A política externa adotada pelos Estados Unidos no século XIX tinha como objetivo

(UFV-MG) Leia os trechos de notícias de jornais publicados nos Estados Unidos no século XIX:

1) (...) um espírito de interferência hostil [de outras nações] para conosco, com o objetivo confesso de deformar nossa política e prejudicar nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização de nosso Destino Manifesto, que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que ano após ano se multiplicam. (Democratic Review)

2) A universal nação ianque pode regenerar e libertar o povo do México em poucos anos; e cremos que é parte de nosso destino civilizar esse belo país e capacitar seus habitantes para apreciar algumas das numerosas vantagens e bênçãos de que dispõem. (New York Herald)

Citados por AQUINO, R.S.L. et al. História das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Livraria Eu e Você, 1981. p.140 e 141.

Quanto à história do expansionismo norte-americano no século XIX, pode-se afirmar que:

a) na época, os Estados Unidos apossaram-se de várias áreas do território mexicano sem o pagamento de indenizações e, da mesma forma, apropriaram-se de colônias da França, da Inglaterra e da Rússia, orientados por seu "Destino Manifesto".

b) as ações expansionistas dos Estados Unidos pretendiam empurrar suas fronteiras até o Oceano Pacífico e excluir a região sul do país porque nela predominava uma economia agrário-exportadora que impedia o avanço da industrialização.

c) o expansionismo norte-americano sobre as colônias espanholas contou com o apoio da Santa Aliança porque ela pretendia ver instauradas repúblicas, livres e democráticas, nas metrópoles europeias e em suas colônias.

d) por força de seu "Destino Manifesto", a descoberta do ouro nas colinas californianas estreitou as relações entre mexicanos e americanos evitando novos conflitos e disputas nas fronteiras, o que permitiu o acesso dos Estados Unidos ao Oceano Pacífico.

e) a imprensa dos Estados Unidos, na época, acreditava que eles tinham uma predestinação: a missão de civilizar povos inferiores do continente americano por causa de seu "Destino Manifesto", ou seja, o seu domínio representava a vontade de Deus.

Com a Doutrina Monroe, os Estados Unidos afirmaram sua política imperialista na América Latina, sob o pretexto de evitar o assédio das potências europeias. Publicado por: Tales dos Santos Pinto

(UFMG) Considerando-se as relações entre a América Latina e os Estados Unidos a partir de meados do século XIX, é correto afirmar que:

  1. a abertura do canal no estreito do Panamá possibilitou o desenvolvimento de relações comerciais equilibradas entre as Américas.
  2. a consolidação dos Estados antilhanos e centro-americanos viabilizou o apoio constante do governo norte-americano às democracias destas regiões.
  3. a derrota do México, na guerra com os Estados Unidos, significou a perda de quase metade do território mexicano para este país.
  4.  a política do Big Stick, implementada pelo presidente Theodore Roosevelt, visava a estreitar o diálogo diplomático entre os países americanos.

Leia o texto a seguir.

Doutrina Monroe

“´[...] Devemos, portanto, pelas sinceras e amistosas relações existentes entre os Estados Unidos e aquelas potências, declarar que consideramos qualquer tentativa por parte delas de estender seu sistema a qualquer porção deste hemisfério como perigosa para nossa paz e segurança. Não interferimos e nem interferiremos nas colônias existentes ou dependentes de qualquer potência europeia. Mas, quanto aos governos que declararam sua independência que reconhecemos, depois de muita consideração e sob justos princípios, não podemos ver nenhuma interferência por parte de qualquer potência europeia com o propósito de oprimi-los ou controlar-lhes o destino como o da manifestação de uma disposição inamistosa para com os Estados Unidos. [...]”

Trecho de mensagem do presidente Monroe ao Congresso, 2 de dezembro de 1823. In: MATOSO, Kátia M. de Q (org.). Textos e documentos para o estudo da história contemporânea. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1977.

De acordo com a Doutrina Monroe, cujos princípios são expressos acima, avalie as afirmativas abaixo:

(02) De acordo com a Doutrina Monroe, sucessivos governos dos EUA se viram no direito de intervir na defesa de alguns países latino-americanos contra as potências europeias, destacando-se o apoio militar à independência de Cuba, em relação à Espanha, no final do século XIX.

(04) Contrariamente à doutrina Monroe, o presidente Theodore Roosevelt lançou a política do Big Stick, mantendo uma política de não intervenção nos negócios internos dos países latino-americanos.

(08) Teoricamente amparados pela Doutrina Monroe, os EUA interviram, em 1903, na disputa entre o Panamá e a Colômbia, auxiliando na independência do primeiro, tendo ainda conseguido o direito de explorar comercialmente o canal que construíram no país, ligando o oceano Atlântico ao Pacífico, até 1999.

(16) O conflito com a Espanha, amparado pela Doutrina Monroe, levou os EUA a conseguir, além da independência cubana, a anexação dos territórios do Havaí e do Alaska.

Qual alternativa indica a somatória correta dos números que antecedem as afirmativas verdadeiras?

  1. 12
  2. 20
  3. 24
  4. 10
  5. 18

A Doutrina Monroe foi a expressão da política imperialista dos EUA em relação à América Latina, desenvolvida a partir do século XX. Sobre esta política da diplomacia externa dos EUA indique a alternativa abaixo que não corresponde a um fato relacionado à Doutrina Monroe:

  1. Conquista do território de Porto Rico.
  2. Apoio à independência cubana.
  3. Política externa de dominação econômica em países caribenhos, que receberam a alcunha de república de bananas.
  4. Construção do canal do Panamá.
  5. Perda dos territórios onde hoje se localizam as Filipinas e a Ilha de Guam.

(UFSCar-SP) A Big Sticky Policy, estabelecida nos Estados Unidos da América no início do século XIX, consistiu:

1 – numa reforma ampla do sistema policial, a fim de melhor reprimir as revoltas da população negra.

2 – numa política interna com a qual se pretendeu corrigir os excessos do sistema federativo.

3 – numa política externa com a qual se pretendeu reservar o direito de intervir na América latina.

Assinale a opção correta.

  1. Apenas a alternativa 3 está correta.
  2. Apenas a alternativa 1 está correta.
  3. Nenhuma alternativa está correta.
  4. Apenas a alternativa 2 está correta.
  5. As alternativas 1 e 2 estão corretas.

respostas

Letra C. As demais afirmativas apresentam uma relação de respeito por parte dos EUA em relação aos demais países latino-americanos, o que não ocorreu na relação histórica entre eles, já que na imensa maioria das vezes prevaleceu o interesse econômico dos capitalistas estadunidenses.

Voltar a questão

Letra D. A política do Big Stick foi uma consequência da Doutrina Monroe. Já as anexações do Havaí e Alaska não se deram por anexação após a luta contra a Espanha.

Voltar a questão

Letra E. Com a Doutrina Monroe, os EUA conquistaram os territórios indicados na alternativa.

Voltar a questão

Letra A. A Big Stick Policy foi uma política de diplomacia externa do governo dos EUA e consistiu numa série de intervenções em países latino-americanos.

Voltar a questão

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Como se caracteriza a política externa dos EUA?

A política externa dos Estados Unidos afirma que a sua aliança com o Reino Unido como a sua relação bilateral mais importante no mundo, o que é evidenciado por assuntos políticos alinhados entre a Casa Branca e a 10 Downing Street, bem como operações militares conjuntas realizadas entre os dois países.

Qual era a ideologia dos Estados Unidos no século 19?

A expansão territorial dos Estados Unidos ao longo do século XIX foi embasada em uma ideologia conhecida como Destino Manifesto. Essa ideologia é baseada no termo calvinista “eleição”, que relaciona prosperidade com “proteção divina”|1|.

Qual foi a principal pauta da política externa dos Estados Unidos?

Nesse contexto, a política externa estadunidense foi marcada por diversas políticas que visavam conter o “avanço soviético”, em especial na América Latina, considerada área de influência histórica dos Estados Unidos.

Qual era o principal objetivo dos Estados Unidos com a Doutrina Monroe?

Também conhecida pela frase América para os americanos, a Doutrina Monroe prega, entre outros pontos, a proibição de criar novas colônias na América; a não intromissão dos países europeus nas decisões dos americanos e o não envolvimento dos EUA em conflitos relacionados aos países europeus.

Toplist

Última postagem

Tag