Dente extraído inflamado o que fazer

Se o dentista recomendar a extração dos dentes do siso, também conhecidos como dentes do juízo, não entre em pânico – você não perderá o juízo após a extração. De fato, quando os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, começam a afetar sua saúde bucal, a extração é a decisão mais sábia que você pode tomar. Para não arriscar, você deve seguir todas as instruções de cuidados após a cirurgia para ter uma cicatrização adequada e evitar complicações.

Por que os cuidados após a extração são tão importantes?

Nos Estados Unidos, de acordo com a Academy of General Dentistry (AGD), milhões de americanos extraem os dentes do siso todos os anos. Podem ocorrer sangramento temporário, desconforto, inchaço e hematoma após a cirurgia, mas a maioria dos pacientes se recupera rapidamente. No entanto, você deve saber que alveolite seca é a complicação cirúrgica evitável mais comum.

A alveolite seca ocorre quando o coágulo sanguíneo recém-formado no alvéolo se desloca ou desintegra, expondo terminações ósseas e nervosas. Além de dor intensa, os sintomas da alveolite seca descritos pela Mayo Clinic incluem mau hálito e gosto desagradável na boca, exposição do osso no alvéolo, inchaço de linfonodos no pescoço e febre baixa.

Para evitar possíveis problemas após a extração dos dentes do siso, você deve seguir algumas instruções para ajudar na cicatrização:

Inchaço

Aplique compressas de gelo sobre a bochecha, na região do dente extraído, de forma intermitente (20 minutos com a compressa, 20 minutos sem a compressa) por até dois dias para minimizar o inchaço, hematomas ou qualquer desconforto. Se o dente estava infeccionado antes da extração, o dentista pode pedir que você aplique compressas quentes, em vez de gelo.

Sangramento

É normal ocorrer um pouco de sangramento, por isso mantenha uma gaze sobre o local da extração por 30 minutos após a cirurgia. Para sangramento mais intenso, a Conestoga Oral & Maxillofacial Surgery sugere que você morda uma gaze ou a pressione com os dedos sobre o local da extração por 30 minutos antes de removê-la. Uma alternativa é usar um saquinho de chá umedecido pelo mesmo período de tempo. O ácido tânico no chá contrai os vasos hemorrágicos, ajudando a coagular o sangue.

Cuidados bucais

Evite comer, beber e conversar pelas duas primeiras horas após a cirurgia e planeje descansar pelo resto do dia. Para evitar o deslocamento do coágulo sanguíneo, não faça bochechos vigorosos nem use canudo ao tomar líquidos. Além disso, evite exercícios rigorosos por alguns dias, além de fumar ou cuspir excessivamente no dia da cirurgia ou enquanto houver sangramento. Após 12 horas, você pode fazer bochechos suaves com um enxaguante bucal diluído ou com água salgada. Escove os dentes cuidadosamente na noite da cirurgia, mas evite o local da extração da melhor maneira possível.

Dieta

Depois que o sangramento parar, beba muito líquido morno ou frio para manter-se hidratado. Faça suas refeições regularmente, conforme recomendado pelo Reading Oral Surgery Group, mas comece com líquidos claros e alimentos moles. Pudins, gelatinas, ovos, purê de batatas e cereais cozidos são boas escolhas, assim como legumes, carnes e frutas batidos no liquidificador. Para evitar o deslocamento do coágulo, a AGD adverte contra o consumo de bebidas gaseificadas e de alimentos como pipoca, amendoim e macarrão, que podem deixar partículas no alvéolo.

Medicamentos

Tome os analgésicos e antibióticos prescritos para a infecção exatamente como indicado pelo dentista. E lembre-se, se você estiver tomando um forte analgésico opioide, não deve dirigir ou operar máquinas e deve evitar bebidas alcoólicas.

Quando ligar para o dentista

A dor e o inchaço costumam melhorar com o passar dos dias, mas ligue para o dentista se tiver um dos sintomas a seguir:

  • Inchaço que piora em vez de melhorar.
  • Sangramento excessivo que não diminui com a pressão.
  • Dor intensa e latejante três a quatro dias após a cirurgia.
  • Febre alta e persistente.

Se você extraiu um ou os quatro dentes do siso, lembre-se que o dentista sabe o que deve ser feito evitar complicações; você só precisa ter juízo para ouvi-lo.

Dor forte no dente? Inchaço na gengiva? Se você está com algum desses sintomas, pode ser sinal do siso nascendo. Esses dentes são os últimos a erupcionarem na arcada dentária e, na maioria dos casos, são indicados a serem extraídos. A cirurgia é rápida e resolve logo o problema, mas é comum que aconteça alguma inflamação no pós-operatório? Com as orientações da dentista Sílvia Murta, veja o que fazer nessa situação e como solucionar!

Quando deve ser feita a extração do siso?

O nascimento dos dentes sisos acontece já no final da adolescência, podendo surgir entre os 17 até os 25 anos. Denominados como terceiros molares, é comum que esses dentes fiquem inclusos ao tentarem erupcionar. Ou seja, ficarem abaixo do nível do osso da mandíbula. Nessas condições, os sisos podem resultar em outros problemas para a sua saúde bucal, como infecções, dor e inchaço. “Logo, quando estão inclusos ou semi-inclusos, tem a indicação de remoção”, orienta a profissional.

A inflamação no pós-operatório é comum?

Assim como toda cirurgia, o pós-operatório da extração do siso demanda alguns cuidados. Os pacientes são indicados a repousar, evitar bochechos, ter cuidados com a higiene bucal e não ingerir alimentos quentes nas primeiras 24 horas. Dessa maneira, é possível evitar problemas como as inflamações. De acordo com Sílvia, estas não são tão comuns de acontecer, mas é importante se prevenir. “Porém, quando ocorre pode ser por vários fatores, como imunidade do paciente comprometida, ciclo de esterilização falho, inflamações nas gengivas anteriores, entre outros”, explica ela.

O que fazer em caso de inflamação?

Primeiramente, no caso de inflamação, o paciente deve recorrer ao dentista. Assim, o profissional irá avaliar o quadro e indicar a melhor solução. “As inflamações são tratadas com uso de medicações, podendo ser antibióticos e/ou anti-inflamatórios, usados isoladamente ou em associação”, comenta a odontologista. Além disso, vale destacar que a inflamação, se não tratada corretamente, pode desencadear outros problemas bucais. “Não só apenas a nível local, mas sistêmico, podendo inclusive ocorrer comprometimento cardíaco desencadeado pela inflamação”, completa ela. Por isso, é fácil de compreender sobre a importância dos cuidados durante o pós-operatório da extração do siso. Siga as recomendações e logo sua recuperação estará completa.

Este artigo tem a contribuição do especialista:


Sílvia Murta - Odontologista e Especialista em DTM e Dor Orofacial
Recife - PE
CRO: 7730

Após extração de um dente é muito comum que surja sangramento, inchaço e dor, o que causa muito desconforto e pode até prejudicar a cicatrização. Assim, existem alguns cuidados que são indicados pelo dentista e que devem ser iniciados logo após a cirurgia.

As primeiras 24 horas são as mais importantes, pois é nesse período que se desenvolve um coágulo no local do dente removido, que ajuda na cicatrização, mas os cuidados podem ser mantidos por 2 a 3 dias, ou de acordo com as indicações do dentista.

Além dos cuidados específicos, é ainda importante não fazer exercício nas primeiras 24 horas para evitar aumento do sangramento e só começar a comer depois que o efeito da anestesia passar completamente, já que existe risco de morder a bochecha ou o lábio.

1. Como parar o sangramento

O sangramento é um dos principais sintomas que surge após a extração do dente e, geralmente, dura algumas horas para passar. Por isso, uma forma de controlar esta pequena hemorragia consiste em colocar um pedaço limpo de gaze sobre o vazio deixado pelo dente e trincar durante 45 minutos a 1 hora, para fazer pressão e estancar o sangramento.

Normalmente, este procedimento é indicado pelo dentista logo após a extração e, por isso, já se pode sair do consultório com a gaze colocada. No entanto, é aconselhado não trocar a gaze em casa.

Porém, se o sangramento não estiver diminuindo, pode-se colocar um sachê de chá preto molhado no local por mais 45 minutos. O chá preto contém ácido tânico, uma substância que ajuda o sangue a coagular, parando a hemorragia mais rápido.

2. Como garantir a cicatrização

O coágulo de sangue que se forma no local onde estava o dente é muito importante para garantir uma cicatrização correta da gengiva. Assim, após parar o sangramento é aconselhado ter alguns cuidados que ajudam a manter o coágulo no local correto, como:

  • Evitar enxaguar a boca com força, escovar o local ou cuspir, pois pode deslocar o coágulo;
  • Não mexer no local onde estava o dente, seja com o dente ou com a língua;
  • Mastigar com o outro lado da boca, para não remover o coágulo com os pedaços de comida;
  • Evitar comer alimentos muito duros ou quentes ou beber bebidas quentes, como café ou chá, pois podem dissolver o coágulo;
  • Não fumar, beber por um canudo ou assoar o nariz, porque pode criar diferenças de pressão que deslocam o coágulo.

Estes cuidados são especialmente importantes durante as primeiras 24 horas após a extração do dente, mas podem ser mantidos durante os primeiros 3 dias para garantir uma melhor cicatrização.

3. Como reduzir o inchaço

Além do sangramento, também é comum sentir um ligeiro inchaço da gengiva e do rosto na região em volta do dente que foi removido. Para aliviar esse desconforto é importante aplicar compressas com gelo sobre o rosto, no local onde estava o dente. Este procedimento pode ser repetido a cada 30 minutos, por 5 a 10 minutos.

Outra opção também é consumir sorvete, mas é muito importante que seja em moderação, especialmente no caso de sorvetes com muito açúcar já que podem prejudicar a saúde dos dentes. Por isso, depois de comer o sorvete também se aconselha lavar os dentes, mas sem passar a escova no local do dente extraído.

4. Como aliviar a dor

A dor é muito frequente nas primeiras 24 horas, mas pode variar muito de pessoa para pessoa, no entanto, em quase todos os casos, o dentista receita remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o paracetamol, que aliviam a dor e que devem ser ingeridos de acordo com as orientações de cada médico.

Além disso, ao ter os cuidados necessários para parar o sangramento e reduzir o inchaço, também é possível reduzir o nível de dor, podendo nem ser necessário o uso de medicação em alguns casos.

5. Como evitar uma infecção

A boca é um local com muita sujeira e bactérias e, por isso, após a cirurgia de extração do dente também é muito importante ter cuidados para evitar uma possível infecção. Alguns cuidados incluem:

  • Escovar os dentes sempre depois de comer, mas evitando passar a escova no local onde estava o dente;
  • Evitar fumar, pois os químicos do cigarro podem aumentar o risco de infecções na boca;
  • Fazer bochechos suaves com água morna e sal 2 a 3 vezes por dia, após 12 horas da cirurgia, para eliminar o excesso de bactérias.

Em alguns casos, o dentista pode até receitar o uso de antibióticos, que devem ser usados até ao fim da embalagem e de acordo com todas as orientações do médico.

Assista também o vídeo seguinte e saiba o que fazer para evitar ir ao dentista:

Última postagem

Tag