Como funciona a análise financeira das empresas?

Fazer uma análise financeira é fundamental para que o gestor da empresa tenha pleno conhecimento a respeito de seu fluxo de caixa, desempenho de vendas, controle de despesas e receita e de todos os aspectos que contribuem com tomada de decisões estratégicas e a estabilidade econômica do negócio.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é análise financeira, qual a sua importância para a empresa e como ela é feita na prática. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é a análise financeira?

Também conhecida como análise econômica ou, ainda, análise de resultados, uma análise financeira nada mais é do que o conjunto de medidas, ferramentas e esforços para estudar os aspectos financeiros da organização e, assim, compreender melhor qual a sua capacidade de gerar lucro.

Como essa técnica abrange o uso de indicadores de performance do negócio em aspectos específicos, o gestor pode, por exemplo, mensurar o desenvolvimento da empresa e avaliar a sua situação financeira, de modo que consiga reduzir desperdícios e otimizar o uso dos recursos.

A falta de um conhecimento profundo sobre os problemas internos, muitas vezes, está entre as principais razões que leva diversas organizações a quebrarem. A ausência de uma boa análise financeira acaba desencadeando uma série de consequências negativas que impactam diretamente os lucros do negócio.

Sendo assim, quanto menor for seu controle sobre o fluxo de caixa, menor será o capital de giro. Portanto, a importância da análise financeira está no fato de que ela proporciona informação o suficiente para que o gestor tome decisões inteligentes e, assim, garanta a sobrevivência e o desenvolvimento da empresa.

Como fazer uma análise financeira?

Para realizar uma análise financeira na prática, é fundamental que o gestor conte com um bom software de automação, especialmente que seja desenvolvido para atender às necessidades contábeis da empresa.

Partindo do pressuposto de que o empreendedor tomou a decisão de trazer a transformação digital para dentro de sua companhia e aderiu ao uso de uma ferramenta automatizada integrável, basta munir o sistema com dados a respeito das mais diversas questões que integram as finanças do negócio.

Dessa maneira, ele poderá visualizar com maior clareza qual a real situação da empresa, já que esses sistemas contam com dashboards intuitivos. Entre o tipo de informação que deve ser integrar a sua análise financeira, podemos citar:

  • custos fixos e variáveis;
  • custos operacionais;
  • margem de contribuição;
  • preço de vendas;
  • faturamento mensal, trimestral, semestral e anual;
  • lucratividade e demanda de consumidores;
  • histórico de transações;
  • fluxo de caixa.

Entre tantas outras informações pertinentes às finanças.

Como a solução Asplan 360 pode ajudar?

Os recursos oferecidos pela ferramenta Asplan 360 são disponibilizados a partir da Nuvem, o que garante escalabilidade, segurança e mobilidade à empresa. Além disso, suas ferramentas desenvolvidas especificamente a gestão financeira e contábil do negócio contribuem não apenas para que a análise financeira seja realizada com mais eficiência, mas também abrangem os mais diversos departamentos da organização. Dando uma visão em 360º para o gestor.

Como você pôde conferir, a análise financeira abrange a uma série de práticas que têm como finalidade estudar a real situação econômica do negócio, gerando inteligência para a tomada de decisões. Dessa forma, os gestores podem otimizar o fluxo de caixa, reduzir os desperdícios e aumentar a lucratividade.

Este artigo sobre como funciona foi útil para você? Então não deixe de conferir também nosso post sobre as 3 dicas práticas de como pagar menos impostos!

Saber como andam as finanças do seu negócio é fundamental.

E quando falamos em saber como vai a saúde 💙 💵 financeira de sua empresa, não nos referimos a ter uma ideia 💡 de quanto têm em caixa ou uma noção 🤷‍♂ de quanto vai ser sua receita no mês que vem.

Você precisa ir um pouco mais a fundo, se quiser tocar seu negócio com segurança.

Números não são o seu forte? Não se preocupe!

Neste post, vamos te mostrar o que é análise financeira, como fazer uma, quais indicadores financeiros de uma empresa você deve usar e, melhor de tudo: quais ferramentas financeiras podem fazer tudo isso para você, de forma automatizada!

Leia também: Como administrar o financeiro de uma empresa com competência

O que é análise financeira de uma empresa?

Em poucas palavras, podemos definir o que é análise financeira de uma empresa da seguinte forma:

Estudo analítico destinado a entender qual é a real capacidade de um empreendimento gerar lucro de forma sustentável e manter-se viável ao longo do tempo.

Para isso, existem 4 pontos fundamentais que precisam fazer parte da análise financeira de uma empresa

  1. Equilíbrio
  2. Rentabilidade
  3. Crescimento
  4. Risco

Vamos analisar cada um deles separadamente para que você entenda como podem contribuir para a análise financeira de seu negócio.

Use a tecnologia na hora de fazer a análise financeira empresarial

Antes de nos aprofundarmos nesses 4 pontos, uma dica, especialmente para você que não é fã de matemática e cálculos.

Uma forma de facilitar a análise financeira de seu negócio é usar ferramentas financeiras do tipo SaaS (Software as a Service), que você acessa pela nuvem, pagando uma mensalidade (ou usando um plano gratuito 😎).

Elas integram as informações do seu negócio e permitem que você tenho todos os números sobre a saúde financeira da empresa sempre à mão, onde quer que você esteja.

Alguns são ERP, outros têm planos grátis. Confira nossas sugestões de softwares para fazer o controle e a análise financeira de uma empresa:

  • ContaAzul: ERP
  • Bling: ERP – plano gratuito
  • Tiny: ERP
  • Granatum: plano gratuito
  • Nibo
  • Bkper: plano gratuito

Ao longo deste texto, vamos trazer alguns vídeos criados por essas ferramentas e que explicam o que é análise financeira de uma empresa e como fazê-la usando esses softwares.

E, para começar, aqui vai um vídeo do Bling:

Veja também: ERP Bling: Tudo sobre o ERP brasileiro online

Vamos, agora, aos 4 pontos fundamentais de uma análise financeira empresarial, então?

1- Equilíbrio

Não é à toa que uma das principais ferramentas de análise financeira se chama balanço.

Esse demonstrativo financeiro precisa apresentar os dois lados de suas contas “batendo”. Isto é: ativo e passivo (mais lucro ou prejuízo) devem apresentar o mesmo valor.

Ao estudar o equilíbrio financeiro ao fazer a análise financeira de uma empresa, o objetivo é se certificar de que ela têm condições sólidas de se manter lucrativa e sustentável ao longo do tempo.

Para isso, você pode analisar os seguintes indicadores:

  • Margem Líquida
  • Retorno sobre os Ativos – ROA
  • EBITDA

Não conhece esses indicadores? Conheça esses e os demais citados neste artigo, conferindo este infográfico do Nfe.io:

Aproveite, e veja as dicas de gestão financeira de e-commerce da Tiny ERP:

Confira: Tiny ERP: um sistema de gestão completo para lojas virtuais

2- Rentabilidade

Rentabilidade é a relação entre o lucro que a empresa obtém e o investimento realizado para que ela opere.

Imagine que uma pessoa invista 500 mil para abrir um negócio e tenha um lucro mensal de 5 mil reais. A rentabilidade deste negócio será de 10% ao mês.

Para estudar adequadamente sua rentabilidade, além da margem líquida e do retorno sobre ativos (citados acima), verifique também como está o seu ROI, retorno sobre o investimento.

Agora é a vez do Granatum dar suas dicas de análise financeira de uma empresa:

Veja mais: Programa de gestão financeira – um novo titular para nosso time: Granatum

3- Crescimento

Sem capital suficiente, sua empresa não conseguirá crescer. Por isso, a análise da liquidez do negócio, isto é, sua capacidade de contar com recursos para pagar obrigações rapidamente, é muito importante.

Por isso, essas métricas devem ser verificadas continuamente:

  • Liquidez Corrente
  • Liquidez Seca
  • Liquidez Imediata
  • Liquidez Geral

Esses indicadores também podem ser usados na análise de risco, que falaremos a seguir.

O Nibo promete te ensinar a fazer a gestão financeira em 3 passos, neste vídeo. Então, confira:

Leia também: Entrevista com Sabrina Gallier, CMO do Nibo

4- Risco

Se houver um descompasso entre o prazo que sua empresa leva para receber e o prazo que costuma levar para pagar suas obrigações, o risco de liquidez de seu negócio é muito alto.

Por isso, além dos indicadores citados acima, fique de olho nesses, também:

  • Prazo médio de cobrança
  • Prazo médio de pagamento

Para finalizar nossa lista de vídeos sobre análise financeira de uma empresa, veja este vídeo da ContaAzul, que vai um pouco além e fala também da gestão do seu negócio:

Confira também: ContaAzul ERP: conheça tudo que ele pode fazer para integrar as informações do seu negócio

Depois dessas dicas, quer baixar uma ferramenta para fazer seu controle de pagamentos? Então, confira:

Esse artigo foi útil para você? 😎

Como é realizada uma análise financeira de uma empresa?

A análise financeira de uma empresa é feita a partir de alguns passos principais: a extração e coleta de dados, que podem ser gerados a partir de uma plataforma de gestão financeira, por exemplo; o cruzamento desses dados com os objetivos do negócio; a criação de relatórios indicando o significado de cada indicador ...

O que é análise financeira de uma empresa?

A análise financeira, conhecida também como análise econômica, é o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa. Esta é também uma maneira de medir seu desenvolvimento. Através dela, encontramos métodos que nos permitem avaliar a situação financeira do negócio.

Qual a importância da análise financeira dentro de uma empresa?

Fazer uma análise financeira é fundamental para que o gestor da empresa tenha pleno conhecimento a respeito de seu fluxo de caixa, desempenho de vendas, controle de despesas e receita e de todos os aspectos que contribuem com tomada de decisões estratégicas e a estabilidade econômica do negócio.

Quais são os tipos de análise financeira?

Os principais tipos de demonstrações financeiras são: balanço patrimonial, demonstração de resultados em exercício (DRE) e demonstração de fluxo de caixa (DFC).

Toplist

Última postagem

Tag