Por que nosso continente se chama america

Acredito que toda pessoa que estiver lendo esta matéria sabe que o continente do Brasil e de outros países famosos como Estados Unidos, Canadá e México são americanos, ou seja, países localizados nos continentes da América (Norte, Central e Sul). Mas uma dúvida pode surgir por parte de muita gente assim como surgiu por minha parte. Afinal, porque a América se chama América? Bem, vamos lá.

Respondendo a pergunta em si, o “Novo Mundo” se chama América em homenagem ao explorador Américo Vespúcio que foi creditado por algum tempo como quem realmente descobriu o continente, ele de fato viajou para cá entre 1499 e 1502. Mas isso acabou tirando a fama de quem realmente descobriu as terras, Cristóvão Colombo.

Mas diferente de Cristóvão Colombo, Américo Vespúcio conseguiu compreender e divulgou seu descobrimento sabendo que eram terras não-exploradas, diferente de muitos que pensavam que o local era somente algum país da Ásia ou uma parte abandonada do continente oriental.  Outro fato que muda completamente o rumo dessa história é que a população não conhecia Colombo, mas conhecia Vespúcio como tal, já que Colombo nunca declarou publicamente sua grande descoberta, sem ser para reis e grandes nobres da época.

Em 1507, um cartógrafo chamado Martin Waldseemüller decidiu registrar um mapa com as novas terras ocidentais. Ele decidiu se basear no descobrimento de Vespúcio, fazendo do mapa algo incompleto, pois Vespúcio só descobriu a região Sul, nada da região norte e central. Por um pequeno período da história do mundo, o Brasil foi o país mais popular da América.

Mas somente após a morte de Colombo, seus filhos lutaram pelo nome do pai como o verdadeiro responsável por trás do descobrimento da América. Ou seja, Colombo morreu sem ~descobrir~ que descobriu um novo continente e muito menos teve o devido reconhecimento em vida. O nome “América” prosseguiu, mas Colombo teve sua homenagem pelo menos tendo seu nome na Colômbia, um dos mais famosos países da América Latina, essa foi a maior homenagem simbólica à Cristóvão Colombo, sem ser seu reconhecimento por ter descoberto o nosso continente após tudo isso.

E você? Conhecia essa longa história por trás do descobrimento do nosso continente? Não? Eu particularmente conhecia, mas sem muitos detalhes. Deixe aqui nos comentários, queremos mesmo saber a sua opinião à respeito. (E por favor, se possível, compartilhe com os seus amigos, isso dá uma força imensa para o site e é o que ajuda a manter as publicações diárias!)

Nosso continente foi descoberto pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, mas se chama América, e não Colômbia. A homenagem se deve ao navegador e geógrafo florentino Américo Vespúcio.

Ora, o que fez Américo Vespúcio de mais especial do que o próprio descobridor do continente?

Aí entra o moral de nossa histórica: ele se comunicou!

Apesar de o governo português não dar muita atenção ao Brasil entre 1500 e 1530, algumas expedições de reconhecimento foram enviadas, e em uma delas, em 1501, participou Américo Vespúcio. Com o território “sem dono”, outras expedições foram patrocinadas pelas coroas francesa, espanhola, bem como por investidores privados, fora o constante assédio de contrabandistas.

Depois de acompanhar a expedição portuguesa, e de ter feito alguns mapas da região (era geógrafo, cartógrafo, cosmógrafo, etc.), ele voltaria a explorar a costa em novas missões, agora para empregadores privados.

Sempre se comunicando, escrevendo cartas aos seus empregadores, e fazendo mapas do novo mundo (suas andanças não se limitavam ao Brasil, mas se estendiam a todo continente), elaborou uma obra que correu toda a Europa, chamada “Mundus Novus”, com a descrição do novo território, e sua reprodução em mapas.

Graças à “Mundus Novus” o velho continente pode conhecer o que existia em mares e terras até então desconhecidos, de modo que se começou a chamar aquele novo mundo de América, em homenagem ao seu autor.

Conforme se vê, o reconhecimento pela obra recaiu sobre o divulgador, e não sobre o inovador – nesse caso, o descobridor. Ainda que hoje Cristóvão Colombo talvez seja mais conhecido do que Américo Vespúcio, na época, quando deram nome ao continente, não há dúvida de quem colheu os louros.

Como não queremos esperar 500 anos para melhorar nossas vendas, reter nossos clientes, ganhar uma promoção, ou simplesmente sermos reconhecidos, melhor investirmos desde já na arte da comunicação.

Estar em constante contato com o cliente se torna, assim, essencial. Mas não adianta importuná-lo para nada, mandar “bom dia” pelo whatsapp, ou um e-mail lembrando o que a sua empresa faz, pois o efeito é o contrário. Estamos todos sem tempo. Pior ainda é contatá-lo para tão somente descrever seus bons momentos. Ora, ninguém além de você, seus amigos e sua família está muito interessado em suas conquistas.

Américo Vespúcio não era um simples autor de diários e autopropaganda. O interesse em seu “Mundus Novus” nasceu da curiosidade das pessoas, e da lacuna de conhecimento que o seu trabalho preenchia. Em resumo: ele prestou um serviço se comunicando.

Essa é a comunicação que interessa; a que conta sobre o seu trabalho, e presta um serviço. Se um cliente traz uma demanda, vale a pena satisfazê-la, e deixa-lo ciente de como se resolveu, quais os efeitos esperados, e o que ele vai ganhar com aquilo. Mostra o seu valor, seus diferenciais, e ainda presta um serviço.

Por outro lado, tão ou mais errado do que comunicar o que não interessa, é comunicar de menos. Na dúvida, se comunique!

Comentários

Comentários

Existem várias contestações envolvendo a origem do nome do continente americano. Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512.

Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras. Quando Colombo atingiu a América, mais precisamente na parte onde se encontra hoje a América Central, ele achava que tinha chegado às Índias. Por isso, muitos historiadores deram o mérito da descoberta a Américo Vespúcio, por ter sido o primeiro navegador a afirmar e a divulgar - baseadas nas descrições feitas durante a viagem - que as terras que Colombo havia alcançado pertenciam a um novo continente.

As declarações de Vespúcio ganharam crédito na Europa, e foram reconhecidas, porém, Américo faleceu no ano de 1512, sem imaginar que seu nome fora dado ao continente.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Última postagem

Tag