É verdade que um órgão é formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas?

O tecido conjuntivo é o tecido resistente e normalmente fibroso que une as estruturas do corpo e fornece sustentação e elasticidade. Está presente em quase todos os órgãos, formando grande parte da pele, tendões, articulações, ligamentos, vasos sanguíneos e músculos. As características do tecido conjuntivo e dos tipos de células que contêm variam dependendo a sua localização no organismo.

Sabemos que todos os seres vivos são formados por células. Alguns apresentam apenas uma célula, outros, no entanto, apresentam uma grande quantidade dessas estruturas, que podem ou não formar tecidos. Quando várias células semelhantes estão unidas e desempenham uma mesma função, dizemos que elas constituem um tecido.

O ser humano é composto por vários tecidos diferentes que apresentam funções importantes para a nossa sobrevivência. No nosso corpo são encontradas cerca de 100 trilhões de células e estas estão agrupadas em quatro tipos básicos de tecido, conhecidos como: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

O tecido epitelial apresenta células bastante juntas e com pouco material entre elas. Suas principais funções é proteger o corpo, absorver substâncias, liberar secreção (glândulas) e garantir a percepção de alguns estímulos. O tecido epitelial pode ser encontrado revestindo nosso corpo e cavidades internas e formando as glândulas.

Os tecidos conjuntivos, por sua vez, possuem células bastante separadas umas das outras e com grande quantidade de substância intercelular. Esse tipo pode ser dividido em diversos outros tipos, tais como:

  • Tecido conjuntivo propriamente dito: Apresenta como função principal unir as estruturas do corpo;

  • Tecido ósseo: Forma os ossos, que, em conjunto, formam nosso esqueleto (Ver figura abaixo);

  • Tecido adiposo: É o tecido no qual a gordura está armazenada;

  • Tecido cartilaginoso: Forma as cartilagens do corpo, como aquela encontrada em nossas orelhas;

  • Tecido hematopoiético: Responsável por formar as células sanguíneas.


Observe o tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo

O tecido muscular apresenta células com grande capacidade de contração e, por isso, está relacionado com a nossa movimentação, alimentação e até mesmo com os batimentos do nosso coração. Podemos classificar o tecido muscular em três tipos principais:

  • Tecido muscular estriado esquelético: Não é capaz de contrair-se involuntariamente e é encontrado ligado aos ossos;

  • Tecido muscular estriado cardíaco: Apresenta capacidade de contrair-se involuntariamente e é encontrado exclusivamente no coração.

  • Tecido muscular não estriado: Apresenta contração involuntária e é encontrado nas vísceras, tais como intestino, estômago e útero.

Por fim, temos o tecido nervoso, que forma o nosso sistema nervoso e, consequentemente, atua no processamento de diferentes informações. A principal célula desse tecido é o neurônio, que possui como função principal transmitir os impulsos nervosos para outras células do corpo. Graças a esse tecido e, consequentemente, ao sistema nervoso, conseguimos realizar nossas atividades vitais.

Quando estudamos os níveis de organização do corpo humano, aprendemos que várias células agrupadas e que desempenham uma mesma função no organismo recebem o nome de tecido. Esses tecidos, por sua vez, podem agrupar-se, formando uma estrutura responsável por uma função específica em determinado sistema. Essa estrutura, formada por vários tecidos, é denominada de órgão. Diante dessas importantes definições, uma dúvida aparece: A pele é um tecido ou um órgão?

→ A pele é um tecido ou um órgão?

A pele, apesar de sua aparência, é um órgão, e não um tecido como muitos pensam. Ela é formada por duas camadas principais, a epiderme e a derme, que, por sua vez, são formadas por tecidos diferentes. Assim sendo, a pele é um órgão porque é formada por mais de um tecido.

Vale destacar que a pele apresenta uma característica bastante impressionante: ela é o mais extenso órgão do nosso organismo. Estudos revelam que 15% de todo o nosso peso corporal advém da pele. Em adultos, esse órgão pode pesar até 10 quilogramas.


A pele é formada por duas camadas básicas: a epiderme e a derme

A pele exerce múltiplas funções, sendo de vital importância para a nossa sobrevivência. Entre as principais funções atribuídas a ela, podemos citar a proteção de nosso organismo, percepção de estímulos, eliminação de alguns produtos do nosso metabolismo e o controle da temperatura por meio da liberação do suor produzido pelas glândulas sudoríparas.

→ Os tecidos que formam a pele

A pele é formada por duas camadas, uma mais externa denominada de epiderme e uma mais interna chamada de derme. Na epiderme, encontramos tecido do tipo epitelial, que é formado principalmente por células denominadas de queratinócitos. É nessa camada que encontramos as células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor à pele e protege o organismo contra os raios solares.

Logo abaixo da epiderme, encontramos a derme, que é formada por tecido conjuntivo. Essa camada é responsável por garantir elasticidade à pele, além de ser o local onde estão presentes nervos, vasos sanguíneos, folículos pilosos e glândulas, sendo essas duas últimas estruturas derivadas da epiderme, mas presentes nessa camada.

Abaixo da derme está a hipoderme, um tecido que não faz parte da pele, mas garante que a derme fixe-se em órgãos e que a pele deslize mais facilmente na superfície na qual está apoiando-se. A hipoderme é formada por tecido conjuntivo frouxo.

É correto afirmar que um órgão é formado por dois ou mais tecidos que possuem funções específicas?

Órgãos são estruturas feitas de dois ou mais tecidos organizados para realizar uma função particular, e grupos de órgãos com funções relacionadas constituem os diferentes sistemas orgânicos.

O que são formados os órgãos?

Os órgãos são formados por conjuntos de tecidos, que, por sua vez, são agrupamentos de células que se associam e se organizam para desempenhar determinada função. Estão localizados por todo o organismo e, de modo a exercerem funções determinadas, formam os chamados sistemas, essenciais no funcionamento do corpo humano.

Quais são os tecidos que formam os órgãos do corpo humano?

Existem no corpo humano quatro tipos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por um agrupamento de células de formas e funções parecidas.

O que é que é formado por um conjunto de tecidos?

-Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos. - Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo. - Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo.

Toplist

Última postagem

Tag