Como o corpo era visto na antiguidade na Idade Média e na atualidade

362 palavras 2 páginas

Estudar o corpo humano enquanto fator transformador ao longo da história é fundamental para compreendermos os avanços, as experiências e o desenvolvimento do corpo e seus movimentos. Ao longo de estudos e leituras de diversos textos sobre o corpo humano na antiguidade, podemos analisar e pensar sobre como o corpo era visto pela sociedade, em época em que filósofos como Platão, Sócrates e Aristóteles estudavam sobre as peripécias do corpo humano e como ele procedia desde o início da vida até sua morte. Visto que, na antiga Grécia, o corpo e a alma eram vistos como subjeções separáveis, em que o corpo presidia sobre a terra, e a alma em outro lugar, dito como ideal na pré-vida. Porém, quando o indivíduo nascesse à alma era aprisionada no corpo, e se unificavam até a sua morte, quando se separavam novamente. O corpo é algo material, que pode ser desprezado, mas a alma não, ela é espiritual. Nesta época, havia muito apego a razão por parte da sociedade devido à busca de explicações à existência da humanidade. Portanto, os filósofos na época buscavam entender o sentido da vida humana e sua origem por meio da razão. Pouco importava o corpo – podia ser desprezado – sendo que a alma era vista como algo vindo do cosmos e assim, considerada como a essência da vida. Para Sócrates, a alma é a essência do ser humano. Ela tem que ser como a idéia: pura, bela, mas o corpo ele o considerava um cárcere. Mas Platão separou o que é material (corpo) e o que é espiritual (alma), enfatizando que os exercícios corporais eram necessários para a educação dos impulsos do corpo e que de fatos eram importantes no desenvolvimento da coragem.
Aristóteles desprezava o trabalho físico exercido pelo corpo, trabalho esse que só os escravos faziam. Então, ele empenhava-se mais na questão racional e não nos impulsos e desejos inconscientes, enaltecendo o homem político. Anteriormente a este pensamento de tais filósofos, os antecessores acreditavam que o corpo e alma não eram separados,

Relacionados

  • dafegnistão

    1828 palavras | 8 páginas

    pelo ser humano com o objetivo detransformar a natureza e a sociedade que o cerca. O trabalho na Antiguidade Durante a antiguidade estabeleceu-se uma divisão qualificativa dos diferentes tipos de trabalho, entre trabalhos manuais eintelectuais. Os trabalhos braçais e manuais foram considerados desprezíveis, consideradas equivalentes às atividades animais. Valorizou-se a atividade intelectual, própria dos homens que podiam sededicar à vida cidadã; como explica Aristóteles. Na antiguidade existe….

  • A importância da atividade física ao longo do tempo

    752 palavras | 4 páginas

    Evolução da importância do corpo humano e a prática do desporto na sociedade 4 Na antiguidade clássica 4 Grego ………………………………………………………………………… 4 Romano ……………………………………………………………………….4 Idade Média …………………………………………………………………. 4 Início do séc. XX ……………………………………………………………. 4 Atualidade……………………………………………………………………. 4 Importância da Atividade Física 5 Modalidades inicialmente Praticadas 5 Jogos Olímpicos 6 Da antiguidade ……………………………………………………………………….

  • Envie presentes para estes membros

    2987 palavras | 12 páginas

    ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE ANTIGUIDADE CLÁSSICA Prof.(a): Liliane Carvalho Rosa Arquiteta Urbanista ANHANGUERA /UNIDERP 1º Semestre/2013 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE ANTIGUIDADE CLÁSSICA Na arquitetura, os gregos demonstraram grande habilidade em projetos de templos e edifícios públicos. Para sustentar o peso das construções empregavam colunas, sem usar argamassa. ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE ANTIGUIDADE CLÁSSICA Frontão – é o acabamento da fachada principal e a sua forma….

  • Atividades físicas nas primeiras civilizações : povos da oceania

    848 palavras | 4 páginas

    DOS POVOS DA OCEANIA NA ANTIGUIDADE 1.Educação Física é a educação realizada por meio de processos e movimentos físicos e mentais, através de atividades que envolvam a movimentação e estímulo de músculos e outras partes do corpo (incluindo o cérebro) cujo produto pretendido é uma pessoa fisicamente educada. Os resultados são, não só para o corpo, como também para a mente. É um conceito relativamente novo na história da humanidade (adaptado de BARBANTI). Na antiguidade não existia para os povos….

  • Educação Fisica

    2053 palavras | 9 páginas

    Trabalho de Educação Física 1. Principais Ossos e Músculos do Corpo Humano 2. Treino desportivo 3. Desporto e Educação Física Ana Rafaela Jorge, nº2, 12ºN Lara Alves, nº11, 12ºN Sofia Neves, nº20, 12ºN 1. Principais Ossos e Músculos do Corpo Humano Ossos Osso (latim ossum, -i) 1. Parte dura e sólida que forma a armação do corpo dos vertebrados. O esqueleto tem funções muito importantes no nosso corpo pois, juntamente com as suas articulações e com os músculos, é possível….

  • A Relação Macrocosmo e Microcosmo e suas respectivas influências na evolução da Medicina Medieval

    2853 palavras | 12 páginas

    em discussão a problemática referente à forma pela qual os conhecimentos da Antiguidade chegaram até os árabes, bem como a relevância da medicina cristã, principalmente através do exemplo de Hildegard Von Bingen. Palavras-chave: Medicina. Idade Média. Cosmos. A relação existente entre o ser humano e a natureza na Idade Média é um dos aspectos mais notáveis deste período. Chamado de microcosmo, o ser humano seria, na verdade, uma pequena cópia do universo, chamado de macrocosmo. Muito….

  • Psicologia

    409 palavras | 2 páginas

    469-399 a.C Antiguidade 426-348 a.C Antiguidade 384-322 a.C Antiguidade Interesse pelo homem (Alma) Distinçao sobre natureza e conhecimento (razão) Com o pensar chegaria ao autoconhecimento Seriamos capazes de enxergar a realidade? Conhecimento seria provido da alma Corpo mortal e a alma imortal A alma se localizaria na cabeça Estudava a diferença entre a razão, percepção e sensação Descordava da ideia de Platão de ser indissociável a alma e o corpo Sócrates Platão Aristóteles….

  • A corporeidade na história da filosofia ocidental

    337 palavras | 2 páginas

    concepções de corpo surgidas na História da Filosofia Ocidental desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, tendo como objetivo entender como o corpo foi visto na antiguidade para compreendê-lo no mundo de hoje através da contribuição dos grandes pensadores da Modernidade, e de que forma somos influenciados com os seus pensamentos. A metodologia do trabalho foi uma pesquisa teórica bibliográfica. Os pensadores gregos da antiguidade tentaram explicar o homem como um ser dual, composto por corpo e mente….

  • Historia da educação fisica

    2063 palavras | 9 páginas

    Cultura corporal da Grécia antiga Nesta aula analisaremos a base cultural do homem grego em seu aspecto educacional, compreendendo o relevante papel da ginástica na formação do homem grego da antiguidade. A Educação Integral -A educação grega estava centrada no desenvolvimento do corpo e do espírito, embora os atenienses enfatizassem a formação intelectual, e os espartanos: a educação para a guerra (ARANHA, 2006). Contudo, todo o mundo grego era envolvido por uma concepção….

  • Arte da Antiguidade

    850 palavras | 4 páginas

    faz menção ao Renascimento. A fachada principal apresenta relevos em terracota representando grandes civilizações da Antiguidade, alguns representando os faraós do Egito, e templos da cultura grega. As laterais do prédio dialogam, e trazem mosaicos com retratos de personalidades na área das Artes, tais como Leonardo da Vinci e Vasari. Além de citar civilizações da Antiguidade, como: Assíria, Pérsia, Grécia, Egito, Roma, América, China e Índia. Acima do nome de cada civilização há um quadro com….

Outros Trabalhos Populares

Como era visto o corpo na Idade Média e atualmente?

Trazendo numa perspectiva medieval, o corpo é representado de várias maneiras, visto desde a exaltação, até a humilhação e veneração, exercendo, portanto, papéis diferentes nos moldes da sociedade medieval. Durante quase toda a Idade Média, o corpo foi visto pela Igreja como algo pecaminoso.

Como o corpo humano era visto na antiguidade?

O corpo era valorizado pela sua saúde, capacidade atlética e fertilidade. Para os gregos, cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante.

Como era visto o corpo na Grécia Antiga na Idade Média e na atualidade?

Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.

Como o corpo é visto na era moderna?

Em função dos ideais da sociedade moderna são seguidos padrões, dificilmente atingíveis e o corpo tornou-se mais uma mercadoria a ser explorada. Novas necessidades são criadas sucessivamente, e por fim, o indivíduo torna-se refém de seu próprio corpo, e diante dos excessos, carências, e faltas o corpo entra em colapso.

Toplist

Última postagem

Tag