4 fases da cadeia de suprimentos

A Cadeia de Suprimentos é um processo comum em qualquer empresa que vende algo para um cliente. O gerenciamento da cadeia de suprimento não é apenas a gestão de produtos: é na verdade o gerenciamento de informações, tempo e dinheiro.

Evoluindo nos últimos 50 anos, a cadeia de suprimentos se tornou estratégica para as empresas de diferentes segmentos e tamanhos, se tornando uma área essencial, dependente de tecnologia e colaborativa, combinando as funções de negócios como compras, operações, gerenciamento de estoque e armazenamento, atendimento ao cliente e logística.

Uma definição sobre Cadeia de Suprimentos

Basicamente, uma cadeia de suprimentos consiste em uma rede que agrega todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, incluindo sua entrega ao usuário final.

O também chamado Supply chain management (SCM) é a gestão de materiais, informações e finanças à medida que eles se movem em um processo de fornecedor para fabricante, do atacadista para o varejista e finalmente para consumidor.

Paralelo a isso, o gerenciamento da cadeia de suprimentos é focado em gerenciar o fluxo de mercadorias, informações e dinheiro, enquanto supera as expectativas do cliente com o menor custo total possível.

Vale destacar, que a gestão ocorre globalmente nas organizações e representa uma vantagem estratégica para muitas empresas. Em uma função da cadeia de suprimentos, você enfrentará desafios nos níveis operacional, tático e estratégico de decisões de negócios.

3 fluxos principais da cadeia de suprimentos

Fluxo de produtos

Envolve a movimentação de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Esse fluxo também diz respeito a devoluções de clientes e necessidades de serviços de suporte ao cliente.

Fluxo de informações

É centralizado na transmissão de pedidos e na atualização do status de entrega.

Fluxo financeiro

Envolve termos de crédito, programações de pagamento e consignação e acordos de propriedade de títulos.

Complexidade da cadeia de suprimentos

A visão mais simples de uma cadeia de suprimentos consiste em uma empresa, fornecedores e seus os clientes. Resumidamente, podemos definir assim sua composição:

  1. Produtor de matérias-primas;
  2. Fabricante;
  3. Distribuidor; 
  4. Varejista;
  5. Cliente de varejo;

Já uma cadeia de suprimentos mais complexa incluirá um número maior de fornecedores, clientes e todas as organizações que oferecem os serviços necessários para efetivamente levar os produtos aos consumidores, incluindo fornecedores de logística terceirizados, organizações financeiras, fornecedores de software de cadeia de suprimentos e provedores de pesquisa de marketing. Essas entidades também usam serviços de outros provedores.

Níveis de decisão

O gerenciamento envolve três importantes níveis de decisão: o estratégico, o tático e o operacional.

Decisões estratégicas

Referem-se a definições de longo prazo relacionadas à localização, produção, estoque e transporte. 

Decisões táticas 

Envolvem definições de médio prazo, incluindo previsões semanais de demanda, planejamento de distribuição e transporte, planejamento de produção e requisição de materiais. 

Decisões operacionais

São as decisões do dia a dia que fazem parte dos deveres gerenciais típicos.

A importância do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Em geral, o objetivo é reduzir o estoque para manter os custos baixos e, ao mesmo tempo, garantir que os produtos estejam disponíveis quando necessário. Sofisticados sistemas de software facilitam o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Além disso, o gerenciamento engloba a sustentabilidade da cadeia de suprimentos, que abrange questões ambientais, sociais e jurídicas, além das compras sustentáveis e o conceito estreitamente relacionado de responsabilidade social corporativa, que avalia o efeito de uma empresa no meio ambiente e bem-estar social, são áreas de grande preocupação para as empresas de hoje.

Logística vs. gestão da cadeia de suprimentos

Apesar destes termos serem frequentemente usados ​​como sinônimos, na realidade a logística é um componente do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

A logística se concentra basicamente em mover um produto ou material da maneira mais eficiente para que chegue ao lugar certo na hora certa, gerenciando atividades como embalagem, transporte, distribuição, armazenagem e entrega.

Por outro lado, o gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve um conjunto amplo de atividades, como a terceirização estratégica de matérias-primas, a busca pelos melhores preços de bens e materiais e a coordenação de supply chain na rede de parceiros, para citar apenas alguns exemplos.

O papel do software de gerenciamento da cadeia de suprimentos

A tecnologia é fundamental na gestão das cadeias de suprimentos atuais, a exemplo das soluções da OTK Sistemas que oferecem módulos que se concentram em áreas relevantes do processo. Algumas áreas importantes a serem observadas incluem:

  • Planejamento da cadeia de suprimento para atividades como gerenciamento de demanda.

  • Execução da cadeia de suprimento para atividades como operações diárias de manufatura.
  • Visibilidade da cadeia de suprimentos para tarefas como detectar e antecipar riscos e gerenciá-los proativamente.

  • Gerenciamento de inventário para tarefas como rastreamento e otimização de níveis de estoque.

  • Gerenciamento de logística e sistemas de gerenciamento de transporte para atividades como gerenciamento de transporte de mercadorias, especialmente em cadeias globais de suprimentos.

  • Gerenciamento de armazém para atividades relacionadas a operações de depósito.

A natureza cada vez mais global das cadeias de suprimentos atuais e a ascensão do comércio eletrônico, estão representando desafios, particularmente na área de logística e planejamento de demanda. Diversas estratégias, a exemplo de abordagens mais enxutas e o planejamento de requisitos de material orientados a demanda, tem sido considerados úteis na gestão do supply chain com uso de soluções em software.

Conheça o OTK Web, Software de Gestão de Compras e Controle de Estoque Online, que inclui todas as funcionalidades necessárias para que você faça uma gestão de suprimentos agregando inteligência e automatização em todas as etapas do processo. Aproveite para começar seu teste gratuito agora!

Receba nossos artigos e dicas de Gestão Empresarial no seu email. Inscreva-se em nossa Newsletter para receber gratuitamente nossos artigos e dicas sobre negócios e gestão em seu e-mail.

Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web. 

Compartilhe esse conteúdo:

OTK Sistemas

Somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento de softwares de gestão que facilitem a vida das pessoas, proporcionem melhores retornos dos recursos investidos e ajudem no crescimento das empresas.

Quais são os 4 ciclos da cadeia de suprimentos?

Há o ciclo do cliente, o ciclo do reabastecimento (entre o varejista e o distribuidor), o ciclo da produção (entre o distribuidor e o fabricante) e o ciclo do suprimento (entre o fabricante e seu fornecedor).

Quais são os principais elementos da cadeia de suprimentos?

Os principais elementos da cadeia de suprimentos.
Fabricantes. A partir dos insumos comprados de seus fornecedores, os fabricantes desenvolvem produtos que serão comercializados ao consumidor final. ... .
Varejistas. ... .
Relações de confiança com os fornecedores. ... .
Padronização processos. ... .
Integração das áreas. ... .
Software de apoio..

Quais os três principais ciclos da cadeia de suprimentos?

O gerenciamento envolve três importantes níveis de decisão: o estratégico, o tático e o operacional.

Qual é a estrutura da cadeia de suprimentos?

Onde a estrutura dessa cadeia de suprimentos passa obrigatoriamente por cinco tipos de mercados: o de suprimentos, o de produção propriamente dita, o de processamento, o de distribuição e o do consumidor final. NASCENTE, NETO (2005), LACERDA et al.,(2004).

Toplist

Última postagem

Tag