Como fazer um comparativo anual de valores no excel

Excel do Microsoft 365 Excel 2021 Excel 2019 Excel 2016 Mais...Menos

Caso tenha dados históricos baseados em tempo, você pode usá-los para criar uma previsão. Quando você cria uma previsão, o Excel cria uma nova planilha com uma tabela de valores históricos e previstos, além de um gráfico que representa esses dados. Uma previsão pode ajudar a prever, por exemplo, vendas futuras, requisitos de estoque ou tendências de consumo.

Informações sobre como a previsão é calculada e opções que você pode alterar podem ser encontradas no fim deste artigo.

  1. Em uma planilha, insira duas séries de dados correspondentes:

    • Uma série com entradas de data ou hora para a linha do tempo

    • Uma série com valores correspondentes

      Esses valores serão previstos para datas futuras.

    Observação: A linha do tempo requer intervalos consistentes entre seus pontos de dados. Por exemplo, intervalos mensais com valores no 1º de cada mês, intervalos ensais ou intervalos numéricos. Tudo bem se sua série de linha do tempo estiver faltando até 30% dos pontos de dados ou tiver vários números com o mesmo carimbo de data/hora. A previsão ainda será precisa. No entanto, resumir dados antes de criar a previsão produzirá resultados de previsão mais precisos.

  2. Selecione ambas as séries de dados.

    Dica: Se você selecionar uma célula em uma das séries, o Excel selecionará automaticamente o restante dos dados.

  3. Na guia Dados, vá para o grupo Previsão e clique em Planilha de Previsão.

  4. Na caixa Criar Planilha de Previsão, escolha um gráfico de linha ou um gráfico de coluna para a representação visual da previsão.

  5. Na caixa Fim da Previsão, escolha uma data de término e clique em Criar.

    O Excel cria uma nova planilha que inclui uma tabela de valores históricos e previstos e um gráfico que representa esses dados.

    Você encontrará a nova planilha à esquerda ("antes") da planilha na qual você inseriu a série de dados.

Caso pretenda alterar configurações avançadas da previsão, clique em Opções.

Você encontrará informações sobre cada uma das opções na tabela a seguir.

Opções de Previsão

Descrição

Início da Previsão

Escolha a data de início da previsão. Ao escolher uma data antes do fim dos dados históricos, apenas os dados antes da data de início são usados na previsão (às vezes, isso é conhecido como "hindcasting").

Dicas: 

  • Iniciar sua previsão antes do último ponto histórico fornece uma noção da precisão de previsão, pois você pode comparar a série prevista com os dados reais. No entanto, se você começar a previsão muito cedo, a previsão gerada não representará necessariamente a previsão obtida usando todos os dados históricos. Usar todos os seus dados históricos fornece uma previsão mais precisa.

  • Se seus dados forem sazonais, é recomendável iniciar uma previsão antes do último ponto histórico.

Intervalo de Confiança

Marque ou desmarque o recurso Intervalo de Confiança para mostrá-lo ou ocultá-lo. O intervalo de confiança é o alcance ao redor de cada valor previsto, no qual espera-se que 95% dos pontos futuros ocorram com base na previsão (com distribuição normal). O intervalo de confiança facilita a compreensão da precisão relacionada às previsões. Um intervalo menor pressupõe mais confiança na previsão de determinado ponto. Para alterar o nível padrão de confiança de 95%, use as setas para cima ou para baixo.

Sazonalidade

Sazonalidade é um número de duração (número de pontos) do padrão sazonal e é detectado automaticamente. Por exemplo, em um ciclo anual de vendas, com cada ponto representando um mês, a sazonalidade é 12. Para substituir a detecção automática, escolha Definir Manualmente e selecione um número.

Observação: Ao definir a sazonalidade manualmente, evite um valor para menos de 2 ciclos dos dados históricos. Com menos de 2 ciclos, o Excel não pode identificar os componentes sazonais. E quando a sazonalidade não for significativa o suficiente para o algoritmo detectar, a previsão será revertida para uma tendência linear.

Intervalo da Linha do Tempo

Altere o intervalo usado na linha do tempo aqui. Esse intervalo deve corresponder ao Intervalo de Valores.

Intervalo de Valores

Altere o intervalo usado na série de valores aqui. Esse intervalo deve ser idêntico ao Intervalo da Linha do Tempo.

Preencher Pontos Ausentes Usando

Para lidar com pontos ausentes, o Excel usa a interpolação, o que significa que um ponto ausente será concluído como a média ponderada dos respectivos pontos vizinhos, desde que menos de 30% dos pontos estejam ausentes. Em vez disso, para tratar os pontos ausentes como zeros, clique em Zeros na lista.

Duplicatas agregadas usando

Quando os dados contêm diversos valores com o mesmo carimbo de data/hora, o Excel calcula a média dos valores. Para usar outro método de cálculo, como Median ou Count,escolha o cálculo que você deseja na lista.

Incluir estatísticas de previsão

Marque esta caixa caso pretenda incluir outras informações estatísticas na previsão em uma nova planilha. Isso adiciona uma tabela de estatísticas geradas usando o FORECAST. ETS. Função STAT e inclui medidas, como os coeficientes de suavização (Alfa, Beta, Gama) e métricas de erro (MASE, SMAPE, MAE, RMSE).

Quando você usa uma fórmula para criar uma previsão, ela retorna uma tabela com os dados históricos e previstos e um gráfico. A previsão prevê valores futuros usando dados existentes baseados em tempo e a versão AAA do algoritmo ETS (Suavização Exponencial).

A tabela pode conter as seguintes colunas, três das quais são colunas calculadas:

  • Coluna de tempo histórico (sua série de dados baseada no tempo)

  • Coluna de valores históricos (sua série de dados de valores correspondentes)

  • Coluna de valores previstos (calculados usando FORECAST.ETS)

  • Duas colunas que representam o intervalo de confiança (calculado usando FORECAST.ETS.CONFINT). Essas colunas aparecem somente quando o Intervalo de Confiança é verificado na seção Opções da caixa..

Clique neste link para baixar uma pasta de trabalho com exemplos da função PREVISÃO.ETS do Excel

Você pode sempre consultar um especialista na Excel Tech Community ou obter suporte na Comunidade de respostas.

Funções de previsão

  1. Selecione as células a partir das quais você deseja criar uma Tabela Dinâmica.

    Observação:  Seus dados devem ser organizados em colunas com uma única linha de cabeçalho.

  2. Selecione Inserir > Tabela Dinâmica.

  3. Isso criará uma Tabela Dinâmica com base em uma tabela ou intervalo existente.

    Observação: Selecionar Adicionar esses dados ao Modelo de Dados adicionará a tabela ou intervalo que está sendo usado para essa Tabela Dinâmica ao Modelo de Dados da pasta de trabalho. Saiba mais.

  4. Escolha onde você deseja que o relatório de Tabela Dinâmica seja colocado. Selecione Nova Planilha para colocar a Tabela Dinâmica em uma nova planilha ou planilha existente e selecione onde você deseja que a nova Tabela Dinâmica apareça. 

  5. Clique em OK

Ao clicar na seta para baixo no botão, você pode selecionar entre outras fontes possíveis para sua Tabela Dinâmica.  Além de usar uma tabela ou intervalo existente, há três outras fontes que você pode selecionar para preencher sua Tabela Dinâmica.

Observação: Dependendo das configurações de TI da sua organização, você poderá ver o nome da sua organização incluído
no botão. Por exemplo, "Do Power BI (Microsoft)"

Obter da fonte de dados externa

Obter do modelo de dados

Use essa opção se sua pasta de trabalho contiver um Modelo de Dados e você quiser criar uma Tabela Dinâmica com base em várias Tabelas, aprimorar a Tabela Dinâmica com medidas personalizadas ou se estiver trabalhando com conjuntos de dados muito grandes.  

Obter de Power BI

Use essa opção se sua organização usa Power BI e você deseja descobrir e se conectar a conjuntos de dados de nuvem endossados aos quais você tem acesso. 

  1. Para adicionar um campo à Tabela Dinâmica, marque a caixa de seleção de nome de campo no painel Campos de Tabela Dinâmica.

    Observação: Campos selecionados são adicionados às áreas padrão: campos não numéricos são adicionados a Linhas, hierarquias de data e hora são adicionadas a Colunas e campos numéricos são adicionados a Valores.

  2. Para mover um campo de uma área para outra, arraste o campo para a área de destino.

Se você adicionar novos dados à sua fonte de dados de Tabela Dinâmica, as Tabelas Dinâmicas que foram criadas nessa origem de dados precisarão ser atualizadas. Para atualizar apenas uma Tabela Dinâmica, você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar no intervalo de Tabela Dinâmica e, em seguida, selecionar Atualizar. Se você tiver várias Tabelas Dinâmicas, primeiro selecione qualquer célula em qualquer Tabela Dinâmica e, em seguida, na Faixa de Opções, vá para Análise de Tabela Dinâmica > clique na seta sob o botão Atualizar e selecione Atualizar Tudo.

Resumir Valores por

Por padrão, os campos da Tabela Dinâmica que são colocados na área Valores serão exibidos como uma SOMA. Se o Excel interpreta os dados como texto, ele será exibida como CONTAGEM. É por isso que é tão importante não misturar os tipos de dados nos campos de valor. Você pode alterar o cálculo padrão clicando primeiro na seta à direita do nome do campo e selecionando a opção Configurações de Campo de Valor.

Em seguida, altere o cálculo na seção Resumir Valores por. Observe que quando você altera o método de cálculo, o Excel o acrescenta à seção Nome Personalizado, como "Soma de NomeDoCampo", mas você pode alterá-lo. Se você clicar no botão Formato de Número, poderá alterar o formato de número no campo inteiro.

Dica: Como a alteração do cálculo na seção Resumir Valores por vai alterar o nome do campo de Tabela Dinâmica, é melhor não renomear os campos da Tabela Dinâmica até terminar de configurar a Tabela Dinâmica. Um truque é usar Localizar e Substituir (Ctrl+H) >O que você está procurando > "Soma de", Substituir por > deixar em branco para substituir tudo ao mesmo tempo em vez de redigitar manualmente.

Mostrar Valores como

Em vez de usar um cálculo para resumir os dados, você também pode exibi-los como uma porcentagem de um campo. No exemplo a seguir, alteramos nossos valores de despesas domésticas para serem exibidos como uma % do Total Geral em vez da soma dos valores.

Depois de abrir o diálogo Configurações do Campo de Valor, você poderá fazer suas escolhas na guia Mostrar Valores como.

Exibir um valor como cálculo e porcentagem.

Basta arrastar o item para a seção Valores duas vezes e configurar as opções Resumir Valores por e Mostrar Valores como para cada um deles.

  1. Selecione uma tabela ou intervalo de dados em sua planilha e selecione Inserir > Tabela Dinâmica para abrir o painel Inserir Tabela Dinâmica.

  2. Você pode criar manualmente sua própria Tabela Dinâmica ou escolher uma Tabela Dinâmica recomendada a ser criada para você. Siga um destes procedimentos:

  • Em Criar seu próprio cartão de Tabela Dinâmica, selecione Nova planilha ou Planilha Existente para escolher o destino da Tabela Dinâmica.

  • Em uma Tabela Dinâmica recomendada, selecione Nova planilha ou Planilha Existente para escolher o destino da Tabela Dinâmica.

Observação: As Tabelas Dinâmicas recomendadas só estão disponíveis para Microsoft 365 assinantes.

Você pode alterar a fonte de dadosdos dados da Tabela Dinâmica ao criá-los.

  1. No painel Inserir Tabela Dinâmica , selecione a caixa de texto em Origem. Ao alterar a origem, os cartões no painel não estarão disponíveis.

  2. Faça uma seleção de dados na grade ou insira um intervalo na caixa de texto. 

  3. Pressione Enter no teclado ou no botão para confirmar sua seleção. O painel será atualizado com novas Tabelas Dinâmicas recomendadas com base na nova fonte de dados.

Obter de Power BI

Use essa opção se sua organização usa Power BI e você deseja descobrir e se conectar a conjuntos de dados de nuvem endossados aos quais você tem acesso. 

No painel Campos da Tabela Dinâmica, marque a caixa de seleção de qualquer campo que você deseja adicionar à sua Tabela Dinâmica.

Por padrão, campos não numéricos são adicionados à área Linhas, os campos de data e hora são adicionados à área Colunas e os campos numéricos são adicionados à área Valores.

Você também pode arrastar e soltar manualmente qualquer item disponível em qualquer um dos campos de Tabela Dinâmica ou, se não quiser mais um item em sua Tabela Dinâmica, arraste-o para fora da lista ou desmarque-o.

Resumir Valores por

Por padrão, os campos de Tabela Dinâmica na área Valores serão exibidos como uma SOMA. Se o Excel interpreta os dados como texto, ele será exibida como CONTAGEM. É por isso que é tão importante não misturar os tipos de dados nos campos de valor.

Altere o cálculo padrão clicando com o botão direito do mouse em qualquer valor na linha e selecionando a opção Resumir Valores por .

Mostrar Valores como

Em vez de usar um cálculo para resumir os dados, você também pode exibi-los como uma porcentagem de um campo. No exemplo a seguir, alteramos nossos valores de despesas domésticas para serem exibidos como uma % do Total Geral em vez da soma dos valores.

Clique com o botão direito do mouse em qualquer valor na coluna para a qual você gostaria de mostrar o valor.  Selecione Mostrar Valores como no menu. Uma lista de valores disponíveis será exibida.

Faça sua seleção na lista.

Para mostrar como um % do Total Pai, passe o mouse sobre esse item na lista e selecione o campo pai que você deseja usar como base do cálculo. 

Se você adicionar novos dados à fonte de dados da Tabela Dinâmica, todas as Tabelas Dinâmicas criadas nessa fonte de dados precisarão ser atualizadas. Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar no intervalo de Tabela Dinâmica e selecione Atualizar.

Se você criou uma Tabela Dinâmica e decidiu que não a deseja mais, selecione todo o intervalo de Tabela Dinâmica e pressione Delete. Ele não terá nenhum efeito em outros dados, tabelas dinâmicas ou gráficos ao redor dele. Se sua Tabela Dinâmica estiver em uma planilha separada que não tem outros dados que você deseja manter, excluir a planilha é uma maneira rápida de remover a Tabela Dinâmica.

  • Seus dados devem ser organizados em um formato tabular e não ter linhas ou colunas vazias. O ideal é poder usar uma tabela do Excel como a do exemplo acima.

  • As tabelas são uma ótima fonte de dados de Tabela Dinâmica, já que as linhas adicionadas a uma tabela são incluídas automaticamente na Tabela Dinâmica quando você atualiza os dados e as novas colunas são incluídas na lista Campos da Tabela Dinâmica. Caso contrário, você precisará alterar os dados de origem de uma Tabela Dinâmica ou usar uma fórmula de intervalo nomeada dinâmica.

  • Os tipos de dados nas colunas devem ser os mesmos. Por exemplo, você não deve misturar as datas e texto na mesma coluna.

  • As Tabelas Dinâmicas trabalham com um instantâneo dos seus dados, chamados de cache, para que seus dados reais não sejam alterados de jeito nenhum.

Se você tiver experiência limitada com Tabelas Dinâmicas ou não souber como começar, uma Tabela Dinâmica Recomendada é uma boa opção. Quando você usa este recurso, o Excel determina um layout significativo, combinando os dados com as áreas mais adequadas da Tabela Dinâmica. Isso oferece um ponto inicial para experimentos adicionais. Depois que uma Tabela Dinâmica recomendada é criada, você pode explorar orientações diferentes e reorganizar os campos para obter os resultados desejados. Você também pode baixar nosso tutorial interativo Criar sua primeira Tabela Dinâmica.

  1. Clique em uma célula nos dados de origem ou no intervalo de tabela.

  2. Acesse Inserir > Tabela Dinâmica Recomendada.

  • O Excel analisa os dados e apresenta várias opções, como no exemplo que usa os dados de despesas domésticas.

  • Selecione a Tabela Dinâmica desejada e pressione OK. Excel criará uma Tabela Dinâmica em uma nova planilha e exibirá a Lista de Campos da Tabela Dinâmica

    1. Clique em uma célula nos dados de origem ou no intervalo de tabela.

    2. Acesse Inserir > Tabela Dinâmica.

    3. O Excel exibirá o diálogo Criar Tabela Dinâmica com seu intervalo ou nome de tabela selecionado. Nesse caso, estamos usando uma tabela chamada "tbl_DespesasDomésticas".

    4. Na seção Escolha onde deseja que o relatório de Tabela Dinâmica seja colocado, selecione Nova Planilha, ou Planilha Existente. No caso de uma Planilha Existente, selecione a célula em que deseja colocar a Tabela Dinâmica.

    5. Clique em OK para o Excel criar uma Tabela Dinâmica em branco e exibir a lista Campos da Tabela Dinâmica.

    Lista de Campos da Tabela Dinâmica

    Na área Nome do Campo na parte superior, marque a caixa de seleção dos campos que você deseja adicionar à Tabela Dinâmica. Por padrão, campos não numéricos são adicionados à área Linha, os campos de data e hora são adicionados à área Coluna e os campos numéricos são adicionados à área Valores. Você também pode arrastar e soltar itens disponíveis em um dos campos da Tabela Dinâmica manualmente ou, se não quiser mais um item na sua Tabela Dinâmica, pode simplesmente arrastá-lo para fora da lista Campos ou desmarcá-lo. A capacidade de reorganizar os itens do campo é um dos recursos de Tabela Dinâmica que facilita a mudança da sua aparência rapidamente.

    Lista Campos da Tabela Dinâmica

    • Resumir por

      Por padrão, os campos da Tabela Dinâmica que são colocados na área Valores serão exibidos como uma SOMA. Se o Excel interpreta os dados como texto, ele será exibida como CONTAGEM. É por isso que é tão importante não misturar os tipos de dados nos campos de valor. Você pode alterar o cálculo padrão clicando primeiro na seta à direita do nome do campo e selecionando a opção Configurações de Campo.

      Em seguida, altere o cálculo na seção Resumir por. Quando você altera o método de cálculo, o Excel o acrescenta à seção Nome Personalizado, como "Soma de NomeDoCampo", mas você pode alterá-lo. Se você clicar no botão Número..., poderá alterar o formato de número no campo inteiro.

      Dica: Como a alteração do cálculo na seção Resumir por vai alterar o nome do campo de Tabela Dinâmica, é melhor não renomear os campos da Tabela Dinâmica até terminar de configurar a Tabela Dinâmica. Um truque é clicar em Substituir (no menu Editar) >O que você está procurando > "Soma de", Substituir por > deixar em branco para substituir tudo ao mesmo tempo em vez de redigitar manualmente.

    • Mostrar Dados como

      Em vez de usar um cálculo para resumir os dados, você também pode exibi-los como uma porcentagem de um campo. No exemplo a seguir, alteramos nossos valores de despesas domésticas para serem exibidos como uma % do Total Geral em vez da soma dos valores.

      Depois de abrir o diálogo Configurações do Campo, você poderá fazer suas escolhas na guia Mostrar Dados como.

    • Exibir um valor como cálculo e porcentagem.

      Basta arrastar o item para a seção Valores duas vezes, clicar com o botão direito no valor e selecionar Configurações do Campo e, em seguida, definir as opções Resumir por e Mostrar Dados como para cada um.

    Se você adicionar novos dados à sua fonte de dados de Tabela Dinâmica, as Tabelas Dinâmicas que foram criadas nessa origem de dados precisarão ser atualizadas. Para atualizar apenas uma Tabela Dinâmica, você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar no intervalo de Tabela Dinâmica e, em seguida, selecionar Atualizar. Se você tiver várias Tabelas Dinâmicas, primeiro selecione qualquer célula em qualquer Tabela Dinâmica e, em seguida, na Faixa de Opções, vá para Análise de Tabela Dinâmica > clique na seta sob o botão Atualizar e selecione Atualizar Tudo.

    Se você criou uma Tabela Dinâmica e decidiu que não precisa mais dela, pode simplesmente selecionar o intervalo inteiro de Tabela Dinâmica e pressionar a tecla Delete. Ele não terá efeito em outros dados, Tabelas Dinâmicas ou gráficos em torno dela. Se a sua Tabela Dinâmica estiver em uma planilha separada que não tenha nenhum outro dado que você queira manter, excluir essa planilha é uma forma rápida de remover a Tabela Dinâmica.

    Última postagem

    Tag