O que é tecido plano

Quando o assunto é tecido há várias dúvidas que pairam em nossa mente, afinal os tecidos têm suas similaridades, porém suas originalidades únicas. Ao citarmos sobre diferenças, você conhece a diferença entre malhas e tecidos planos? Conheça!Podemos apontar que a principal diferença entre o tecido plano e a malha é que o tecido plano ele não estica, possui sua composição mais firme. Já a malha por ter um entrelaçamento dos fios, ele é mole e naturalmente mais maleável.O tecido plano é perfeito para peças que exigem caimento reto e mais fluídos, em vestidos de festas, peças justas e com modelagens amplas, super se adequam e esse tecido e garantem um look casual e “arrumadinho”. Já a malha é constituída por fios têxteis, proporcionando elasticidade ao utilizar o vestuário, permitindo a construção de peças confortáveis e despojadas.Escolha sempre o melhor tecido para confeccionar as suas roupas, lembrando do que necessariamente você precisa. Em modelos mais formais, claro que o tecido é o favorito, mas para roupas informais e que permitem fácil locomoção, as malhas são uma ótima alternativa, por conta desta flexibilidade singular.

Ambas têm pontos positivos e negativos, mas é importante salientar que cada um é designado para uma ocasião. Lembrando que o tecido plano é para ambientes que permitem mais elegância, já a malha é para ocasiões despreocupadas e que permitem o conforto necessário.

Por: Gustavo Lacerda

Tire de uma vez por todas as suas dúvidas sobre Tecido Plano e Malha.

Você com certeza já ficou na dúvida na hora de fazer uma peça se usaria um tecido plano ou uma malha, será que tomou a decisão certa? Escolher os elementos para compor uma boa peça nem sempre é uma tarefa fácil. Cor, textura ou modelagem são escolhas decisivas nessa hora.

Mas qual usar então? Tecido plano ou malha?

Para explicar a diferença entre tecido plano ou malha é importante falarmos sobre a fibra. A fibra é a base de ambos os tecidos, pode ser extraída da natureza, de origem animal, vegetal ou mineral (fibras naturais), ou mesmo fabricada através de processos químicos (fibras sintéticas).

As fibras se transformam e fios através da fiação, esses fios podem ser longos (seda) ou curtos (algodão e lã). A partir daí ele se transforma em tecido através do entrelaçamento do urdume e a trama no processo chamado tecelagem. Este processo pode originar um tecido ou uma malha, tudo irá depender da elasticidade, presente na malha e ausente no tecido plano.

Na confecção de peças sofisticadas como camisa social, terno, entre outros, os tecidos planos são excelentes. Alguns tecidos planos são o cetim, viscose, crepe, lã e o tricoline.

A malha é tramada na mesma direção que é a horizontal. Por conta disso a elasticidade da malha é superior à do tecido plano e permite seu uso em peças mais confortáveis e despojadas. Vestuário esportivo, moda praia são os segmentos que mais utilizam esta base devido ao seu conforto e flexibilidade. Alguns exemplos de malha são: viscolycra, Jersey, ribana, moletom, piquet e molinê.

Ambos são amplamente utilizados e atualmente são comumente encontradas peças que misturam essas diferentes bases têxteis. Fios naturais e sintéticos são combinados a todo o momento para originarem diversos tipos de tecidos, com caimentos e texturas de excelente qualidade.

Os tecidos planos desenvolvidos na Cataguases, por exemplo, são 100% algodão e também tem o processo de mistura com poliéster, elastano e viscose. E falando em algodão, no último dia 07 de outubro foi comemorado o dia Mundial do Algodão e ninguém melhor do que nós da Cataguases para reconhecer a importância e as possibilidades dessa matéria prima. Confira mais da nossa variedade de tecidos aqui.

Conheça os princípios desse tipo de tecido que pode ser usado com muitas técnicas de criação têxtil


A designer industrial e têxtil Carolina Ortega (@carolinaorteg) cria peças contemporâneas com tecido industrial em PVC. Combina formas, texturas, cores e materiais para criar peças únicas.

Carolina Ortega
Carolina Ortega

Tecnicamente, em qualquer tipo de trabalho têxtil, o trabalho plano é o entrelaçamento de duas fibras. As fibras verticais são chamados de urdumes; as horizontais, de trama.

Cada componente da urdume se chama fio, e os componentes da trama se chamam passadas. O tecido plano é o entrelaçamento da trama e do urdume.

Neste esquema, o urdume é o 1 em vermelho e a trama, o 2 em azul.

Wiki Commons

Como criar um tecido plano?

Dependendo dos materiais e da técnica, é possível criar diferentes tipos de tecido plano. Por exemplo, pode-se usar no tear de cintura, no tear circular, em alguns bordados, e como no caso de Caro, para tecer móveis e peças decorativas.

Almofada decorativa de Tramarte
Tecelã mexicana em tear de cintura. Jesús Tenorio Simón
Carolina Ortega, tecido com PVC
Carolina Ortega, tecido com PVC

Com o tecido plano é possível criar diferentes figuras e padrões. Uma boa forma de descobrir como criá-los é desenhar à mão com cores o padrão que deseja criar e, dessa maneira, você saberá como mudar as cores da trama para desenhar as figuras.

Carolina usa papel, cores e um estilete para visualizar completamente como vão ficar em conjunto urdumes e trama e assim criar padrões. Recorte as tiras da trama individualmente e vá recriando o padrão tecendo entre o urdume, que você pode deixar fixo numa superfície (e que pode cortar deixando uma parte intacta para não ter tiras separadas).

Processo de criação de padrão de Carolina Ortega
Processo de criação de padrão de Carolina Ortega

Este exercício é muito prático para se familiarizar com o processo que você vai seguir quando passar para os materiais reais. Caro lembra que é um processo que exige paciência e cuidado, além de concentração e atenção, mas que não é difícil.

Tipos básicos de tecido plano

Estes são alguns dos tipos de tecido plano mais comuns:

Tafetá
É o mais simples e o mais antigo. Pode começar a praticar com ele. Consiste em um quadro por um quadro, ou seja, você irá tecer uma passada de trama para cada fio de urdume. Outra variação é de dois por dois.

APTT Perú

Sarja

Dá ao tecido um aspecto diagonal. Aqui você precisará prestar mais atenção ao padrão que deseja criar.

Uniformesweb

Cetim

Existem vários tipos, como o regular, irregular ou composto. Como você verá neste esquema, exige intercalar mais fios de urdume com a trama.

APTT Peru

As combinações de materiais, cores e tipos de padrões irão gerar diferentes figuras e padrões de tecido plano. Aqui estão alguns exemplos:

Hand-Loom weaving. Mattie Phipps Todd
Bracelet Book
Naver
Kandi Patterns
VK

Última postagem

Tag