan Dal Zotto
  • Bernardinho
  • Giba
  • Lucarelli
  • Wallace

Categoria feminina

  • Ana Moser
  • Fofão
  • Gabriela Guimarães
  • Jaqueline Carvalho
  • Sheilla Castro

Leia mais sobre:

  • Voleibol: regras, fundamentos e história do vôlei
  • Fundamentos do voleibol
  • Quadra de vôlei
  • Vôlei sentado: regras e história do voleibol adaptado

Referências Bibliográficas

Confederação Brasileira de Voleibol - CBV

Crédito da imagem: Jorge Araújo/Folhapress

O dia 9 de agosto de 1992 ficará para sempre na memória do torcedor brasileiro. Há exatos 21 anos, a seleção masculina de vôlei conquistava a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil em esportes coletivos.

Colunistas do UOL

Em Barcelona, o time então comandado por José Roberto Guimarães fez o país acordar mais cedo para acompanhar a final contra a Holanda. Sem começar a competição entre as favoritas, a equipe verde e amarela conseguiu uma campanha irretocável, com apenas três sets perdidos em todo o torneio e que terminou com a vitória por 3 sets a 0 sobre os holandeses.

A partida começou com um leve domínio dos europeus. Porém, os brasileiros conseguiram se recuperar ao longo da parcial e fechou por 15 a 12, graças ao grande desempenho de Marcelo Negrão.

Com o revés no set inicial, a Holanda sentiu o baque e nem mesmo a estrela Zwerver conseguiu recolocar o time novamente nos eixos, abusando dos erros. Dessa forma, o Brasil não encontrou maiores dificuldades para abrir 2 a 0 e ganhou por 15 a 8.

A equipe europeia voltou para o terceiro set dando sinais de recuperação e chegou a abrir um preocupante 5 a 1. Foi então que o elenco de José Roberto Guimarães brilhou. Empurrados pela torcida, os brasileiros conseguiram abrir 14 a 5 e ficaram a um ponto do ouro inédito.

A bola que definiu a vitória e a medalha veio com um potente saque de Marcelo Negrão, que não deu a menor chance de defesa aos holandeses e fez explodir o tão esperado grito de campeão olímpico.

Veja quem fez parte da campanha do ouro em Barcelona:

Maurício, Talmo, Marcelo Negrão, Janelson, Jorge Edson, Tande, Giovane, Paulão, Pampa, Carlão (capitão), Douglas Chiarotti e Amauri.

Confira a campanha do Brasil no torneio:

Grupo A

Brasil 3 x 0 Coreia do Sul, parciais de 15-13, 16-14 e 15-7

Brasil 3 x 1 Equipe Unificada, parciais de 15-6, 15-7, 9-15 e 16-14

Brasil 3 x 0 Holanda, parciais de 15-11, 15-9 e 15-4

Brasil 3 x 1 Cuba, parciais de 15-6, 15-8, 12-15 e 15-8

Quartas de final

Brasil 3 x 0 Japão, parciais de 15-12, 15-5 e 15-12

Semifinal

Brasil 3 x 1 Estados Unidos, parciais de 12-15, 15-8, 15-9 e 15-12

Final

Brasil 3 x 0 Holanda, parciais de 15-12, 15-8 e 15-5

Crédito da imagem: Jorge Araújo/Folha Imagem

Onde o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica no vôlei masculino?

Vôlei masculino do Brasil conquistou a 1ª medalha de ouro olímpica há 30 anos em Barcelona; relembre.

Em que ano o Brasil ganhou a sua primeira medalha olímpica no voleibol e como foi chamada aquela geração?

A primeira medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos O tão almejado ouro foi conquistado na década de 90 pela seleção masculina. Assim, venceu a final contra os Países Baixos em 1992 nas Olimpíadas de Barcelona adquirindo a primeira medalha de ouro.

Quem foi o primeiro campeão olímpico de vôlei?

As primeiras duas edições do torneio olímpico de voleibol masculino foram vencidas pela União Soviética. Medalha de bronze em 1964 e vice-campeão em 1968, o Japão finalmente conquistou o ouro em 1972.

Quantas medalhas o Brasil ganhou no vôlei feminino?

Medalhas do Brasil no Vôlei de quadra feminino - 2 medalhas de ouro (2008 e 2012), 1 medalha de prata (2020) e 2 medalhas de bronze (1996 e 2000), totalizando 5 medalhas olímpicas.

Toplist

Última postagem

Tag