Como me motivar para estudar

  • Pedro Soares
    13/08/2020 . min de leitura

Livro aberto. Aula iniciada. Por mais que você se dedique e preste atenção no que estuda, falta algo. 

Não há empolgação, parece que você estuda no modo automático. Daí, vem o questionamento: será que você realmente gosta do que estuda? O concurso para qual você estuda é realmente o objetivo de sua vida ou o que esperava para ela?

A motivação para estudar é parte fundamental de algo muito maior e que determina toda sua vida. Mas não é fácil de se alcançar. E isso pode arruinar sua aprendizagem! 

São muitos fatores que inibem a motivação para os estudos e você verá, adiante, o que fazer para driblá-los. Por isso, se te falta aquele “fogo” para aprender e conseguir aquela vaga em concurso ou em uma faculdade, siga a leitura.

Nesse post, você encontra as seguintes seções:

Saiba a importância da motivação

11 formas de aumentar a motivação para estudar

Saiba a importância da motivação

Imagine a situação: cursar uma universidade em que não se identifica com o curso. Parece surreal, mas é a realidade de muita gente no ensino superior, que estão por lá apenas por influência dos familiares, por exemplo.

Obviamente nada garante que esse estudante se formará e se torne um bom profissional. Nesse contexto, falta a motivação para a pessoa justamente por ela não se identificar com o que faz e, pior ainda, algo que não é da escolha dela. 

São inúmeros os motivos que podem fazer com que o estudante ou qualquer outra pessoa estude sem motivação, fazendo com que ela seja importante por justamente inspirar a seguir em frente naquilo em que você se dedica. 

Ainda, a motivação é aquilo que te prende ao que se dedica. Sabe aquele vídeo fofo de pet nas redes sociais? Ela é muito mais interessante do que os estudos quando você não está motivado. O que impacta, diretamente a sua produtividade.

Diante desses motivos, chegou a hora de sabe como ter motivação para estudar. E daremos 11 dicas para isso!

11 formas de aumentar a motivação para estudar

Bom, se você se vê nessa situação de estar desmotivado para os estudos, segue uma lista bem completa com 11 formas para manter a empolgação e a sua produtividade. 

1. Evite a procrastinação

É difícil estipular o que ocasiona a procrastinação. Muitas vezes, é por você achar o conteúdo que estuda chato ou complexo demais para o seu nível de compreensão.

De todo modo, a melhor maneira de evitá-la é se afastar de certos gatilhos, como a internet, celular e televisão.

Mantendo-se distante deles, você compreenderá que é preciso seguir os estudos. Não é uma tarefa fácil, mas um exercício de autocontrole fundamental que será exigido não só para fugir da procrastinação, mas em muitas outras tarefas que são necessárias ao longo dos estudos.  

2. Faça uma rotina bem planejada

A organização é um ponto de partida importante para uma jornada de estudo eficiente. Isso quer dizer que uma rotina bem feita é fundamental sempre, é com ela que você poderá acompanhar o seu ritmo de aprendizado. 

Além disso, é com ela também que a motivação vem. Afinal, você se programa para realizar atividades, descansos sempre com um propósito muito bem definido. 

Para começar a ter uma rotina bem planejada, é preciso saber o que você precisa estudar, criar um cronograma e até mesmo alinhar outras atividades além do aprendizado. 

Pense em um cronograma que não sobrecarregue um dia mais que outros, intercalando matérias diferentes no mesmo dia, sempre fazendo pausas entre elas.

3. Divida seus estudos em partes menores

Na rotina, você deverá intercalar matérias diferentes para manter um ritmo bom nos estudos e também aprender melhor. 

Mas, estudando a mesma matéria, é interessante que você a divida em conteúdos menores. Isso fará com que o aprendizado não seja maçante, evitando a impressão de que você não está progredindo.

Imagine, por exemplo, ter que ler uma mesma apostila com muitas páginas por várias horas seguidas? Melhor dividir em conteúdos menores. Você absorverá melhor a matéria e ainda tornará a sua rotina menos desgastante e o estudo mais fluido. 

E não adianta criar uma rotina se você não determinar muito bem qual é a meta que você quer atingir com ela. 

Diferente do objetivo, que muitas vezes é passar em um concurso ou tirar uma boa nota no Enem, a meta deve ser batida em um espaço de tempo menor, como em uma semana ou mesmo em um dia. 

A meta é aquilo que será a sua motivação pontual e que moverá sua empolgação. Mas claro que não será ela, apenas, a fazer isso. Por isso, continue seguindo as dicas. 

5. Tenha recompensas 

Bateu a meta? Dê uma premiação a si mesmo! 

Essa recompensa deve ser algo que o faça relaxar. Pode ser uma rápida navegada na internet, usar as redes sociais. Um jogo, por que não? Obviamente não pode abusar e sempre manter em mente que você terá que prosseguir sua rotina. 

É uma maneira de se motivar a bater as metas que você estipular em sua rotina e até mesmo melhorar sua produtividade. 

6. Faça pausas e relaxe

Entre uma matéria e outra, faça pausas mais “longas”, mas sem exagerar! 

Além de você ter um descanso fundamental para seguir com seu ritmo ao longo do dia, a pausa pode ser preciosa para se livrar do estresse, por exemplo. 

Ainda assim, essas pausas devem estar em sua rotina e não podem ser maiores que o tempo que você estuda, de maneira a atrapalhar a sua produtividade. 

Por isso, procure algumas técnicas, como a Pomodoro, que consiste em estimular o seu cérebro ao máximo durante uns minutos – geralmente 25 – e realizar pausas de 5 minutos entre cada um desse ciclo de tempo. 

E esses minutos de descanso servirão para relaxar: nada de ficar na frente de um livro ou relendo algo. 

Descontraia-se, tome um café, jogue um jogo… enfim, desde que respeite o tempo, voltando a se esforçar ao máximo nos tempos de dedicação. 

Dessa maneira, você estará ao mesmo tempo relaxando e mantendo a motivação para estudar de modo que sua rotina são seja algo maçante.  

7. Anote o que você aprendeu no dia

Uma forma de se motivar ao longo dos estudos e saber o seu progresso. E nada melhor do que fazer uma lista de assuntos que você aprendeu no dia.

Não precisa ser nada complexo e trabalhoso. Apenas anote e, ao final de uma semana, veja o quanto evoluiu desde o início desse período. 

Será uma forma de acompanhar a sua produtividade, evolução e, assim, continuar estudando. 

8. Estude em lugares adequados

A influência de um ambiente de estudo é maior do que você possa imaginar. Aliás, essa dica está no meio de nossa lista, mas poderia facilmente encabeçá-la. 

Além de ser um ambiente confortável e isolado de trânsito de outras pessoas que possam morar com você, esse lugar deve ser suficientemente adequado para que você passe horas estudando. 

Ainda assim, um local onde você possa evitar que se relaxe demais – para evitar certos “gatilhos” para se distrair ou pegar no sono. De preferência, que só tenha os materiais nas quais usará para estudar. Crie a regra que, enquanto você estiver nele, você estará apenas estudando. 

Decore de sua maneira, de acordo com sua cara e seu jeito, para se tornar um local agradável em todos os sentidos.

Com tudo, você se sentirá bem no lugar e se motivará mais a estudar.

9. Saiba que existem dificuldades

Nenhuma jornada de estudo é fácil. Afinal, você estará disputando vagas com outros candidatos, seja para um concurso ou mesmo para uma universidade. 

Sem falar que a rotina é dura, nem sempre você entenderá as matérias e às vezes será preciso reler ou assistir novamente as aulas.

Ter isso em mente é fundamental para que você seja realista e não espere resultados no estudos que não sejam condizentes com sua realidade. 

Muitas vezes, uma expectativa alta e um rendimento baixo serão o gatilho perfeito para a desmotivação. 

Por outro lado, saber das dificuldades que você enfrentará em sua jornada, significa que você pode criar estratégias para superá-las. 

E para isso, é preciso saber de seus potenciais e acreditar em si. Mas, com dedicação, sempre!

10. Pratique exercícios físicos

Seu corpo e toda a sua saúde agradecerão uma atividade física de vez em quando. Mas, não só eles. 

É normal se concentrar nos estudos e esquecer dos cuidados com a saúde. Por isso, tire um tempo para uma atividade física. De caminhadas a corridas ou mesmo abdominais em casa. O que importa é se manter bem para não comprometer sua saúde. 

Mas, não ache que sua saúde é o único ponto aqui. Com ela em dia, você pode se certificar que não terá outros problemas que possam atrapalhar na hora de estudar. 

Outro ponto a favor da atividade física é que ela também é uma boa forma de se manter motivado. Isso porque, quando você se exercita, você libera endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. 

Há também um fator que mostra que a atividade física melhora a oxigenação do cérebro, facilitando a memorização das informações daquilo que foi estudado. Portanto: faça exercícios físicos! 

11. Use apps para estudar melhor

Com todas essas dicas que teve até aqui, você pode encontrar aquele gás que faltava para prosseguir com seus estudos. 

Obviamente, cada pessoa poderá ter um fator a mais para não se sentir motivada a estudar, o que seria necessário uma atenção especial para saber como solucionar esse problema. 

E muitas vezes, o que falta para manter a motivação para estudar é uma mão amiga. Nem que seja a eletrônica. 

Por isso, procure por apps que possam te ajudar na hora de estudar e melhorar seu desempenho para manter a motivação. 

Você encontrará aplicativos que ajudarão a se organizar, a se disciplinar, administrar seu tempo. Tudo de maneira facilitada para que você foque apenas no estudo, de maneira mais clara e eficiente.

Bom, mas se você não sabe por onde começar com essas ferramentas, pegue mais essa dica aqui: um texto que te dará 17 sugestões de apps para estudar mais e melhor. Ah! E motivado, claro!

Gostou das dicas de hoje? Existe alguma que você acha que poderia também integrar a nossa lista? Compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no blog do Clipping!

Última postagem

Tag