Como continuar tomando anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

Doutor, tenho pânico de engravidar mesmo tomando anticoncepcional. Devo tomar a pílula do dia seguinte quando o meu parceiro goza dentro?

Não precisa. Caso a mulher faça uso de um anticoncepcional de forma regular não é necessário tomar a pílula do dia seguinte. Esse método é indicado apenas quando a mulher esquece de usar a pílula ou quando a camisinha estoura durante a relação sexual. Tirando isso, o uso regular da pílula convencional protege contra uma gravidez indesejada. 

Como funciona?

A pílula do dia seguinte tem como base o hormônio levonorgestrel, um tipo de progesterona sintética que, em doses altas, inibe ou adia a ovulação. Ela pode atuar de duas formas dependendo da fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra ao utilizá-la:

  • Se a ovulação não ocorreu ainda, o hormônio impede a liberação do óvulo. Ou seja, se está perto do período fértil, a pílula retarda a ovulação;
  • Caso a ovulação já tenha acontecido, o hormônio torna o muco do colo do útero mais espesso e dificulta o encontro do espermatozóide com o óvulo  

Para evitar uma possível gravidez, a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível (apesar do nome, não é preciso esperar o dia seguinte). É que sua eficácia diminui de maneira progressiva com o passar do tempo. 

Assim, o ideal é que ela seja consumida nas primeiras 12 ou 24 horas após a relação sexual – período que garante maior eficácia, na ordem de 95%. Mas também é possível utilizá-la em até 72 horas após a relação . Se tomada depois desse prazo, no quarto ou no quinto dia após a relação, a eficácia diminui bastante e a mulher deve ficar atenta para o risco de gravidez.

Confira:

  • Quais são as vantagens do anticoncepcional, além de evitar a gravidez?
  • Pílula do dia seguinte atrasa ou antecipa a menstruação?

Lembre-se: só em casos de emergência

A pílula do dia seguinte é um método de emergência para evitar uma gravidez indesejada em casos de esquecimento ou falha do método contraceptivo convencional. É um recurso importante para situações em que a camisinha estourou, a mulher esqueceu de tomar o anticoncepcional, fez sexo desprotegido ou mesmo em casos de violência sexual.  

Entretanto, seu uso deve ser exceção e nunca regra. A pílula do dia seguinte tem de seis a 20 vezes a dose hormonal de uma pílula comum. Sendo assim, utilizá-la com frequência pode acarretar efeitos colaterais, como irregularidade menstrual. 

O recomendado é que a pílula seja usada apenas uma ou duas vezes no ano, no máximo. Se tomada mensalmente, ela aumenta o risco de problemas, trazendo uma chance mais alta de câncer – se a mulher já tiver essa predisposição –, ou risco maior de trombose.

Veja também:

A pílula do dia seguinte é um anticoncepcional de segunda linha, de emergência, que o casal deve usar quando tem uma relação de risco, sem protecção, ou o seu anticoncepcional falha, por exemplo quando esquece da pílula, tem atrasos maiores de 12 horas na toma do seu comprimido, tem vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, usa alguns medicamentos que interfiram, o seu adesivo se descolou ou deixou o seu anel hormonal mais de 4 horas fora... como falei é uma solução de recurso, devemos sempre preferir a protecção com um anticoncepcional regular que é mais eficaz e tem menor dosagem hormonal... 

Para ter maior protecção é muito importante cumprir a posologia recomendada da pílula do dia seguinte... que vou explicar...

A pílula do dia seguinte protege da gravidez até 72 a 120 horas após a relação, o que quer dizer que se tiver depois da toma da pílula do dia seguinte vão voltar a ter riscos... não a vai proteger, por isso é muito importante se proteger com anticoncepcional para evitar riscos no futuro... vou falar no uso do anticoncepcional depois de usar a pílula do dia seguinte...

Para a mulher que usa já anticoncepcional, se usar a pílula do dia seguinte, deve manter o seu anticoncepcional, normalmente após uma falha precisamos de nos proteger ou evitar as relações nos 7 dias seguintes... ao usar 7 dias o anticoncepcional voltamos a estar protegidos... confira este exemplo:

Exemplo: esqueceu o seu 8° comprimido da cartela, comprimido da segunda semana da cartela, fez a pílula do dia seguinte, manteve o seu anticoncepcional e se protegeu nos 7 dias seguintes. Após os 7 dias de anticoncepcional vai voltar a estar protegida.

Para a mulher que não usa anticoncepcional, se usar a pílula do dia seguinte deve se lembrar que após o seu uso deve mesmo passar a usar um anticoncepcional, para se proteger... um anticoncepcional hormonal deve-se iniciar durante a menstruação, normalmente no 1° dia da menstruação, por isso já sabe se usou a pílula do dia seguinte deve aguardar pela sua menstruação e após conferir com seu médico, iniciar o anticoncepcional.

Gostaria ainda de alertar que é comum a pílula do dia seguinte nos causar alterações no nosso ciclo menstrual, como atrasos menstruais, até descer sua menstruação deve usar um anticoncepcional barreira, como o preservativo.

Espero ter ajudado com mais este post... continuo muito feliz por estar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados


Como voltar a tomar anticoncepcional após pílula do dia seguinte?

6 – Como devo tomar o anticoncepcional depois de tomar a pílula do dia seguinte? O ideal é esperar o próximo ciclo menstrual para dar início ao uso do contraceptivo regular.

Pode continuar tomando anticoncepcional depois da pílula do dia seguinte?

1. Pílula anticoncepcional. Caso a mulher esteja fazendo uso da pílula, é recomendado que continue tomando normalmente a partir do dia seguinte ao uso da pílula do dia seguinte. No caso das mulheres que não fazem uso desse método contraceptivo, é indicado começar no dia seguinte após usar a pílula do dia seguinte.

É possível engravidar tomando anticoncepcional e a pílula do dia seguinte?

A pilula do dia seguinte tem uma falha de 20%, isto quer dizer, que mesmo tomando a pilula, existe uma chance grande de engravidar, de uma em 5 . Se vai ter uma relação sem proteção, use obrigatoriamente o preservativo.

Toplist

Última postagem

Tag