Explique o que essa regionalização significa e porque ela se tornou inapropriada

O mundo recebeu e recebe diferentes regionalizações, isso para facilitar o estudo do mesmo em diferentes abordagens, evitando generalizações nas informações, isto é, tornando a análise mais específica. Uma das formas de regionalizar o mundo é a partir do critério de nível de desenvolvimento. No período da Guerra Fria, por exemplo, o mundo foi dividido em: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Primeiro Mundo: são considerados desse grupo os países que possuem características comuns, como economias fortalecidas, altos índices de industrialização, elevado nível tecnológico, além de suas populações apresentarem indicadores sociais elevados, tais como boa qualidade de vida, bons rendimentos, baixos níveis de analfabetismo, boa expectativa de vida, entre outros. Os países que compõem esse grupo são: Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Atualmente esse grupo é conhecido como “desenvolvido”. Segundo Mundo: é constituído por um grupo de países ex-socialistas, como a União Soviética, que possuíam economia planificada. Essa designação não é mais usada atualmente. Muitos cientistas classificam como de Segundo Mundo os países detentores de economias emergentes, como China, Rússia, Brasil, Argentina, México e Índia. Esses países são chamados atualmente de “países em desenvolvimento”. Terceiro Mundo: fazem parte desse grupo os países que possuem economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento, geralmente nações localizadas na América Latina, África e Ásia. O criador da expressão foi o economista francês Alfred Sauvy, a mesma foi emitida pela primeira vez no ano de 1952. A expressão foi criada a partir da observação que o economista realizou acerca dos países do mundo, ele constatou que existia uma enorme disparidade política, econômica e social entre as nações, deixando muitas delas marginalizadas no cenário mundial. Fazem parte desse grupo: a maioria dos países latinos, e muitos países da África e Ásia. As denominações apresentadas, bem como as suas características, estão de acordo com a Teoria dos Mundos, esse método de análise foi usado entre os anos de 1945 e 1990. Apesar dessas expressões não serem mais usadas, a configuração do mundo praticamente não mudou, com exceção de alguns países que conseguiram evoluir um pouco.

Publicado por Eduardo de Freitas

A teoria dos mundos foi criada no contexto da Guerra Fria, e dividia os países em três grupos distintos conforme o seu nível de desenvolvimento econômico e social. Em decorrência do contexto geopolítico da época, os três mundos refletiam também o alinhamento das nações com base em seus ideais políticos.

O primeiro mundo era formado pelos países desenvolvidos capitalistas, enquanto a União Soviética e as nações que, em algum momento, se alinharam aos ideais socialistas compunham o segundo mundo. O terceiro mundo compreendia as nações não alinhadas e que hoje correspondem aos países emergentes e subdesenvolvidos.

Confira no nosso podcast: Países mais e menos ricos do mundo

Resumo sobre teoria dos mundos

  • A teoria dos mundos dividia os países em três grupos (mundos) conforme o seu nível de desenvolvimento econômico e social.

  • Foi aplicada durante a Guerra Fria, mas caiu em desuso a partir da década de 1990.

  • O primeiro mundo compreendia os países desenvolvidos que formavam o bloco capitalista, com destaque para os Estados Unidos.

  • O segundo mundo compreendia os países que foram, em algum momento, alinhados com a União Soviética.

  • O terceiro mundo compreendia os países não alinhados e que correspondem hoje aos países subdesenvolvidos e emergentes, como Brasil, Argentina, México e Índia.

O que é a teoria dos mundos?

A teoria dos mundos é uma teoria econômica que surgiu em meados do século XX, em pleno contexto de Guerra Fria, e dividia os países em três grupos diferentes ou três mundos. A separação era feita de acordo com grau de desenvolvimento econômico e social interno de cada nação bem como com o seu alinhamento político e ideológico.

Essa concepção foi bastante utilizada entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e o início dos anos 1990, quando um novo contexto político e econômico global se impôs, marcado pelo avanço da globalização e pelas reformas estruturais profundas em diversos países, notadamente de adoção de um sistema econômico de mercado em detrimento da economia planificada. Com isso, a teoria dos mundos deixou de representar um retrato da geopolítica global e se tornou obsoleta.

Os “três mundos” da teoria dos mundos

Conforme vimos anteriormente, a teoria dos mundos separava os países do globo em três grandes grupos, que são os diferentes mundos.

  • Primeiro mundo: era integrado por aquelas nações consideradas as mais desenvolvidas à época, grupo esse que permanece quase o mesmo desde então. Outro aspecto que eles tinham em comum era o seu alinhamento com o sistema capitalista, portanto, com os Estados Unidos. Assim, o primeiro mundo era formado por, além desse país norte-americano, nações como Canadá, França, Itália, Reino Unido, Portugal, Grécia, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Taiwan.

  • Segundo mundo: era composto pela União Soviética e pelos países com ela alinhados. Dentre eles podemos citar: China, Cuba, Coreia do Norte e Iugoslávia, território que começou a se fragmentar em 1991 e corresponde hoje a sete diferentes países. Esse grupo deixou de existir pelas profundas transformações incorridas em muitos desses países, marcadas sobretudo pela abertura econômica, como foi o caso da China, em um processo que teve início em 1978 e se consolidou na década de 1990.

  • Terceiro mundo: correspondia àquelas nações que não estavam alinhadas de forma clara com os países centrais da Guerra Fria. Um aspecto em comum entre os países do terceiro mundo é o fato de eles terem passado pelo processo de colonização. Para além disso, esse grupo englobava as economias consideradas atualmente em desenvolvimento ou subdesenvolvidas. O Brasil era um dos países que compunham o terceiro mundo, ao lado de Índia, México, Argentina, Chile, Bolívia e demais países da América do Sul, a maior parte dos países africanos e do subcontinente indiano.

Criação da teoria dos mundos

A teoria dos mundos foi desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em um contexto de bipolaridade política e ideológica que pairava sobre o mundo e de fragilidade econômica e social em muitas nações, em especial aquelas diretamente envolvidas no conflito.

Tendo em vista a distância entre os estágios de desenvolvimento em que se encontravam e a ampla diferenciação econômica entre os países, tal teoria de cunho econômico foi criada com o propósito de separá-los em grupos. Sob outra perspectiva, podemos dizer que a teoria sugeriu uma regionalização do mundo com base nos parâmetros econômicos observados em um intervalo de tempo específico (1945-1990).

Em conformidade com o contexto geopolítico, atribui-se ao demógrafo francês Alfred Sauvy (1898-1990) a utilização do termo terceiro mundo pela primeira vez, o que se deu em um artigo que ele produziu para um jornal em 1952, e a cunhagem das demais expressões para se referir respectivamente aos países capitalistas (primeiro mundo) e socialistas (segundo mundo). Na visão de Sauvy, as nações não alinhadas pertenciam ao terceiro mundo.

  • Videoaula sobre Guerra Fria

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

  • Yagolds
  • há 1 ano
  • Geografia
  • 253

10) Ate recentemente empregavam-se as expressões Primeiro Mundo. Segundo Mundo Terceiro Mundo para designar 3 conjuntos de paises Explique o que essa regionalização segnifica e por que ela se tornou inapropriada

Veja o que outros estudantes também perguntam »

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Até recentemente empregavam-se as expressões “Primeiro Mundo”, “Segundo Mundo” e “Terceiro Mundo” para designar três conjuntos de países. Explique o que essa regionalização significava e por que ela se tornou inapropriada.

Primeiro Mundo referia-se a países capitalistas desenvolvidos, Segundo Mundo a países socialistas e Terceiro Mundo ao conjunto dos demais países. O fim do bloco socialista tornou o termo Segundo Mundo obsoleto. E os avanços sociais e econômicos em alguns países do Terceiro Mundo tornam essa regionalização ainda mais inadequada. 

Última postagem

Tag