O que acontece se dormir em cima do braço

Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde do que dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo previne a obesidade e a depressão! Mas para conseguir todos esses benefícios, só tendo uma noite muito bem dormida. E um dos fatores que podem estragar tudo isso é a posição em que nos deitamos. Esse é o tema do nosso Informativo desta semana.

 “Para podermos descansar e relaxar a musculatura, precisamos de suporte adequado para não torcer ou tensionar as articulações”, comenta o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“Ao dormir em uma posição não adequada, a pessoa pode acordar com dores nos músculos, membros, músculos ou na cabeça, além de sensação de sono não profundo”, completa o especialista.

Ficou preocupado com a forma como você dorme? Para você saber se está errando ou acertando nessa hora, desvendamos as principais posições para dormir e indicamos como deixá-las melhores ou até mesmo a aprender a mudar e adotar uma forma mais saudável na hora do sono!

Dormir de lado

Se você costuma deitar-se completamente de lado, parabéns! Essa é considerada a melhor posição para dormir. Você sabe por quê? “A questão é que, ao se deitar de lado, você consegue manter a coluna mais alinhada”, ensina o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo.

Como melhorar a posição de lado

Porém, não adianta apenas ficar deitado do jeito certo, alguns ajustes são necessários. Primeiro, o travesseiro: “o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada”, estabelece o ortopedista Alexandre Podgaeti, coordenador da Comissão de Campanhas da Sociedade Brasileira de Coluna, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. “Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, porque um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco”, conclui o especialista.

A coluna também é um ponto a se ter atenção: tente respeitar as curvas naturais dessa estrutura, nada de tentar ficar retinho! Manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado também são ótimas pedidas para não forçar o nervo ciático. Quanto aos braços, nada de colocá-los para cima. “Dormir com o braço esticado em cima da cabeça pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite… Isso é um reflexo de um travesseiro muito baixo”, reflete Podgaeti.

Dormir de barriga para cima

Essa não é a posição mais indicada, mas também não é de todo ruim para o corpo. O lado bom é que as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Porém, a coluna não fica perfeita. “Você acaba retificando seu corpo, e o melhor jeito de manter as curvas da coluna perfeita é deitando de lado”, pondera Podgaeti. Outra questão é a maior chance de problemas como a apneia ou ronco aparecerem em que se deita nesta posição. “A língua vai para trás, atrapalhando a respiração”, comenta o especialista. Lembrando que esse não é único fator que pode causar esses processos.

Como melhorar a posição de barriga para cima

Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é com o travesseiro. Ao contrário da posição de lado, em que ele fica mais alto, ao deitar-se virado para cima ele deve ser bem baixinho. “Assim, evita-se uma tensão na musculatura cervical”, explica Trevizani. Uma forma de garantir um relaxamento das pernas é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos estendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas.

Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen. Sem por força, é claro, ou você acabará prejudicando a respiração. “Não é indicado colocar os braços para alto, pois acaba ficando desconfortável ao longo da noite”, frisa o especialista.

Dormir de bruços

Se dormir de barriga para cima é aceitável, dormir de bruços é completamente contraindicado! Além de deixar o corpo reto também, da mesma forma que a primeira posição, ainda tem o agravante do pescoço. “Ao se deitar de lado, você precisa se virar para respirar, torcendo o pescoço cerca de noventa graus. Quando você coloca um travesseiro, então, além de torcer, você o hiperestende, causando dores cervicais”, descreve o ortopedista Podgaeti. Infelizmente, no caso dessa posição, não há muito o que resolver, de acordo com os especialistas. “Mesmo que muitas pessoas estejam adaptadas a essa posição e se sintam confortáveis, podem ocorrer problemas de cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas “, enumera o especialista.

Para completar, a posição pode trazer problemas até para os dentes, pois pressionar a região, em longo prazo, pode favorecer dentes tortos. “Ao dormir de bruços, a face recebe pressão, que fica pior se você colocar um braço ou algo firme embaixo da cabeça”, explica a odontologista Eliana Avelãs.

E se mudo de posição ao longo da noite?

nfelizmente, só dá para controlar mesmo nossa posição antes de adormecer, depois disso, é normal que nosso corpo busque adaptação para ficar mais confortável, e nós acabamos nos movimentando um pouco. “Isso é normal, então o que você pode fazer é sempre começar seu sono numa melhor posição, o resto não dá pra controlar”, aconselha Podgaeti.

Porém, se você se mexe até demais, pode ser indicativo de outros problemas de sono. “Quem se vira muito na cama a noite precisa verificar se não há alteração no sono que pode gerar agitamento. Para isso existem tratamentos específicos e é importante procurar um especialista em sono”, recomenda Trevizani.

Dá para mudar a posição em que eu durmo?

Outro problema é tentar mudar uma posição a qual seu corpo já está tão acostumado, não é mesmo? Mesmo os pequenos ajustes nas posições normais podem ser incômodos. Para o ortopedista Podgaeti, tudo é uma questão de treino e de insistência. “No começo sem dúvida você acaba voltando a posição ruim sozinho mesmo, mas com o tempo o corpo vai ficando cada vez mais na posição ideal e vai se acostumando”, indica o especialista. Pode ser um processo cansativo, mas vale a pena tentar melhorar, para garantir um sono mais leve e reparador, que vai inclusive recuperar você de todo esse esforço!

Direção Geral: Fábio Rocha

Texto: Kubitschek Pinheiro

Para fazer isso, basta se aproximar do casal, gentilmente virar o corpo na direção em que ele está virado e deslizar o braço enquanto você está rolando, tirando-o de debaixo do corpo dele. Uma técnica furtiva que lhe permitirá continuar a dormir em conchinha, mas sem o seu braço por baixo. Depois disso, as extremidades, como a mão, começariam a gangrenar devido à falta de circulação sanguínea. Contudo, após uma hora cochilando em cima do braço, você já começaria a sofrer complicações graves – sem contar que sentiria o maior e pior formigamento de todos os tempos! Uma forma de garantir um relaxamento das pernas é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos entendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas. Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen. No braço: pode ser resultado da pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo-braquial”, na medula espinhal. Dormir de um jeito errado, por exemplo, pode comprimir um desses nervos e deixar o braço todo formigando – por isso, melhorar a posição do sono já é suficiente para resolver. Como aliviar ou prevenir a dor no ombro enquanto dorme?

  1. Tente dormir sentado ou reclinado.
  2. Se for dormir de lado, coloque uma almofada entre as pernas para ajudar a manter o corpo alinhado durante o sono.
•09 Jun 2020 O que fazer: durante as primeiras 48 horas pode ser útil colocar uma compressa fria no local da dor, e após esse período é mais indicado colocar uma compressa morna, durante 20 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia. Passar uma pomada anti-inflamatória como Diclofenaco também pode ajudar. É sinal de tranquilidade e boa disposição. Essa posição demonstra muita autoconfiança e despreocupação. Dormir esticado, com os braços ao lado do corpo e os pés unidos pode revelar que a pessoa passa por algum nível de tensão, geralmente, por se cobrar demais ou levar tudo muito a sério. Dormir com as pernas em uma posição mais elevada que o quadril ajuda a melhorar a circulação. Você pode fazer isso apoiando os pés sobre um ou dois travesseiros. Se não for possível dormir dessa maneira, apoie as pernas erguidas em uma parede ou na cabeceira da cama durante 15 minutos por dia. Entretanto, interromper o fluxo sanguíneo por muito tempo pode ser perigoso, podendo gerar uma gangrena mínima na região do braço ou dos dedos. A dormência e o formigamento podem acontecer no braço esquerdo quando uma raiz nervosa é pressionada na coluna cervical ou falta sangue no braço, devido a algum déficit circulatório nessa região do corpo. A dormência noturna nas mãos é um dos sintomas da Síndrome do Túnel de Carpo, que fica localizado na região do punho. Essa lesão acontece quando o nervo mediano fica comprimido, aumentando o número de tecidos que passam no interior da anatomia da mão. Dor nos ombros Evite dormir pressionando o ombro dolorido e, se possível, durma de costas. Mas caso queira deitar de lado, abrace um travesseiro bem grande para descansar a área machucada. De costas: outra opção é se deitar de costas com o braço ferido sobre um travesseiro. Esse suporte reduz a pressão no ombro, o que alivia a dor. Do lado não lesionado: outra posição que favorece o descanso é deitar do lado não afetado. Ou seja, se o ombro esquerdo for o lesado, é aconselhável dormir do lado direito. Sintomas
  1. Dor no pescoço, escápula (popular “asa”), ombro e braço;
  2. Formigamento até os dedos das mãos;
  3. Sensação de choque;
  4. Perda de força.
16 Mar 2020 Como aliviar as dores musculares?
  1. Utilizar compressas quentes. As compressas quentes são muito eficazes para o alívio da dor. ...
  2. Fazer alongamento. ...
  3. Beber água. ...
  4. Aplicar infusões. ...
  5. Utilizar nebulizador e outros aparelhos. ...
  6. Tomar banho com sais de Epsom.
09 Feb 2021 Quanto aos braços, nada de colocá-los para cima. “Dormir com o braço esticado em cima da cabeça pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite… Isso é um reflexo de um travesseiro muito baixo”, reflete Podgaeti. Caso costume manter as mãos fechadas, fica claro o sinal de que um momento de grande tensão pode estar acontecendo. Pessoas adeptas dessa posição de dormir parecem gostar de manter contatos informais e também conquistar novas amizades, mas também são muito autoconfiantes e demonstram certa tendência a ser “folgado”. Exercícios para melhorar a circulação
  • Exercício 1: Movimente as pernas. ...
  • Exercício 2: Movimente os dedos dos pés. ...
  • Exercício 3: Movimente os pés. ...
  • Exercício 4: Movimente as panturrilhas. ...
  • Exercício 5: Massageie as pernas. ...
  • Exercício 6: Fortaleça a musculatura das pernas. ...
  • Exercício 7: Levante-se e movimente a panturrilha.
Melhora a circulação sanguínea Nosso coração está do lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos. Pode gerar infecções (flebites) e transformar-se em uma trombose profunda; profunda: pressão mais elevada na região das varizes mais evidentes, com um calor nessa parte das pernas e formigamento, podendo deixar a pele mais pálida porque o sangue está com dificuldade de circular.

Última postagem

Tag