É correto dizer que a Confederação do Equador foi um movimento republicano justifique?

Faça estes exercícios sobre o 15 de novembro, conhecido como o Dia da Proclamação da República, que se deu por meio de um golpe contra a monarquia em 1889. Publicado por: Daniel Neves Silva

(IFB - adaptado) Sobre a proclamação e as primeiras décadas da República brasileira, é CORRETO afirmar que:

a) A proclamação da República foi uma ruptura profunda na política institucional brasileira, o que pode ser percebido na grande movimentação popular em defesa da monarquia e contra o movimento de instalação da República em 1889.

b) O movimento republicano brasileiro organizava-se desde a década de 1870 e tinha grande relevância dentro do Exército brasileiro.

c) Adotando o federalismo ao estilo estadunidense, a República fortaleceu na população o sentimento de lealdade nacional.

d) A Proclamação da República inspirou quase todos os movimentos populares dos primeiros anos do século XX, como o do Contestado.

e) Visando o apoio da população, os líderes da República brasileira, em seu início, manipularam símbolos patrióticos e criaram uma galeria de heróis republicanos. O total êxito na promoção dos fundadores da República, como os generais Deodoro e Floriano, exemplifica esse processo de legitimação simbólica.

Em 3 de dezembro de 1870, foi publicado o jornal A República, que trazia estampado o “Manifesto republicano brasileiro”, o mesmo que daria base para a fundação de um novo partido em 17 de janeiro de 1872. Formado inicialmente por profissionais liberais ligados a setores urbanos, nomeadamente paulistas, o Partido Republicano organizou seu primeiro congresso em julho de 1873, quando foi reforçado por novos adeptos de fôlego: fazendeiros paulistas que, descontentes com o que consideravam ser uma política intervencionista do Estado, passaram a engrossar as fileiras da oposição à monarquia.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 301.

O trecho anterior demonstra o distanciamento dos cafeicultores paulistas em relação à monarquia. A insatisfação dos monarquistas com a “política intervencionista” evidencia o fortalecimento da seguinte proposta dentro das elites econômicas do Brasil:

a) o federalismo

b) o parlamentarismo

c) a democracia

d) o socialismo

e) o separatismo

A Proclamação da República foi realizada no 15 de novembro como resultado da mobilização de republicanistas e dos militares contra a monarquia. Por meio de um golpe, o imperador foi derrubado e um presidente foi escolhido para governar o Brasil temporariamente. A Proclamação da República foi realizada por:

a) Benjamin Constant

b) Deodoro da Fonseca

c) Floriano Peixoto

d) José do Patrocínio

e) Campos Sales

A respeito da Proclamação da República e da celebração que acontece anualmente no dia 15 de novembro, selecione a alternativa INCORRETA:

a) O 15 de novembro é considerado um feriado nacional.

b) No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca prendeu o primeiro-ministro do Brasil, o visconde de Ouro Preto.

c) A família real, que governava o Brasil desde 1822, foi expulsa do país.

d) O ponto de partida da insatisfação dos militares com a monarquia foi a Guerra do Paraguai.

e) Houve extensa participação popular nos eventos da Proclamação da República.

respostas

LETRA B

O movimento republicano organizou-se a partir da década de 1870 com a publicação do Manifesto Republicano e com o surgimento do Partido Republicano Paulista. O movimento também teve muita adesão no Exército, grupo insatisfeito com a monarquia desde o final da Guerra do Paraguai, por considerar-se pouco valorizado. Foram as adesões de republicanos civis e dos militares que levaram aos eventos do 15 de novembro de 1889.

Voltar a questão

LETRA A

O texto em questão demonstra a insatisfação dos cafeicultores paulistas com o intervencionismo do governo monárquico, isto é, com a centralização do poder no Brasil. A alternativa defendida pelas elites econômicas brasileiras era a imposição do federalismo, sistema político que daria mais autonomia aos estados e, consequentemente, garantiria uma descentralização do poder.

Voltar a questão

LETRA D

A Proclamação da República foi realizada pelo vereador José do Patrocínio durante reunião que aconteceu na Câmara Municipal, no Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889. Ele foi o responsável por anunciar o fim da monarquia e o início da República no Brasil.

Voltar a questão

LETRA E

A Proclamação da República foi um evento realizado pelas elites de nosso país e que ficou marcado por não possuir envolvimento popular. Sendo assim, foi realizada de cima para baixo, e as mudanças que aconteceram no país foram impostas ao povo. Uma das passagens mais simbólicas a respeito do não envolvimento popular foi dita por Aristides Lobo, defensor do republicanismo, que afirmou que “o povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava”.

Voltar a questão

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O que é correto afirmar sobre a Confederação do Equador?

Sobre a Confederação do Equador é correto afirmar-se que: limitou-se à ação de lideranças e populares pernambucanos, causa maior do seu insucesso insatisfeitos com as tentativas de negociação do império, os revoltosos buscaram criar uma nova constituição mais democrática, mas que continuava reafirmando seu caráter ...

O que foi o movimento da Confederação do Equador?

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário iniciado em Pernambuco, em 1824, e que se espalhou pelo Nordeste contra o autoritarismo de Dom Pedro I. Desde a Assembleia Constituinte de 1823, Dom Pedro mostrou seu autoritarismo, que se confirmou com a Constituição de 1824, que lhe garantiu amplos poderes.

É possível afirmar que a Confederação do Equador foi uma manifestação?

A Confederação do Equador foi uma revolta que aconteceu em 1824, iniciando-se em Pernambuco e se espalhando por Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Foi um revolta de caráter separatista e que pretendia implantar um governo republicano. O movimento foi contido pela monarquia e suas lideranças executadas.

Que foi a Confederação do Equador e quais foram as principais motivações desse movimento?

Foi uma revolta ocorrida em 1824, primeiramente em Pernambuco, e depois se espalhou para outras províncias nordestinas. Seus motivos foram: crise socioeconômica e o autoritarismo do imperador Dom Pedro I. Seus objetivos foram o fim do reinado de Dom Pedro I e a instalação da república no Brasil.

Toplist

Última postagem

Tag